Close

Fernando de Noronha é o paraíso. Disso ninguém duvida, mas muitas vezes as várias taxas e o alto custo de vida impedem que os brasileiros desfrutem mais do lugar. A média de dias que os turistas passam em Noronha é de apenas 5 dias! Muito pouco para um lugar tão rico. Assim, uma das opções que muitos viajantes fazem para conhecer mais da ilha em pouco tempo é fazer o passeio de barco em Noronha. Mas será que vale a pena?

Nem preciso fazer muito suspense para responder a essa pergunta. Sim! Vale!

Existem diferentes tipos de passeio de barco em Noronha, com diferentes trajetos e, claro, preços. Já demos os detalhes sobre cada passeio no post anterior. Se você ainda não o leu, clica aqui e confira qual o melhor passeio de barco em noronha.

Agora vamos detalhar um pouco mais da nossa experiência com o passeio de barco em Noronha.

Como é o passeio de barco?

Nossa experiência

Depois de levar em conta os prós e contras de cada tipo de passeio em relação ao que nós gostamos e também para o conforto do nosso filho, optamos por fazer o passeio de barco pela manhã com o planasub.

passeio de barco em Noronha
Foto em Família diretamente do passeio de barco

Antes mesmo de desembarcarmos em Noronha tínhamos concordado que deixaríamos para decidir se faríamos ou não o passeio de barco de acordo com a reação do Bernardo à viagem. Nós tínhamos receio dele enjoar no barco ou de simplesmente estar irritado pelo cansado dos dias da viagem. Depois de zerarmos nossa lista de lugares imperdíveis (Praia do Sancho, Sueste, Baía dos Porcos e Trilha do Atalaia), decidimos que podíamos arriscar fazer o passeio sim.

Fechamos (e pagamos) o passeio na tarde do dia anterior e na manhã seguinte o transfer veio pontualmente nos pegar na Pousada (contamos mais de onde ficamos e outras 80 opções em Noronha aqui). Depois de pegar mais um casal em outra Pousada o carro seguiu para o Porto.

Lá alugamos coletes salva-vidas (R$10 cada), mas antes de fazer isso perguntem diretamente à tripulação do barco se não é possível usar os coletes que eles dispõem nos barcos. O rapaz que nos levou no transfer nos falou que os coletes do barco são apenas para casos de emergência e por isso alugamos por fora, mas hoje acreditamos que foi só uma forma de nos fazer alugar por fora o equipamento (ainda bem que já tínhamos levado nossos kits de snorkeling).

passeio de barco em Noronha

O barco zarpou e nesse momento o Bernardo estranhou um pouco. Era muito barulho e movimentos bruscos. Cheguei a pensar que tínhamos tomado uma péssima decisão indo ao passeio, mas depois o barco vai diminuindo a velocidade. Tínhamos chegado na Baía dos Golfinhos.

passeio de barco em Noronha

Os golfinhos nadam ao redor dos barcos com tanta naturalidade que chega a impressionar. De todos os lados podemos ver grandes grupos (alguém sabe o coletivo de golfinho?) nadando e dando pulos despreocupados com os nossos olhares encantados. Quem nos segue no Instagram @deixadefrescura nos nossos Stories viu ao vivo como eles seguem de perto os barcos.

passeio de barco em Noronha

passeio de barco em Noronha

Seguimos até bem perto do Morro do Pico e, claro, do Dois Irmãos. Como éramos poucos a bordo (4 adultos e 1 bêbe + 2 tripulantes) pudemos fazer tudo com muita calma. O capitão nos contou muitas curiosidades da ilha e nos tirou algumas dúvidas também.

A atividade do planasub é a grande atração. A pranchinha tem um desenho que permite que se apontada para baixo, a pessoa afunde e quando apontada para cima rapidamente volte à superfície. Ou também há a opção de apenas ficar sendo puxado enquanto observa-se com a máscara a rica vida marinha de Noronha. Mesmo nas áreas mais profundas a visibilidade é muito boa. Na área do naufrágio, eu consegui ver com clareza até as pessoas que estavam lá fazendo o mergulho de cilindro (o que me deu mais vontade de mergulhar também).

passeio de barco em Noro nha
Revezamento de bebê para participar das baterias de planasub. Cadê a mamãe?

Foram duas baterias de planasub, o que permitiu que eu e Bruno nos revezássemos para cuidar do Bernardo e não perder nada do passeio.

Por fim o barco atracou para mergulho livre e para o peixe na brasa. Fomos levado até a área do Mar de Fora, um pouco após o Porto. Lá vimos muitas tartarugas marinhas e cardumes com diferentes peixes. E nem foi preciso nos distanciarmos muito do barco. Ali os animais chegam bem pertinho do barco.

passeio de barco em noronha
Cardume passando bem embaixo do nosso barco

passeio de barco em noronha

Afinal, o passeio de barco vale a pena?

Sim, vale! Confesso que antes de fazer o passeio não o considerávamos imperdível. Isso porque nossa “vibe” é curtir as praias com mais calma e longe de multidões. Mas como conseguimos visitar nossas praias favoritas antes, foi ótimo ver a ilha por outro ângulo. Além disso, não tínhamos conseguido antes ver os golfinhos de Noronha.

Já tínhamos visto as tartarugas e outras formas de vida marinha principalmente no Sueste e no Atalaia, mas vê-los nadando tão livremente no fundo do mar foi diferente. Valeu mesmo o investimento.

passeio de barco em noronha
Olha a tartaruga aí!

Como contratar o passeio de barco em Noronha?

Com exceção dos períodos de Reveillon e Carnaval é fácil conseguir uma vaga nos passeios de barco em Noronha. Algumas agências vendem pacotes até pela internet, mas se você quiser economizar a dica é pagar em dinheiro na ilha que sempre rola um desconto de pelo menos 10% sob o valor do passeio.

Na Vila dos Remédios se concentram as principais lojas que funcionam de dia e também a noite, todos os dias da semana. A maioria das Pousadas também contam com contatos de agências parceiras. Mas se o seu tempo for muito curto na ilha, não se preocupe. É comum que as Pousadas ofereçam transfer do Aeroporto para os turistas que desembarcam em Noronha. Esse transfer geralmente é feito em parceria com empresas de passeio que no trajeto já oferecem os combos que descrevemos acima. Já dá para pagar e fechar ali mesmo.


Quer ler mais sobre Fernando de Noronha? Confira também:

Quanto custa viajar para Fernando de Noroha

Onde se hospedar em Fernando de Noronha – 80 opções de pousadas

Fernando de Noronha – Tudo o que você precisa saber antes de viajar

Vai para Fernando de Noronha? Confira todas as opções de hospedagem na ilha!
banner-booking

Sobre o autor

Niteroiense de nascença, Botafogo de coração, Relações Públicas por formação, blogueira e viajante por paixão! Ama destinos históricos e visitar Museus em todo o mundo, mas não dispensa uma boa praia. Para ela, uma viagem não está completa sem apreciar (e bem) a culinária local e as lojas, claro.