Close
railay-beach-tailandia---a-praia-mais-bonita-da-thailand

Railay Beach é uma península localizada na província de Krabi, que no início nos chamou muito a atenção quando descobrimos que era a região da Tailândia mais procurada pelos escaladores. Começamos a procurar mais informações sobre o lugar e, nesse momento, já tínhamos certeza de que esse seria um dos locais mais bonitos de toda nossa viagem.

Muitos viajantes acabam se hospedando em Ao Nang e usam o lugar  como um ponto base para fazer passeios à ilha de Koh Phi Phi e outros passeios pelas ilhas da região. O lugar tem hospedagem bem em conta, mas a praia não é tão bonita. Nossa ideia inicial era ficar em Ao Nang também, mas ao conversarmos com uma amiga que já tinha ido à Tailândia, recebemos um conselho que agora repassamos a vocês:  “fiquem hospedados em Railay Beach!” O motivo é simples: além de ser uma das praias mais bonitas da Tailândia, de lá também é possível fazer os mesmos passeios que saem de Ao Nang. (Confira o post que fizemos sobre esse tema: Ao Nang ou Railay Beach – Onde se hospedar em Krabi)

Acabamos ficando quatro dias em Railay Beach e com certeza foi a melhor decisão que tomamos. Gostamos tanto do lugar que quase alteramos nosso roteiro para aproveitar mais uns dias nesse paraíso!

foto panoramica da railay beach - tailandia
Foto panorâmica de Railay Beach – Imagem retirada do Wikipedia

Como chegar em Railay?

A única forma de chegar na Railay Beach é pelo mar. Como tínhamos vindo de Bangkok, pegamos um táxi do aeroporto de Krabi até o píer de Ao Nang e de lá fechamos com um long tail até a praia. São aproximadamente 20 minutos de barco até chegar a  Railay West Beach. A boa noticia é que o pier fica aberto até tarde, portanto se você chegou de noite (como foi nosso caso) ou se quis aproveitar a parte da tarde para conhecer um pouco mais de Ao Nang, ainda será possível pegar o long tail até Railay Beach. Porém, a noite só é possível desembarcar no lado oeste da Railay, onde a água ainda está um pouco mais alta do que no lado leste.

Long tail na praia de Railay West na tailandia
Chegamos em Railay Beach num long tail como esse

O que esperar de Railay Beach?

Ao chegar em Railay, não se espante. Como consequência de um crescimento totalmente desordenado, os caminhos que levam de uma praia a outra é praticamente por dentro dos hotéis. Parece até que um hotel foi sendo construído ao lado do outro e depois pensaram em fazer um caminho para ligar a Railay West à East. Com grandes resorts a preços bem acessíveis (veja a comparação de preços nesse post: Tailândia: Preços de hotéis, passeios e comidas!), a praia de Railay West é uma excelente opção para casais e famílias. Os hotéis desse lado ficam a beira da praia e você pode tomar o café da manhã literalmente com os pés na areia. Railay é o tipo do lugar que agrada a todos os gostos. As praias locais (praia do lado oeste e de Pranang) possuem grandes faixas de areia e, assim, mesmo em alta temporada elas nunca ficam tão cheias. Se você é aventureiro, seu lugar também é aqui, Railay conta com mais de 300 vias de escalada com diversos níveis de dificuldade. E se você busca tranquilidade, nada melhor que relaxar numa das praias da península. Ou seja, é um destino obrigatório para quem vai conhecer a Tailândia.

foto da praia de railay west beach na tailandia
Railay Beach West em um dia de sol

As praias de Railay

Railay West Beach

É a principal praia da península. Aqui ficam os melhores resorts e restaurantes, além de ser a praia de onde pode ser visto o pôr do sol, alias um dos mais bonitos que já vimos. Mas atenção! Se quiser aproveitar bem a praia é preciso acordar cedo. A maré começa a baixar por volta das 15h e, por isso, todos os hotéis contam com uma piscina. A tarde ainda é muito quente e não é mais possível mergulhar na praia.

Praticamente não existe vida noturna na praia. Como a orla é quase toda formada de hotéis, os mesmos se esvaziam por volta das 20h. O único lugar que fica aberto até mais tarde é um barzinho localizado na Walking Street que coloca alguns “tapetes” (esteiras asiáticas) na areia para a galera ficar bebendo.

praia de railay beach na tailandia, a mais bonita de todo o pais

Railay East Beach

Menos de dez minutos de caminhada da West, encontramos a Railay East, que não é bem uma praia. Poderia descrever mais como um ponto de ancoragem para as embarcações que chegam até Railay. Ela não tem faixa de areia como as outras praias e quando a maré abaixa, o local se torna um grande manguezal. As opções de restaurantes e hospedagem ficam ao norte da praia (virando a esquerda para quem está vindo da Railay West). A hospedagem nesse lado da praia é mais barata. Aqui acontece toda a vida noturna de Railay, os bares ficam abertos até altas horas da madrugada com musica ao vivo e shows de malabares de fogo.

railay-east-beach-tailandia

Pranang Beach

Outra praia linda é a de Pranang. Chegando na Railay East e virando a direita você encontrará um caminho que irá passar por algumas cavernas. Cinco minutos de caminhada e estará na praia. Por ter poucos locais de hospedagem (vimos apenas um resort) a praia fica um pouco mais vazia no final da tarde (já que maré abaixa bastante e todos querem ver o por do sol da Railay West), horário ideal para relaxar nas águas quentes de Pranang.

pranang-beach

Ton Sai Bay Beach

Ton Sai é a primeira praia de Railay. Uma pequena faixa de areia ao lado da Railay West.

Onde se hospedar em Railay Beach

Railay Beach conta com uma infinidade de hotéis e Resorts, que para nossa grata surpresa, não eram caros. Na Railay West ficam os melhores resorts. Já na Railay East, você poderá encontrar hotéis mais simples (com preços mais em conta) e até albergues!

O primeiro hotel que encontramos foi o Princess Resort, que ficava no meio do caminho entre a Railay West e East. Com todos os problemas que tivemos, mudamos para o Sand Sea Resort, que ficava em frente a principal praia da península! Pagamos 2.200 BHT (equivalente a R$ 150,00) pela diária por um quarto de casal excelente! Recomendamos muito esse hotel. Mas se você está com um orçamento menor, o ideal é buscar hospedagem na Railay East, onde também é possível encontrar bons hotéis com preços menores.

Confira aqui outros hotéis para se hospedar em Railay Beach.

sand-sea-resort-railay-beach

O que fazer em Railay Beach

Tour para as outras ilhas

Uma das nossas maiores preocupações quando optamos pela Railay e não em Ao Nang, era em relação aos passeios para as outras ilhas. Até então, não sabíamos se em Railay Beach iríamos encontrar locais que vendessem os passeios de barco que tínhamos colocado no roteiro. Bom, quanto a isso, não se preocupem. Todos os hotéis vendem pacotes de passeios de meio dia ou de um dia inteiro.

De Railay, fizemos o “Tour das quatro ilhas” que na verdade são três. E o mais bonito, que foi o tour da “Hong Island”. Portanto se estiver com o cronograma apertado e tiver que escolher entre um passeio ou o outro, escolha o day tour de Hong Island. Vale mais a pena.

Como nosso próximo destino seria passar mais quatro dias em Phi Phi, não fizemos nenhum dos passeios que iriam para aquela região, mas as agências de Railay também possuem esses passeios para a venda.

hong island, uma das ilhas mais bonitas da tailandia
Hong Island

Escalada

A escalada em Railay é bastante procurada, portanto, em quase todo lugar você encontra lojas e agências vendendo esse pacote. Você tem a opção de fechar o dia inteiro de escalada (que talvez não seja interessante pois é muito cansativo), meio dia e o que chamamos aqui no Brasil de Psicobloc, a escalada em rochas no meio do oceano onde você não utiliza cordas. Optamos por meio dia de escalada, o que já foi bastante cansativo!

O pacote  tinha a duração de 4 a 5 horas em dois pontos de escalada. Um na Pranang Beach e outro bem no início do caminho que leva até a Pranang. Todas as pessoas podem fazer essa atividade, até os iniciantes. A escalada é feita em top rope, portanto não há nenhum risco para o participante.

escalando em railay beach

Visita às Cavernas

Separamos parte de uma tarde para visitar as cavernas. A primeira que fomos foi a Diamond Cave e sinceramente, não gostamos muito. Um caminho de madeira leva até o final da caverna.

diamond-cave        diamond-entrada-caverna

 

Depois fomos para a Pranang Cave.  Os pescadores tailandeses acreditam que nessa caverna há o espírito de uma princesa, e como forma de oferenda, eles deixam essas imagens para agradar o espírito dela. Que beleza!!!

pranang=cave-tailandia

pranang-cave-thailand

A noite em Railay

Com tantos atrativos naturais e tantas atividades para se fazer durante o dia, a noite em Railay Beach não é tão agitada como em outros lugares, mas ainda assim, você consegue se divertir bastante lá.

Só tivemos pique para sair de noite em um único dia. Fomos num barzinho chamado The Last Bar, na Railay East. Ao lado dele, vários outros bares estavam abertos e com bastante gente até, mas o que nos chamou a atenção foi a música boa que estava tocando.  A comida também estava excelente. Lá para as 24h foi anunciado que iria começar o show de malabares! Até então não tínhamos visto nenhum pela Tailândia. Após o show (que durou uns 30 min) resolvemos ir embora, pois já estávamos muito cansados.

malabares-fogo-tailandia
Show com malabares de fogo em Railay Beach East

Na volta passamos por um bar que nos chamou muita atenção pelas bandeiras de vários países penduradas na parede, era o Bamboo Bar! Vimos a do Brasil e fomos até lá assinar nossos nomes e tomar mais algumas Singhas.

Percebemos que os músicos ali presentes não eram profissionais e vimos que qualquer um estava pegando os instrumentos e tocando. A única regra era tocar reggae. Levantei e fui fazer um som com os gringos, o que nos rendeu boas risadas.

DSC_1703 (2)

brasil-bandeira-tailandia

DSC_1702
Peguei a meia-lua e fui tocar com os gringos!

DSC_1705

Trilha para o Lagoon

Choveu no dia que tínhamos programado para fazer essa trilha e infelizmente não tivemos a oportunidade de conhecer o lagoon. Pelo que tínhamos pesquisado, o visual lá de cima é incrível e a lagoa também é linda. Tudo isso tem um preço. A trilha é muito puxada, com pequenos trechos onde é preciso usar uma corda para ajudar a subir inclusive. Evite faze-la após um dia de chuva, a trilha vira pura lama, ficando ainda mais perigosa.

Relaxar nas praias

Depois de escalar, passar dias inteiros em passeios pelas ilhas da Tailândia, acredite, uma hora você vai precisar apenas deitar na beira da praia e contemplar o visual! Tanto a Railay West quanto a Pranang são ótimas para isso.

pranang-beach-casal
Pranang Beach vazia no final da tarde

pranang-thailand-3013

praia de railay beach com sua aguas verdes. A praia mais bonita da tailandia

Passeio de Caiaque

Outro passeio que não fizemos mas que vale a pena. De caiaque é possível ir até a praia de Pranang. Só não deixe para fazer esse passeio muito no final da tarde, pois a maré baixa é muito baixa mesmo. E nesse caso você terá que andar no mínimo uns 100 metros com o caiaque até encontrar um pouco de água.

» Confira as melhores opções de hospedagem em Railay Beach clicando aqui «

Ver o pôr do sol

“O pôr do sol em Railay deve ser visto religiosamente todos os dias.” Esse foi um dos conselhos que ouvimos da nossa amiga que já conhecia a Tailândia. E foi da Railay West que vimos o mais bonito pôr do sol de toda a viagem. As fotografias dispensam qualquer comentário.

Por do sol na praia de railay beach o mais bonito da tailandia

Por do sol na praia de railay beach o mais bonito da tailandia

sunset-railay-beach-thailand

silhueta de um long tail durante o por do sol na praia de railay beach o mais bonito da tailandia   por-do-sol-railay-beach-ddf2


Vai viajar para a Tailândia? Clique aqui e faça seu seguro viagem com a Seguros Promo! Ganhe desconto usando o cupom DEIXADEFRESCURA5

Quer saber mais sobre a Tailandia? Confira também:

Roteiro completo da nossa viagem para a Tailândia

Railay Beach – A praia mais bonita da Tailândia

Tailândia: Preços de hotéis, passeios e comidas!

Tudo sobre a Tailândia: Post índice

Comida na Tailândia – Delicias e surpresas de viagem

 

Resolveu se hospedar em Railay Beach? Confira várias opções de hospedagem!
banner-booking

Sobre o autor

Carioca da gema, flamenguista, psicólogo e apaixonado por fotografia. Para ele, qualquer lugar é perfeito com céu azul, sol e uma cerveja gelada. Após dois anos morando em Dublin, é hora de retomar a vida no Brasil e desbravar cada cantinho do nosso país.