Close

Estudar fora é o sonho de muitos brasileiros. Não só pela oportunidade de conseguir um diploma internacional, mas também para poder viver em um um ambiente completamente diferente, conhecer novos amigos e descobrir novos hábitos e costumes. Nós mesmos quando decidimos morar fora, optamos pela opção de intercâmbio estudantil. Para quem também tem o sonho de estudar fora, uma ótima notícia: as universidades da Holanda oferecem bolsas exclusivas para brasileiros!

Já estão abertas as inscrições para o Orange Tulip Scholarship – OTS Brazil 2015. O programa, que está em sua segunda edição, oferece bolsas integrais e ajuda de custo em dinheiro de até 24 mil Euros para brasileiros estudarem na Holanda. Ao todo, são 76 vagas em 23 universidades oferecendo cursos de graduação, Foundation Year (preparatório para bacharelado), pós-graduação, MBA e Short Degree (onde só o último ano do bacharelado é feito no exterior).

Estudar-fora-holanda (2)

As bolsas de estudo e como se inscrever

O OTS Brazil concede bolsas de estudo, em todas as áreas, totais e parciais em cursos totalmente ministrados em inglês. Existem opções que financiam 100% do valor do curso ou oferecem descontos na anuidade. Muitas universidades oferecem também auxílio financeiro para cobrir todos os custos relacionados ao estudo (Tuition fee e living costs). Os valores variam de acordo com a instituição e podem chegar até 24 mil euros.

O grande atrativo dessas bolsas é a exclusividade para brasileiros, o que aumenta as chances do candidato. O processo de seleção privilegia a excelência acadêmica, que será avaliada com base nas notas obtidas na universidade ou no ensino médio (dependendo para qual curso o candidato está aplicando). Os requisitos de admissão variam de acordo com cada instituição, mas entre os documentos necessários para a inscrição no OTS Brazil estão: diploma, histórico escolar (em inglês), currículo e certificado de proficiência na língua inglesa (entre os certificados mais aceitos estão o TOEFL e o IELTS).

Bolsistas 2014 do Rio Janeiro e o Consul da Holanda Arjen Uijterlinde

Os critérios de admissão específicos para cada curso podem ser vistos na relação de universidades participantes. O interessado deve entrar em contato diretamente com a instituição holandesa e preencher o formulário disponibilizado no site do Nuffic Neso Brazil. Não há limite de idade e é possível se candidatar para quantas universidades desejar.

Além do OTS, existem mais de 60 opções de programas de estudos com oportunidades para brasileiros na Holanda. Muitos já estão com inscrições abertas e é possível pesquisar as opções no banco de bolsas do Nuffic Neso Brazil.

Holanda! Quer mais motivos para estudar lá?

Estudar-fora-holanda (3)

E se a possibilidade de ter viver tudo o que falamos no início do texto (cultura, amigos, etc), não for suficiente para te fazer querer mudar um pouco os rumos da sua vida profissional, a Holanda em si já é um ótimo motivo. O país tem o terceiro melhor ensino superior do mundo, é conhecido por acolher bem os estrangeiros (12% da população acadêmica é composta por estudantes não-holandeses) e a língua não é problema já que 87% dos holandeses falam inglês fluentemente.

As inscrições para as bolsas de estudo do OTS Brazil 2015 estão abertas até 1 de abril de 2015 e o resultado final será divulgado em 1 de junho do mesmo ano. Mais informações no site oficial.

*Este artigo é um publieditorial. As informações acima foram fornecidas pelo próprio anunciante/agência. 

Sobre o autor

Niteroiense de nascença, Botafogo de coração, Relações Públicas por formação, blogueira e viajante por paixão! Ama destinos históricos e visitar Museus em todo o mundo, mas não dispensa uma boa praia. Para ela, uma viagem não está completa sem apreciar (e bem) a culinária local e as lojas, claro.