Close

Já contamos como é um experiência inesquecível ver de perto as Cataratas do Iguaçu, tanto do lado brasileiro, quanto do lado argentino. Agora você já pensou em como deve ser fazer um passeio de barco nas Cataratas e ainda visitar suas quedas de perto?

Sim, estamos falando de ir de barco até as Cataratas do Iguaçu, passar por baixo de suas quedas e, claro, se molhar muito e sentir de perto toda a sua força.

Nós fizemos esse passeio de barco nas Cataratas com a Macuco Safari e vamos contar passo a passo dessa experiência imperdível!

Estação Macuco Safari

É na estação Macuco Safari onde tudo começa. A Estação é uma das paradas do ônibus que leva e trás da a trilha das Cataratas  (explicamos bem esse trajeto no post Cataratas do Iguaçu).

O roteiro que fizemos foi conhecer as Cataratas pela manhã, almoçamos no restaurante Porto Canoas e depois pegamos o ônibus retornando à entrada do Parque Nacional do Iguaçu. Descemos na Estação Macuco Safari em busca de mais aventura.

passeio de barco nas cataratas macuco safari

O passeio pela floresta

O passeio começa num ônibus elétrico, aqui escolhido justamente porque não emite gases tóxicos na natureza. Os visitantes se acomodam e o guia entra em cena contando curiosidades sobre as plantas nativas e os animais que ali ainda habitam, como a onça pintada.

Por algumas vezes o ônibus é parado para que os visitantes possam observar alguma animal ou vegetação específico da região.  São pelos menos 3km mata adentro e há a opção de também fazer parte do caminho a pé para conhecer algumas quedas d’águas menores.

Poucos minutos e já chegamos na base, onde encontramos banheiros, vestiários, uma lanchonete e até uma loja de souvenirs que vendia até calcinhas (o passeio molha tudo, né gente?).

passeio de barco nas cataratas macuco safari

O passeio de barco nas Cataratas

O passeio de barco nas Cataratas acontece durante todo o dia, das 9h às 17h30. Os grupos são formados de acordo com a lotação das embarcações.

Existem dois tipos de barco: o tradicional aberto e um totalmente fechado. Esse é todo fechado com vidro e o visitante tem a sensação de estar embaixo das Cataratas, mas sem se molhar.

Mas se viemos até aqui é para nos molharmos! Optamos por fazer um revezamento onde um ficava com o Bernardo enquanto o outro fazia o passeio.

passeio de barco nas cataratas macuco safari
Pausa para fotos ainda chegando nas Cataratas

Primeiro descemos por um bonde elétrico que leva até o nível do rio. Lá são distribuídos os coletes-salva vidas e há uma organização de quem vai entrar em qual barco.

Todos embarcados, partida dada e primeiro apreciamos algumas quedas de frente e bem de perto. É feita uma pausa para fotos. Quem tiver máquina pode levar, mas os funcionários da Macuco também fazem filmagem de todas os passeios que podem ser comprados logo em seguida.

passeio de barco nas cataratas macuco safari

Apesar de ter levado uma roupa extra, achei que seria interessante entrar de capa de chuva. Grande burrice! Não serve para nada. O barco vai por diversas vezes bem embaixo das quedas d’água. Ele entra de frente, de lado de ré… É água para todo lado e por vezes você se pergunta se ele não vai simplesmente virar em algum momento tamanha a quantidade de água.

Você consegue sentir a pressão da água, o barulho quase ensurdecedor, sente o barco encher de água… Enfim, é uma delícia! Só é preciso atenção com as câmeras e celulares. Use sempre capinhas protetoras com corda para se assegurar de que eles não saiam voando.

passeio de barco nas cataratas macuco safari

Por sinal, não se preocupe tanto com foto. Até para tirar um é complicado porque é muita água! Sai tremida, a lente molhada… Sinta o momento porque vale cada minuto. É um experiência única estar ali e saber que é uma queda das Cataratas do Iguaçu. Um verdadeiro privilégio.

Na volta o barco acelera em alguns momentos aproveitando algumas correntes que por ali passam. O passeio dura entre 20 minutos e meia hora e deixa uma sensação de quero mais.

passeio de barco nas cataratas macuco safari

passeio de barco nas cataratas macuco safari

Fotos e Vídeos

Como mencionamos, todos os passeios são filmados e fotografados. Não há trabalho de edição e o visitante já tem acesso ao material logo que seu barco desembarca.

Algumas prévias são exibidas nos aparelhos de televisão que ficam próximo ao balcão de vendas. O visitante pode escolher só entre fotos, fotos e vídeos e também pode escolher a mídia levar o material (se por CD ou pen drive).

Abaixo a tabela com os preços:

passeio de barco nas cataratas macuco safari

passeio de barco nas cataratas macuco safari

Ingressos

O ingresso para adultos custa R$215,40. Crianças e idosos pagam meia de R$107,70.

Os ingressos podem ser comprados na bilheteria da Estação Macuco Safari ou comprados pela internet no site oficial.

Moradores de Foz do Iguaçu e cidades vizinhas têm direito a ingresso mediante a apresentação de comprovante de residência. Mais detalhes no site da Macuco Safari.

passeio de barco nas cataratas macuco safari


Nossa viagem à Foz do Iguaçu teve o apoio do Visit Iguassu e de seus parceiros. Agradecemos a todos os envolvidos pela recepção e apoio ao nosso trabalho.


Quer saber mais sobre Foz do Iguaçu ? Veja também:

Cataratas do Iguaçu – O passeio n°1 de Foz do Iguaçu

Parque das Aves em Foz – Saiba tudo sobre o passeio!

Motivos para visitar a Usina de Itaipu Binacional

Destinos de Viagem com bebê sem frescura

Vai para Foz do Iguaçu? Confira todas as opções de hospedagem na cidade:
banner-booking

Sobre o autor

Niteroiense de nascença, Botafogo de coração, Relações Públicas por formação, blogueira e viajante por paixão! Ama destinos históricos e visitar Museus em todo o mundo, mas não dispensa uma boa praia. Para ela, uma viagem não está completa sem apreciar (e bem) a culinária local e as lojas, claro.