Close

Paris está entre os destinos mais desejados entre os brasileiros. A cidade luz é repleta de atrações, principalmente para quem gosta de história, cultura e arquitetura, mas será que dá para aproveitar tudo da capital francesa em qualquer época do ano? Visitamos Paris em janeiro, ou seja, em pleno inverno europeu. Bom negócio ou furada? É o que vamos contar agora.

paris-com-chuva-vale-a-pena

Como é o inverno em Paris?

Assim como você, antes de fazermos uma viagem também pesquisamos em blogs e portais de turismo. Foi assim que tivemos nosso primeiro susto com o tempo ao descobrir que estaríamos visitando a cidade numa das épocas mais frias.

O inverno começa oficialmente em dezembro e chega ao fim somente em março. Assim como em outros países da Europa, como a Irlanda, os dias durante essa estação são mais curtos e as temperaturas podem ficar bem baixas. Para cariocas que achavam que inverno era quando a temperatura chegava a 20ºC, enfrentar 3ºC no principío foi um desafio, principalmente quando se está viajando de low-cost e não há espaço na mala para levar muitas opções de casacos.

Como é Paris no inverno?

Encontramos uma Paris cinza e com muita névoa. Não é preciso dizer que nossa primeira impressão foi de total desapontamento. Deixamos de fazer passeios que considerávamos imperdíveis porque não conseguiríamos aproveitar nada como subir até o topo da Torre Eiffel e visitar a Basílica de Sacre-Coer, em Montmartre.

paris-inverno-vale-a-pena-jardim-de-luxemburgo-maria-de-medicis
Jardim de Luxemburgo
paris-inverno-vale-a-pena-jardim-de-luxemburgo-fonte-maria-de-medicis
Fonte de Maria de Medicis, no Jardim de Luxemburgo

Os parques e jardins também estavam muito aquém de sua beleza normal. O Jardim das Tulherias e o Jardim de Luxemburgo estavam com as árvores completamente secas e sem uma folha sequer. Nas tradicionais cadeiras, onde os visitantes tomam sol no Jardim de Luxemburgo ninguém… Em Versalhes, os jardins do Palácio e os domínios de Maria Antonieta estavam mais “vivo” do que os jardins da capital, mas mesmo assim estavam longe de seu esplendor.

Quanto à arquitetura, embora não tenhamos dúvidas que toda a paisagem de Paris fique mais bonita com um céu azul ao fundo, nem o mal tempo deixou símbolos como a ponte Alexandre III ou o Palácio dos Inválidos menos bonitos.

Paris-torre-eiffel-vista-ponte-alexandre-dia-franca

Baixa temporada = época de obras

Informação importante para quem pretende viajar para Paris no inverno, mais do que frio espere por encontrar muitas obras. A lógica é simples, sendo baixa temporada no turismo, a cidade aproveita para se preparar para a alta temporada. Na prática isso quer dizer que muitos dos monumentos e pontos turísticos entram em obras de manutenção.

Encontramos obras no Museu de Rodin, o que nos impediu de ver algumas das sessões do museu e também em Versalhes, com o Salão das Batalhas fechado.

paris-inverno-vale-a-pena-fonte-palacio-de-versalhes-franca
Palácio de Versalhes

Passagens e hospedagem mais baratas

Com tantos contras viajar nessa época do ano, a pergunta óbvia é: por que nós escolhermos viajar no inverno? Na verdade, a escolha da data foi devido união de dois fatores: hospedagem de graça e promoção de passagens. Justamente por ser época de baixa temporada é comum que as companhias aéreas façam promoções. Conseguimos comprar passagens por incríveis 0,49 (veja aqui como) e dadas essas circunstâncias não se tem muitas opções de datas disponíveis.

Mesmo que não tivéssemos conseguido essa promoção em especial, a baixa temporada deixa preços de passagens e hotéis pela metade para atrair mais visitantes à cidade. Considerando que esses dois fatores geralmente são os mais altos gastos em uma viagem, com certeza vale aproveitar.

Compras – sales à vista!

Outra vantagem do inverno são as várias promoções pós-Natal das lojas. Janeiro é o mês das promoções e  é possível encontrar ótimos “deals” mesmo em ruas famosas como a Champs Elysées.

paris-inverno-vale-a-pena-compras-promocao

Vale ou não a pena?

Respondendo à pergunta inicial do post, ir à Paris no inverno pode ser uma grande furada se você espera visitar os parques e jardins e fazer muitas atividades ao ar livre. Não apenas o frio e a chuva atrapalham como a questão da duração do dia também. Com a noite chegando por volta das 16h, não sobra muito tempo para aproveitar o dia. Os horários de visitação dos museus e monumentos também são menores nessa época do ano.

Por outro lado, se seu objetivo for mergulhar nos imperdíveis museus de Paris e economizar, o inverno pode ser um ótimo negócio! Além disso, quem viaja nessa época do ano ainda consegue ver as luzes de Natal e conhecer (na medida do possível) a cidade com bem menos turistas e ficar mais próximo dos parisienses.

Paris-torre-eiffel-noite-vista-cidade-franca


Vai viajar para a França? Clique aqui e faça seu seguro viagem com a Seguros Promo! Ganhe desconto usando o cupom DEIXADEFRESCURA5

Pensando em ir para Paris? Confira uma lista de hotéis pelo centro!
banner-booking

Sobre o autor

Niteroiense de nascença, Botafogo de coração, Relações Públicas por formação, blogueira e viajante por paixão! Ama destinos históricos e visitar Museus em todo o mundo, mas não dispensa uma boa praia. Para ela, uma viagem não está completa sem apreciar (e bem) a culinária local e as lojas, claro.