Close

O outono chegou e com ele aquela vontade de ficar mais perto da natureza, de tomar um banho de cachoeira para lavar a alma, de ver um lindo por do sol, de comer um foundue e sentar em volta da fogueira para conversar… E foi justamente tudo isso que fizemos em nosso último final de semana, onde escolhemos subir a serra até Petrópolis e passar um final de semana na Pousada Paraíso do Açu.

A cidade de Petrópolis é por si só um dos nossos destinos favoritos para um bate e volta (até falamos da cidade em nossa lista de 10 lugares imperdíveis para um bate e volta saindo do Rio de Janeiro). A cidade é famosa pelo turismo histórico-cultural com o Museu Imperial, a Catedral de São Pedro de Alcântara e a Casa de Santos Dumont, mas dessa vez optamos por passar um final de semana de mais tranquilidade longe do centro da cidade e pertinho do Parque Nacional da Serra dos Órgãos.

Como escolher onde ficar em Petrópolis

A escolha da melhor hospedagem em Petrópolis vai depender do seu objetivo na cidade. O primeiro passo para descobrir a melhor localização é entender o mapa da cidade.

Petrópolis é dividida em cinco distritos: o 1° distrito é onde está o centro de Petrópolis; o 2°é chamado de Cascatinha e compreende o Vale das Videiras e Araras; o 3° é o distrito de Itaipava; o 4° distrito chama-se Pedro do Rio e o 5°, Posse.

pousada em itaipava paraíso do açu hotel

Para quem busca tranquilidade e maior contato com a natureza, sem claro abrir mão do conforto, a melhor região é Itaipava. É uma região mais rural, mas ainda perto do centro de Petrópolis e com ótimos hotéis para realmente descansar e recarregar as energias.

Nossa opção foi a Paraíso do Açu, que fica na região de Corrêas em Itaipava. Nossa opção foi pela proximidade com a entrada Petropolitana do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, mas descobrimos que a pousada tinha muito mais a oferecer.

pousada em itaipava paraíso do açu hotel

Como é se hospedar na Pousada Paraíso do Açu

Saímos do Rio por volta das 15h e chegamos em Itaipava às 17h15. Seguimos até a praça de Corrêas e de lá já encontramos placas que indicavam o caminho para a Pousada (também é possível ir seguindo as placas que indicam o caminho para o PARNASO, falei sério quando disse que a pousada ficava bem ao lado do Parque).

Mais 20 minutos de carro e chegamos na Pousada. O caminho é asfaltado, mas a estrada é bem estreita e por vezes só se passa um carro por vez.

Na chegada já fomos recebidos com um belo por do sol típico dessa época do ano na serra. O céu já estava em um tom forte de lilás e roxo quando descemos de carro e pudemos ver mais um pouco do dia se despedindo.

Quartos

A Pousada conta com diferentes tipos de quartos. Os chalés ficam na parte mais afastada da sede com total privacidade e são perfeitas para um final de semana a dois. As suítes ficam “ao redor” da sede e mesmo mais próximas, possuem entrada independente.

pousada em itaipava paraiso do acu quarto
Suíte Gramado

pousada em itaipava paraíso do açu quarto banheiro acomodações

Nós ficamos na suíte Gramado que é praticamente em cima da sede e possui vista privilegiada para as montanhas que cercam a Pousada. Por estarmos com um bebê, nos colocaram nessa suíte para que pudéssemos ficar mais perto da Recepção em caso de qualquer pedido ou dificuldade.

A suíte era bem grande com cama king size, mesa com cadeiras, TV, ar condicionado, ventilador, sofá, armário e aparadores. Também pedimos um berço para o Bernardo, mas a cama era tão grande que acabamos dormindo todos lá. Para dar aquele clima aconchegante o quarto também contava com uma lareira. Por fora ela parecia uma lareira tradicional, mas toda a Pousada já adotou as lareiras ecológicas que são abastecidas a álcool e não produzem fumaça.

pousada em itaipava paraíso do açu
Uma das áreas de lazer e descanso da Pousada.

Àreas de lazer

A Pousada oferece várias áreas de lazer como Sauna, Sala de leitura e descanso e Sala de Jogos (que inclui mesas de sinuca, ping-pong, cartas e também uma área com brinquedos e fantasias para as crianças se esbaldarem). Porém o que mais chama a atenção de todos é o deck com a piscina natural abastecida com água de uma nascente que depois segue para encontrar outros córregos no PARNASO.

A água tende a ser um pouco gelada, mas é uma delícia ouvir aquele barulhinho da cascata que desce constantemente formando a piscina.

pousada em itaipava paraíso do açu piscina

pousada em itaipava paraíso do açu piscina

Campo de Aventuras

E como nem gostamos de ecoturimo e aventura (só que não)… Fomos conhecer o Campo de Aventuras que fica colado com a Pousada Paraíso do Açu.

Lá encontramos um grande campo de paintball, diversas passarelas de arvorismo para adultos e até para crianças pequenas, parede de escalada para treino e também lá existem vias ferratas para quem quiser praticar um pouco do esporte, mas está começando.

As atividades lá são agendadas e pagas separadamente dos serviços da Pousada.

pousada em itaipava paraíso do açu campo de aventuras

pousada em itaipava paraíso do açu campo de aventuras

O Restaurante

E não poderíamos deixar de falar do Restaurante da Pousada. Sim! Com “R” maiúsculo porque a Marli, a cozinheira, capricha como ninguém nos pratos.

Como optamos por passar um final de semana de mais descanso e tranquilidade, fizemos todas as refeições no próprio hotel. O restaurante abre às 8h para o café da manhã que já está incluso na diária, e fecha às 21h para pedidos, mas o espaço segue aberto até os últimos hóspedes e visitantes se retirarem.

pousada em itaipava paraíso do açu cafe da manha restaurante

Aos sábados, o jantar ainda ganha um toque especial com as mesas iluminadas por velas. Nós aproveitamos o clima e pedimos o foundue de carne que vem acompanhado de diversos molhos e batata rosti. Para o Bernardo, eles fizeram um prato especial com tirinhas de frango sem sal e legumes feitos no vapor.

Também experimentamos e indicamos a Truta e o Filé ao Tornedor. Para acompanhar um tradicional vinho faz parte do menu, mas não deixem de provar a cerveja artesanal da casa, a Odin. A Odin Vienna foi a nossa predileta!

pousada em itaipava paraíso do açu cerveja artesanal odin

Proximidade com o PARNASO

Não podemos falar da Pousada sem citar sua localização, ainda mais com uma tão privilegiada. Foram apenas alguns minutos de caminhada e chegamos na entrada do Parque Nacional da Serra dos Órgãos.

A Marina, dona da Pousada, organizou uma caminhada com hóspedes e visitantes pelo Circuito das Bromélias (já contamos sobre essa trilha aqui). Como nosso grupo incluía de pessoas de 1 a 60 anos essa trilha foi a escolhida por ser basicamente sempre plana e rápida. Mas dali é ponto de partida para fazer várias outras trilhas como até o Véu da Noiva,  subir o Morro do Açu e até a Travessia Petrópolis X Teresópolis (que ainda vamos fazer!).

pousada em itaipava paraíso do açu trilha circuito das bromelias parnaso

pousada em itaipava paraíso do açu parnaso

Vale a pena se hospedar na Paraíso do Açu?

Conforme o nome da Pousada já diz, ela é um pequeno paraíso em meio às montanhas. Se você procura por um lugar aconchegante e acolhedor para passar um final de semana tranquilo e conectado com a natureza, esse lugar é perfeito. Os poucos quartos, mas bem equipados e grandes, criam um clima intimista na Pousada. Ainda com a presença constante das proprietárias no lugar, sempre conferindo se está tudo bem e trazendo aquele carinho familiar também para os hóspedes. Adoramos e com certeza voltaríamos.


Quer ver mais sobre Petrópolis? Confira também:

PARNASO – Cachoeiras do Circuito das Bromélias

Dicas de bares e restaurantes em Petrópolis

Ecoturismo e aventura no Vale das Videiras em Araras

Vai conhecer a região serrana do Rio? Confira as melhores opções de hotéis!
banner-booking

Sobre o autor

Niteroiense de nascença, Botafogo de coração, Relações Públicas por formação, blogueira e viajante por paixão! Ama destinos históricos e visitar Museus em todo o mundo, mas não dispensa uma boa praia. Para ela, uma viagem não está completa sem apreciar (e bem) a culinária local e as lojas, claro.