Close
KOH-PHANGAN-–-PRAIA,-BALDINHOS-E-FULL-MOON-PARTY

Embora a Tailândia seja mais conhecida no mundo todo pelos seus dias ensolarados e belas praias, em uma certa ilha o principal motivo que leva turistas durante o ano todo ao seu território é uma tal lua cheia…

Estamos falando de Koh Phangan, ilha que pertence ao país, mas que fica ao sudeste do seu território. Na última década, a ilha ganhou notoriedade pela Full Moon Party, uma festa nos moldes das raves com muita música eletrônica e acessórios em neon. No entanto, ela tem muito mais a oferecer ao visitante. Afinal, estamos na Tailândia!

Koh Phangan, Haad rin, sun rise, praia da Full Moon Party
Haad Rin – sun rise beach

Como chegar na ilha?

Chegar em Koh Phangan é a parte mais complicada, afinal, trata-se de uma ilha. Nossa última parada foi em Phuket. Parada estratégica acima de tudo, pois  a ilha possui um aeroporto com voos domésticos e até internacionais. Pegamos o voo de Phuket para Koh Samui pela Bangkok Airlines (mesma que usamos para fazer o trajeto Bangkok X Krabi). Apesar da primeira impressão do avião não ter sido das melhores (era um daqueles modelos bem antigos com hélices no lugar das turbinas e era todo pintado com desenhos bem chamativos), o voo foi ótimo e o serviço de bordo também (almoço mais completo do que o da KLM).

Bangkok Airways voo Tailândia

Foram cerca de duas horas de voo até desembarcarmos no Aeroporto de Koh Samui. De longe ele é o aeroporto mais bonito que já visitamos. Ele é todo em madeira e as áreas de embarque e desembarque são ao ar livre. É como pousar num parque de uma cidade.

Koh Samui Aeroporto, Tailandia

Aeroporto Koh Samui, Tailandia
Desembarque do Aeroporto de Koh Samui

Essa é a rota mais rápida para se chegar em Koh Phangan: ir de avião até Koh Samui e depois pegar uma barca até a ilha. Há como ir de Bangkok até a Koh Phangan de ferry, mas como fugia do nosso roteiro, não pensamos nessa possibilidade.

No próprio Aeroporto de Koh Samui já existem muitas empresas oferecendo transfer até o pier de onde sai o ferry para Koh Phangan. Pagamos em uma delas 320baht (cerca de R$23)  por pessoa por um ticket que valia para a van que ia fazer o transfer e para o barco até Phangan. Saimos do Aeroporto 15 minutos depois juntos mais 3 pessoas. Em 20 minutos chegamos ao píer. Chegamos por volta das 14h e tivemos que esperar até as 16h30.

Pier Koh Samui, Tailandia
Pier de Koh Samui

Já embarcados, foram mais 40 minutos até chegarmos em Koh Phangan. Confesso que já estava repensando porque que resolvemos ir até lá. Por que diabos resolvemos que seria mais de valia perder um dia lindo de sol atravessando o país do que numa praia linda? No dia seguinte descobri o porquê…

Hospedagem

Koh Phangan é um lugar que pode enganar muito o visitante desavisado. A praia onde tudo acontece (inclusive a Full Moon Party) é a Haad Rin Nok Beach, ou praia do nascer do sol, que por si só já atrai os olhares de quem passa por lá por sua beleza. Do outro lado fica a Haad Rin Nai, ou praia do por do sol. É nessa praia onde é o pier dos ferrys.

Há hotéis enormes e muito bonitos na sun set Haad Rin (como eles falam) com preços inacreditáveis, mas isso acontece porque essa praia não é para se tomar banho. Para pagar mais barato e ainda ficar perto da sun rise Haad Rin Beach, o ideal é se hospedar em um dos hotéis que não ficam à beira da praia. Tudo é muito perto nessa região, então não faz tanta diferença. Nós ficamos no Neptune´s Villa.

Chegamos a noite e pedimos informação aos muitos plaqueiros de hotéis que ficam esperando o ferry (eles esperam os visitantes oferecendo transfer). Andamos cerca de 10 minutos e chegamos. O letreiro em neon rosa nos fez pensar que tínhamos escolhido mal, mas o quarto era ótimo. No estilo “casinha” com até varanda e vista para a piscina. Há outras opções com vista para a praia também, mas como fizemos a reserva pelo Booking um dia antes e fomos próximo a festa da Full Moon, não tinham disponibilidade.

Haad Rin Beach

A praia sun rise Haad Rin é a mais agitada da região. É nela que se concentram os principais (e mais caros) hotéis e restaurantes. É uma praia bem turística com aluguel de caiaques e até de jet-skys (cerca de 500bht por 30 minutos!). Em um dos hotéis havia até um mestre de cerimônias ao microfone organizando um torneio de futebol entre visitantes de todas as nacionalidades e moradores locais.

Como a faixa de areia é bem extensa, mesmo cheia a praia ainda fica agradável. Só escolha bem o lugar antes de se sentar na areia, pois sempre tem alguém por perto tentando praticar malabares de corrente.

Koh Phangan Haad Rin, sun rise, praia, Tailândia
Haad Rin – sun rise beach

Koh Phangan Haad Rin, sun rise, praia, Tailândia

A noite em Koh Phangan

A noite da ilha não nos decepcionou. Assim como em Koh Phi Phi, de noite os bares da orla ficam iluminados com luzes em neon e os shows de malabares de fogo tomam conta da areia. A melhor parte é que além dos shows, os bares organizam brincadeiras entre os presentes para tornar tudo mais interativo. Há a brincadeira de passar por debaixo de um bastão de fogo e a de pular a corda de fogo (esta que rendia muitos bahts para as clínicas médicas “internacionais” que existem no meio do comércio normal e atendem até altas horas da noite); e também as mais lúdicas como estoura-balão, onde o Bruno (que orgulho! rsrs) ficou em terceiro lugar de umas 50 pessoas.

Koh Phangan, noite, Tailândia, Full Moon Party

As comidas são de todos os tipos, desde pad thais até fatias gigantes de pizza no mais completo estilo “take away”. Os baldinhos com as mais variadas combinações de bebidas são encontrados em todos os lugares, de mercadinhos clássicos até em quiosques na areia. Tudo isso em meio a muita música eletrônica misturada com hits como “Ai, se eu te pego!” e “Morro do Dendê” (aquela da abertura do Tropa de Elite).

Koh Phangan Full Moon Party, Tailandia, bebidas

Koh Phangan, Full Moon Party, Tailandia

Uma novidade que encontramos somente por lá foi a venda de gás do riso. Sim, isso mesmo! Compramos dois e depois de tanta coisa…Perdoem-nos, mas não lembramos o quanto gastamos… Muito do que mostramos no vídeo Tailândia – o melhor da noite foi gravado em Koh Phangan.

Full Moon Party

Conta-se que a primeira festa da lua cheia ou Full Moon Party aconteceu quando um grupo de mochileiros passou a noite se divertindo na praia e elegeram o lugar como o com a mais bonita Lua Cheia de todo o mundo. A partir daí, eles combinaram de sempre voltar para celebrar a Lua Cheia. A notícia foi se espalhando e mais e mais pessoas começaram a vir do mundo todo a cada encontro. Se isso é verdade, acho que os primeiros “adoradores” da lua não imaginavam que sua celebração se tornariam um dos mais famosos eventos do calendário de festas/raves do mundo.

Koh Phangan Full Moon Party, Tailandia
Todo o comércio gira em torno da Full Moon Party

Koh Phangan Full Moon Party, Tailandia

A Full Moon acontece na praia mesmo e não é preciso pagar nada para entrar. Os bares e restaurantes por perto também só cobram pela consumação, como num dia normal. O sucesso em termos de turismo foi tão grande que os comerciantes locais começaram a criar variações como a Half Moon Party ou Black Moon Party, além várias outras festas que acontecem nos hotéis.

Passamos três dias em Koh Phangan, exatamente quatro dias antes da Full Moon. Não queríamos pegar a cidade muito cheia e por isso planejamos dessa forma, mas no fim desejamos ter tido mais tempo para curtir a festa. Apesar da cidade ter ficado absolutamente lotada de estrangeiros em poucos dias (nosso hotel se transformou totalmente. No primeiro café da manhã só encontramos mais um casal; no último dia a piscina estava lotada), o clima de uma festa na praia é totalmente diferente. Quem sabe na próxima?


Vai viajar para a Tailândia? Clique aqui e faça seu seguro viagem com a Seguros Promo! Ganhe desconto usando o cupom DEIXADEFRESCURA5

Quer saber mais sobre a Tailandia? Confira também:

Roteiro completo da nossa viagem para a Tailândia

Railay Beach – A praia mais bonita da Tailândia

Tailândia: Preços de hotéis, passeios e comidas!

Tudo sobre a Tailândia: Post índice

Comida na Tailândia – Delicias e surpresas de viagem

Vai conhecer Ko Phangan? Confira hotéis com os melhores preços no Booking!
banner-booking

 

 

 

 

Sobre o autor

Niteroiense de nascença, Botafogo de coração, Relações Públicas por formação, blogueira e viajante por paixão! Ama destinos históricos e visitar Museus em todo o mundo, mas não dispensa uma boa praia. Para ela, uma viagem não está completa sem apreciar (e bem) a culinária local e as lojas, claro.