Close

Trolltunga é mais um desses lugares incríveis pelo mundo que todo aventureiro precisa conhecer um dia. Depois de termos feito as trilhas para a Kjeragbolten e para a Preikestolen, era a hora de partimos para Odda para o grande desafio, 22km (ida e volta) para realizar o sonho de conhecer a Trolltunga.

Sobre a Trolltunga

Trolltunga é uma rocha horizontal esticada sobre o lago Ringedalsvatnet a 700 metros de altura, na Noruega. O nome significa Língua do Troll, pela semelhança da rocha com uma língua estendida.

Trilha para a Trolltunga na Noruega 4

Planejamento para fazer a trilha

Escolha a melhor época

A melhor época para fazer a trilha é no verão, entre os meses de Junho e Setembro. Nos meses de Julho e Agosto (alta temporada) as ofertas de ônibus são maiores, o que facilita a sua logística.

Nós fizemos a trilha no início de julho de 2015 e pegamos muita neve na trilha. A temperatura lá em cima estava por volta de 6ºC e 80% do caminho ainda estava coberto por gelo. Como nunca tínhamos feito trilha sob gelo, achamos incrível. Mas por outro lado, a trilha acaba ficando mais cansativa.

Trilha para a Trolltunga

Não deixe de ficar ligado na previsão do tempo também. Se a previsão for de chuva, é melhor deixar para o dia seguinte.

Em que cidade ficar hospedado para fazer a trilha

Para fazer a trilha até a Trolltunga, você deverá se hospedar na cidade de Odda e essa é a parte um pouco complicada na hora de montar a logística. Odda fica distante de tudo. São 360km distante da capital Oslo, 193km de Stavanger e 134km de Bergen.

odda cidade

Como nós estávamos em Stavanger, nós usamos o ônibus que a Tide Reiser nos ofereceu, saindo da base da trilha da Preikestolen e indo direto para Odda. Para ver mais informações sobre esse translado, clique aqui.

Odda é uma cidade bem pequena e não possui muita estrutura para turismo. É bom reservar seu hotel com antecedência, principalmente se você estiver indo em alta temporada. Nós ficamos no Trolltunga Hotel e mesmo ele não ficando no centro da cidade, gostamos bastante do lugar.

Como chegar na base da trilha

Outra coisa que você deve saber é que a base da trilha não fica próxima a cidade. Você terá que pegar um transporte até um ponto chamado Skjeggedal (cerca de 15 minutos de carro do centro de Odda). Para chegar lá existem duas opções: ir de ônibus ou taxi.

O ônibus sai do centro de Odda e é na verdade um minibus da empresa de Taxi da região. A corrida de taxi é tabelada em 350 NOK. Como estávamos em dois e mais uma norueguesa que estava no mesmo hotel também queria fazer a trilha, optamos por pegar o taxi. Dependendo do número de pessoas que for com você, vale a pena pegar o taxi.

Os ônibus saem da estação central em Odda e clicando aqui você pode ver a tabela atualizada de horários, tanto do trajeto, até a base da trilha em Skjeggedal, quanto a volta.

Trilha para a Trolltunga na Noruega onibus tabela de horario

Caso você esteja de carro, o estacionamento na base da trilha custa 120 NOK por dia.

Na base da trilha, ao lado do estacionamento, você vai encontrar alguns banheiros e um pequeno mercadinho (que pode estar fechado dependendo da hora que você chegar para fazer a trilha).

A trilha até a Trolltunga

A trilha até a Trolltunga é bem forte. Ao todo são 22km de chão com subidas íngremes, passando por lama, neve e cruzando rios. A média de tempo para a fazer a ida é de quatro a cinco horas. Nós fizemos no nosso ritmo e completamos a trilha em 4h30. É extremamente importante que você faça essa trilha com roupas adequadas para não passar nenhum perrengue no caminho.

Trilha para a Trolltunga na Noruega mapa altitude e distancia

Assim como todas as trilhas que fizemos na Noruega, a Trolltunga é muito bem demarcada e a todo momento você encontra a letra T pintada em vermelho pelas rochas ao redor, indicando o caminho certo da trilha.

Trilha para a Trolltunga na Noruega 7

Antigamente o início da trilha era feito por uma escadinha de madeira ao lado dos trilhos de um funicular desativado, porém quando fomos, esse caminho estava destruído e tivemos que fazer um caminho alternativo, bem ao lado dessa subida.

Trilha para a Trolltunga na Noruega primeira subida

A primeira parte é a mais difícil de toda a trilha. Por mais frio que esteja, pode tirar o seu casaco que em poucos minutos você vai começar a suar. São aproximadamente 1,5 km de uma subida muito íngreme, feita por uma escadinha de pedras com degraus bem altos.

Trilha para a Trolltunga na Noruega

Após vencermos a primeira etapa da trilha, passamos por uma parte mais plana onde a neve já estava derretida e com muita lama. Só nesse trecho passamos por dois rios, portanto não há necessidade de levar muitos litros de água para a trilha. Leve água suficiente para a primeira subida e depois encha a garrafa nos rios.

Nessa parte plana já dava para ver o próximo desafio, uma montanha tomada por gelo. São mais 1,5 km de subida, menos íngreme que a primeira, porém, a partir de agora encontraríamos gelo por toda a trilha.

Trilha com neve para a Trolltunga na Noruega

Após essa subida a trilha começa a ficar mais tranquila. Passamos por longos trechos planos apenas com algumas decidas e subidas. Depois de uns 4 km ou 5 km de trilha ainda passamos por mais um rio, onde aproveitamos para encher nossas garrafas.

Trilha para a Trolltunga na Noruega 8

Ao chegarmos na metade do caminho, demos de cara com um visual de tirar o fôlego e já tivemos ideia do que viria pela frente. Lugar certo para uma parada mais longa para comer alguma coisa e descansar.

Trilha para a Trolltunga na Noruega caminho com neve

Trilha para a Trolltunga na Noruega paisagem

Foram mais alguns quilômetros andando na neve até um grupo que já estava voltando nos avisar que faltava muito pouco para chegar. Era o sprint final, aceleramos o passo e finalmente chegamos na Trolltunga!

Chegando na Trolltunga

Um sorriso no rosto, um abraço e um beijo marcaram a sensação de objetivo cumprido. Depois de 4h30 estávamos de frente para aquela paisagem que até então, só tínhamos visto em fotos. E posso falar, fotos não conseguem representar o quão incrível é aquele lugar. O que vimos não tem como descrever em palavras. Simplesmente o lugar mais bonito que já estivemos em nossas vidas.

Trilha para a pedra Trolltunga na Noruega

Antes de qualquer coisa, sentamos para comer, apreciar a paisagem e ver a criatividade do pessoal que ia até a pedra tirar as fotos.

Trilha para a Trolltunga na Noruega 2

Depois de uma pausa para o lanche era a nossa vez de tirar a foto na pedra. Deixei a maquina com a Jéssica e fui para a fila. Sim! Tem uma fila para tirar a foto na pedra. Como a trilha é bem popular e muitas pessoas querem conhecer a Trolltunga, o lugar fica cheio. E como todo mundo quer uma foto sozinho na pedra, as pessoas organizam uma fila e esperam pacientemente a sua vez.

Trilha para a Trolltunga na Noruega fila para tirar foto na pedra

Quando eu fui tinham umas 15 pessoas na minha frente. Levou cerca de 20 minutos até chegar a minha vez de tirar as fotos na pedra. Olha ai o resultado!

Trilha para a Trolltunga na Noruega bandeira do brasil Trilha para a Trolltunga na Noruega visual incrivel odda

Voltei para conferir as fotos e nesse meio tempo, um rapaz pediu para a gente tirar fotos dele, pois ele estava sozinho. Tivemos que esperar uns 20 minutos para tirar as fotos e depois foi a vez da Jéssica ir até a pedra. Mais uns 30 minutos até chegar a vez dela e mais fotos!

Trilha para a Trolltunga na Noruega fotografia linda paisagem

Trilha para a Trolltunga na Noruega lingua do troll odda

Mas ainda faltava as nossas fotos juntos na pedra! Pedi para a Jéssica ir até a fila e quando estava quase chegando a vez dela, pedi para um rapaz tirar as nossas fotos.

Trilha para a Trolltunga na Noruega landscape

Trilha para a Trolltunga na Noruega visual lindo

Depois de aproveitar muito o lugar e de fazer as nossas fotos, fomos para uma parte um pouco mais acima da pedra. O visual de lá também era incrível e vale a pena dar uma esticadinha até lá.

Trilha para a Trolltunga na Noruega 5

DCIM100GOPRO

Depois de mais de três horas lá em cima, voltamos hipnotizados com o lugar. Ainda demos uma parada no mercadinho na base da trilha para tomar uma merecida cerveja gelada, antes de pegarmos o minibus de volta para o hotel.

A trilha para a Trolltunga foi uma das experiências mais incríveis das nossas vidas e sem dúvidas é um lugar que você deve incluir no seu roteiro de uma viagem de aventura pela Noruega.


HeaderLogoTide

Para essa viagem, o blog Deixa de Frescura recebeu o apoio da empresa Tide Reiser que nos ofereceu o transporte até a base das trilhas da Kjeragbolten, Pulpit Rock e até a cidade de Odda.


Vai viajar para a Noruega? Clique aqui e faça seu seguro viagem com a Seguros Promo! Ganhe desconto usando o cupom DEIXADEFRESCURA5

Quer saber mais da nossa viagem para a Noruega? Confira também:

Noruega: Tudo o que você precisa saber antes de ir

Kjeragbolten: A rocha presa em uma fenda a 1.000 metros de altura

Preikestolen: A famosa pedra do púlpito na Noruega

Confira aqui as melhores opções de hospedagem pela Noruega!
banner-booking

 

Sobre o autor

Carioca da gema, flamenguista, psicólogo e apaixonado por fotografia. Para ele, qualquer lugar é perfeito com céu azul, sol e uma cerveja gelada. Após dois anos morando em Dublin, é hora de retomar a vida no Brasil e desbravar cada cantinho do nosso país.