Close

Basta uma rápida busca no Google para ver que Itaipu Binacional aparece como um dos principais “must see” de Foz do Iguaçu. Mas porque visitar uma usina hidrelétrica? Vale a pena separar um dia para isso?

Embora visitar uma usina não pareça algo atrativo e divertido, vale a pena sim. Afinal, não estamos falando de uma usina qualquer. Estamos falando de Itaipu!

Um pouco da história da Usina de Itaipu

Itaipu é a maior usina geradora de energia elétrica do mundo. Foi criada em 1973, mas só ficou pronta para entrar em operação 10 anos depois. Se toda a energia que Itaipu já produziu pudesse ser armazenada, seria o suficiente para abastecer o mundo inteiro por 40 dias! É muito louco imaginar que tudo isso está aqui, no Brasil.

Por sinal, está no Brasil e no Paraguai. A usina foi construída com o desvio do Rio Paraná, fronteira entre os dois países. Itaipu só foi possível com a assinatura de um acordo entre os dois países criando uma empresa com regras bem próprias.

motivos para visitar foz do iguaçu itaipu binacional
Vertedouro: uma das paradas da Visita Panorâmica

Dentro de Itaipu tudo o que é produzido precisa ser dividido entre Brasil e Paraguai, para tanto, há uma divisão igual entre os cargos executivos da empresa entre os dois países (existe um CEO brasileiro e CEO paraguaio por exemplo).

Dentro da usina é como estar em um Estado a parte, como um território independente. Embora seja fácil saber quando cruzamos a fronteira entre Brasil e Paraguai pelas placas de sinalização que mudam de português para espanhol.

A usina como ponto turístico

motivos para visitar foz do iguaçu itaipu binacional
Segunda parada da Visita Panorâmica

Não é difícil entender porque Itaipu desperta tanta curiosidade dos visitantes. A impressão que se tem é que ela é uma cidade independente dentro de Foz do Iguaçu. A área que ela ocupa é gigantesca, assim como muitas das construções internas.

Em 2007 implantou-se um modelo de turismo totalmente sustentável, cujos recursos obtidos não só pagam toda a operação como também são revertidos para o fundo de promoção de Foz como destino turístico e para o Fundo Tecnológico que apoia diversas ações na cidade.

motivos para visitar foz do iguaçu itaipu binacional
Painel do artista paranaense Poty Lazaroto

O que fazer na Usina de Itaipu

Agora vamos ao que trouxe vocês aqui nesse post. Afinal, o que há para fazer na Itaipu Binacional?

Existem diferentes passeios em Itaipu. O mais tradicional e mais procurado é a “Visita Panorâmica”, onde embarcamos num ônibus com uma guia e damos a volta em toda a Usina com algumas paradas em lugares estratégicos.  Na visita do “Circuito Especial” os visitantes entram na Usina e a conhecem também por dentro. É um passeio mais técnico e também guiado.

motivos para visitar foz do iguaçu itaipu binacional viagem com crianças

No Pólo Astronômico há a exposição permanente sobre o Espaço, com direito a planetário e plataformas de observação. No Ecomuseu, além da exposição sobre a construção de Itaipu, há também exposições itinerantes que trazem sempre a temática da Pesquisa e Desenvolvimento a favor do meio ambiente.

Fizemos o passeio da Visita Panorâmica das 14h30. O horário foi escolhido para que pudéssemos fazer também um dos passeios mais disputados de Itaipu: o por do sol visto do lago Itaipu.

A última parada da Visita Panorâmica é exatamente no Porto Kattamaram. O espaço é bem agradável com um restaurante bem de frente para o lago.

foz do iguaçu itaipu binacional turismo porto kattamaram catamaram

Às 17h o Kattamaram ancorou e subimos a bordo. O barco tem dois andares. O inferior é muito confortável lembrando um resturante, mas todos vão direto para o andar superior e para o deck. Afinal, ali está a melhor vista para a grande estrela do passeio: o sol.

Drinks são distribuídos a todos os passageiros e é preciso ser rápido para pegar os melhores lugares.

foz do iguaçu itaipu binacional passeio kattamaram catamaram por do sol
Acima como é o andar inferior do Kattamaram e o deck.

O passeio dura um pouco mais de uma hora e é muito bom para relaxar e desacelerar da viagem. O visual é realmente muito bonito e único!

Há serviço durante a navegação e até quem tiver esquecido de carregar o celular ou a máquina pode tirar fotos profissionais e comprá-las depois.

foz do iguaçu usina itaipu binacional passeio turismo por do sol do kattamaram catamaram
Deck bastante disputado para o melhor ângulo do por do sol
foz do iguaçu itaipu binacional por do sol
O sol poente no lago Itaipu

visitar foz do iguaçu itaipu binacional por do sol

Na volta o ônibus já estava a espera de todos os tripulantes e rapidamente retornamos à entrada a usina.

Usina de Itaipu com crianças

Sobre visitar a Usina com crianças o saldo foi muito positivo. Bernardo estava com 1 ano e 1 mês e curtiu muito o passeio de Kattamaram. Antes disso só havíamos andado de barco em nossa viagem por RecifeNoronhaPorto de Galinhas. A Visita Panorâmica não foi tão interessante porque ele não queria ficar muito tempo sentado no ônibus, queria movimento. Mas é um dos melhores passeios, pois dá uma visão geral da usina e de seu trabalho.

Mas para crianças mais velhas é um prato cheio. Ainda mais se incluir uma visita também às exposições. Em uma das fotos que postamos em nosso Instagram @deixadefrescura sobre essa viagem uma seguidora @vccramos nos deixou um comentário muito legal dizendo: “Fui com meu filho de 2 anos logo depois de vocês para Foz (inclusive peguei ótimas dicas) e foi ótimo! Ele, por exemplo, aprendeu que a ‘a água vem, desce, gira gira e luz’ graças a visita de Itaipu!”

Aliás, Foz é um ótimo destino de viagem em família, mas falaremos mais disso em outros posts. Fiquem ligados!


Nossa viagem à Foz do Iguaçu teve o apoio do Visite Iguaçu e de seus parceiros, como a Usina de Itaipu Binacional. Agradecemos a todos os envolvidos pela recepção e apoio ao nosso trabalho.


Quer saber mais sobre Foz do Iguaçu ? Veja também:

Cataratas do Iguaçu – O passeio n°1 de Foz do Iguaçu

Parque das Aves em Foz – Saiba tudo sobre o passeio!

O que fazer em Foz do Iguaçu além das Cataratas

Destinos de Viagem com bebê sem frescura

Vai para Foz do Iguaçu? Confira todas as opções de hospedagem na cidade:
banner-booking

Sobre o autor

Niteroiense de nascença, Botafogo de coração, Relações Públicas por formação, blogueira e viajante por paixão! Ama destinos históricos e visitar Museus em todo o mundo, mas não dispensa uma boa praia. Para ela, uma viagem não está completa sem apreciar (e bem) a culinária local e as lojas, claro.