Close

Quando se fala em Ilha Grande, a primeira coisa que vem à cabeça são as lindas praias de águas cristalinas da Ilha. O local está sempre entre os top 3  de qualquer lista de locais mais bonitos do Rio de Janeiro e se você ainda não conhece, está mais do que na hora de programar a sua viagem para Ilha Grande.

melhores-praias-de-ilha-grande-aventureiro-fotos
Praia do Aventureiro – Ilha Grande

Quem acompanha o Deixa de Frescura ha mais tempo sabe o amor que temos por Ilha Grande. Depois de dezenas de visitas à ilha, resolvemos escrever o nosso primeiro guia de viagem, o guia O Melhor de Ilha Grande que conta com todas as informações necessárias para montar a sua viagem. Além disso, temos alguns artigos aqui no blog sobre algumas das nossas viagens pela ilha, que você pode conferir abaixo:

As 5 melhores praias de Ilha Grande

Ilha Grande tem praias que agradam a qualquer tipo de viajante. Desertas sem nenhuma estrutura até praias mais populares e de fácil acesso, ideal para famílias. Ao todo são 113 praias ao redor da ilha, todas com uma característica em comum: lindas! Ok, eu sou suspeito, mas pode acreditar, todas as praias em Ilha Grande são incríveis.

A ideia desse artigo é listar as 5 praias mais bonitas de Ilha Grande na nossa opinião, falar um pouco de cada uma delas e, é claro, postar aquelas fotos lindas para você se animar e começar a planejar a sua viagem. Não foi uma tarefa fácil fazer essa lista, mas vamos ao que interessa!

5 – Caxadaço

Caxadaço não é uma das praias mais populares de Ilha Grande, mas sem dúvida é uma das praias que você deve conhecer. O acesso por terra é bem difícil, saindo de Abraão, pegue a trilha T14 em direção a Dois Rios e quase já no final da trilha, a esquerda você verá a placa indicando o inicio da T15. O problema é que a T15 é muito fechada, sendo fácil de se perder.

A boa notícia é que também é  possível chegar na praia por barco, mesmo que você não tenha liberdade para ficar o tempo que quiser na praia. Os passeios de Volta a Ilha Grande e o Super Sul (encontrados facilmente em qualquer agência na Vila do Abraão) passam por essa praia.

A praia não possui estrutura nenhuma, possui apenas 15 metros de extensão e um mar super calmo, já que fica protegida por algumas rochas. A cor da água é incrível, principalmente em dias ensolarados.

melhores-praias-de-ilha-grande-caxadaco

Subindo nas pedras, é possível ter uma vista panorâmica da praia, excelente para tirar fotos. De alguns pontos, também é possível pular da rocha para o mar. Tenha muito cuidado e escolha o local certo para fazer isso. E não se esqueça, depois você terá que nadar até a areia!

melhores-praias-de-ilha-grande-caxadaco-trilha

4 – Lopes Mendes

Lopes Mendes é um dos paraísos de Ilha Grande. Eleita pelo TripAdvisor como a 3ª praia mais bonita do Brasil, o conjunto de belezas de seus quase 3km de extensão é realmente de cair o queixo!

Não há qualquer tipo de construção em Lopes Mendes. É uma praia selvagem de areia branca e fina e águas misturando tons de azul e verde com uma transparência incrível. Sim, esse é um lugar para se passar um dia inteiro!

melhores-praias-de-ilha-grande-lopes-mendes

Por ficar em mar aberto e ter ondas perfeitas, o local é um dos preferidos em Ilha Grande pelos surfistas. Diferentemente de outras praias de Ilha Grande, o mar aqui é mais agitado e é preciso tomar cuidado com as correntes.

Além dos atrativos naturais que tornam a praia uma das melhores do Brasil, Lopes Mendes possui uma “obra de arte” em suas areias. Trata-se de uma bóia (mais parecida com um barril gigante) que se desprendeu de um navio e ficou encalhada na praia. A bóia fica mais para o final da praia e com certeza vale a pena a caminhada até lá.

melhores-praias-de-ilha-grande-lopes-mendes-barril

3 – Parnaioca

Parnaioca é uma das praias mais isoladas de Ilha Grande. A praia tem uma estrutura mínima para turistas, tendo apenas apenas dois campings, com a possibilidade de alugar um quarto em um deles.

A praia possui cerca de 1km de extensão com um mar fundo e por ser em mar aberto, muitas vezes agitado. Na extremidade oeste da praia, deságua o Rio Parnaioca, formando uma pequena lagoa no canto da praia. A cor da água segue o padrão das praias mais bonitas de Ilha Grande, diversos tons de azul / verde e super cristalina. Sem dúvida outro lugar que não pode faltar no seu roteiro em Ilha Grande.

as-melhores-praias-de-ilha-grande-parnaioca

2 – Santo Antonio

Mesmo coladinha com Lopes Mendes, a Praia de Santo Antonio não é nem um pouco popular. Não é tão grande em extensão (400m), bem discreta e muito agradável, ela possui características semelhantes a vizinha Lopes Mendes.

Por não haver nenhum tipo de passeio de barco até a praia e por não ter nenhuma trilha catalogada, poucas pessoas conhecem a Praia de Santo Antonio, mas nós do Deixa de Frescura vamos passar o bizu para vocês! Para chegar até lá, deve-se pegar a trilha T11 que liga o Pouso até Lopes Mendes, porém deve-se pegar um desvio (sinalizada com placa) pouco antes de se chegar a Lopes Mendes.

melhores-praias-de-ilha-grande-santo-antonio

1 – Aventureiro

Na minha opinião, a praia mais bonita de Ilha Grande. Em Aventreiro a estrutura é minima, possuindo apenas alguns campings (que muitas vezes vendem refeições e bebidas) e alguns quartos para alugar. O lugar é para quem quer realmente se desligar do caos do dia a dia. Sinal de telefone aqui nem pensar, e a energia elétrica é somente através de pequenos geradores movidos à gasolina ou diesel que funcionam normalmente até às 21h.

melhores-praias-de-ilha-grande-praia-do-aventureiro-coqueiro

A praia possui cerca de 600m de extensão, é cercada por montanhas e possui águas rasas e cristalinas. O mar é um pouco agitado, exceto em uma das extremidades onde há o cais e o famoso coqueiro, que se tornou o símbolo da praia. Nessa parte, é possível fazer snorkeling e avistar cardumes de peixes e tartarugas marinhas.

A praia também é muito procurada por surfistas. Quando bate o vento sudoeste em chegadas de frentes-frias as ondas crescem a mais de 4 metros tornando o mar perfeito para o surf.

melhores-praias-de-ilha-grande-mirante-aventureiro

A parte mais fotografada e mais bonita do Aventureiro, é sem duvida o coqueiro torto. Quando a maré está alta, essa parte vira uma piscina natural, tornando-se um lugar perfeito para relaxar. Atenção: Não é permitido subir no coqueiro.

aventureiro-melhores-praias-de-ilha-grande

praia-do-aventureiro-melhores-praias-de-ilha-grande

Para completar o pacote da praia perfeita, a noite no Aventureiro é espetacular. Como os geradores são desligados por volta das 21h, a praia fica iluminada apenas pela luz da lua e das estrelas. Um espetáculo a parte!


Quer ler mais sobre Ilha Grande? Veja também:

Ilha Grande: Roteiro Completo

Guia de Viagem: O melhor de Ilha Grande

Praia do Aventureiro> A mais bonita de Ilha Grande

De volta a Ilha Grande: Diário de Reveillon

Vai viajar para Ilha Grande? Reserve seu hotel pelo Booking!
banner-booking

Sobre o autor

Carioca da gema, flamenguista, psicólogo e apaixonado por fotografia. Para ele, qualquer lugar é perfeito com céu azul, sol e uma cerveja gelada. Após dois anos morando em Dublin, é hora de retomar a vida no Brasil e desbravar cada cantinho do nosso país.