Close

Você podia até não saber o nome desse lugar, mas com certeza já o tinha visto em alguma foto. A Baía dos Porcos é um dos principais pontos de Fernando de Noronha. Além de ser  um lugar incrível com rica vida marinha e água cristalina, a Baía fica nada mais nada menos que em frente ao Morro Dois irmãos. Os dois formam assim o principal cartão postal de Noronha e uma das paisagens mais belas de se ver ao vivo.

Baía dos Porcos e Morro Dois Irmãos - os cartões postais de Noronha
Baía dos Porcos e Morro Dois Irmãos – os cartões postais de Noronha

Mirante da Baía dos Porcos x Baía dos Porcos por baixo

Quando eu estava planejando a minha viagem, eu achei bem confuso o fato do mirante da Baía dos Porcos ser longe do acesso (por baixo) para a Baía. Não entendia direito essa logística e essa pode ser uma dúvida sua também.

São dois passeios diferentes. Aquele visual incrível que você tem da Baía dos Porcos lá de cima, você verá quando for conhecer a Praia do Sancho. O acesso ao Mirante é feito pelo PIC Sancho que controla a entrada para a praia e para os vários mirantes que se tem no caminho.

Baía dos Porcos e Morro Dois Irmãos - os cartões postais de Noronha
Baía dos Porcos vista do Mirante

Já para acessar a Baía por baixo, você terá que ir até a Praia da Cacimba do Padre e de lá fazer uma curta trilha pelas pedras vulcânicas. Ou seja, são passeios diferentes.

É possível fazer os dois passeios no mesmo dia? Sim. Mas aí você terá que pegar outro transporte da Praia do Sancho até a Cacimba do Padre para conhecer a Baía dos Porcos por baixo.

Nós optamos por dedicar um dia à Praia do Sancho e ao Mirante Dois Irmãos e contamos mais detalhadamente desse passeio em Praia do Sancho e Mirante Dois Irmãos – o melhor passeio de Noronha. Agora vamos contar como chegar na Baía dos Porcos.

Como chegar na Baía dos Porcos

Para chegar à Baía dos Porcos você terá que ir até a Praia da Cacimba do Padre. Quando perguntávamos aos moradores se essa praia possuía alguma estrutura (principalmente porque estávamos com nosso filho bebê) as pessoas costumavam responder que sim, mas não espere muita coisa. Lá você irá encontrar dois restaurante bem rústicos (um é a Barraca das Gêmeas, que é realmente uma barraca) e apenas dois banheiros químicos colocados para os turistas.

Baía dos Porcos e Morro Dois Irmãos - os cartões postais de Noronha
Estacionamento na praia Cacimba do Padre

Entrando na praia, você irá caminhar cerca de 200 metros à sua esquerda, em direção ao Morro Dois Irmãos. Ali você irá encontrar o início do caminho de pedras que leva até a Baía dos Porcos.

O lugar não é de difícil acesso, nós mesmos fizemos com o Bernardo no canguru sem problemas, porém, é um caminho de pedras, algumas vezes escorregadio e sempre irregular. Por isso aconselhamos que as pessoas não o façam de chinelo ou sandálias. O ideal é usar tênis ou sapatilhas como essas (foto abaixo) que nós usamos. Elas são leves e apropriadas para praia. Esses modelos nós encontramos na Decatlon.

Baía dos Porcos e Morro Dois Irmãos - os cartões postais de Noronha
Inicio do caminho que leva até a Baía dos Porcos

Baía dos Porcos e Morro Dois Irmãos - os cartões postais de Noronha

Indo bem devagar, você não irá levar nem 10 minutos caminhando pelas pedras. No caminho, fique atento às piscininhas naturais que se formam nas pedras. Elas são perfeitas para dar uma relaxada quando você estiver voltando e também para as crianças. Muitos peixinhos ficam ali e a água fica mais quente. Nosso filho adorou!

Baía dos Porcos e Morro Dois Irmãos - os cartões postais de Noronha
Piscinas naturais antes de chegar na Baía dos Porcos

Chegando na Baía dos Porcos

Pouco antes de acabar o caminho de pedras você toma aquele choque de beleza (que é comum em Noronha). Na Baía dos Porcos as águas são calmas e cristalinas e o visual de qualquer ângulo é incrível. Além disso, o local é um dos melhores pontos em Noronha para mergulhar de snorkel.

Baía dos Porcos e Morro Dois Irmãos - os cartões postais de Noronha

Optamos por ir bem cedo à praia para aproveitar a sombra natural da encosta e também porque no meio do dia a maré sobe muito cobrindo grande parte da areia e deixando o caminho de pedras bem mais difícil.

Nós chegamos às 8h30 e não tinha absolutamente ninguém no lugar. Aproveitamos para tirar várias fotos e depois fomos direto para a água (um de cada vez, é claro). Os primeiros turistas começaram a chegar por volta de 9h15 e por volta das 10h30, que o lugar começa a ficar mais cheio.

Baía dos Porcos e Morro Dois Irmãos - os cartões postais de Noronha

Às 11h já não havia sombra natural e a maré já havia subido bastante, ocultando até muitas pedras. Como o sol também já estava bem forte, optamos por voltar nesse horário. Na volta ainda paramos em uma das piscinas naturais que se formam no caminho que dá acesso a Baía dos Porcos. Como falamos, o lugar é ideal para relaxar principalmente se você estiver com crianças.

Vale a pena separar um turno para esse passeio, ou uma manhã inteira ou uma tarde. Se programe pela tábua de marés e não esqueça o seu snorkel!

Baía dos Porcos e Morro Dois Irmãos - os cartões postais de Noronha
Morro Dois Irmãos ao fundo

Maré baixa ou maré alta?

É importante ficar atento à tábua de marés antes de montar o seu roteiro e escolher o dia que você vai conhecer a Baía dos Porcos.

Com a maré cheia (acima de 2.0) o acesso à Baía dos Porcos começa a ficar complicado. Acima de 2 já é considerada “maré alta” e a água costuma invadir o caminho de pedras que dá acesso a Baía.

Então o ideal é fazer na maré baixa, certo? Mais ou menos. Nós fizemos a Baía dos Porcos com maré 0.2, ou seja, muito baixa. Nós nos programamos para isso pois estávamos com nosso filho Bernardo e gostaríamos de pegar a faixa de areia que fica na baía quando a maré está baixa.

Baía dos Porcos e Morro Dois Irmãos - os cartões postais de Noronha

Por esse lado foi ótimo. Conseguimos montar a barraca de praia na areia e curtimos boa parte da manhã lá. Por outro lado, durante a maré muito baixa, a vida marinha não é tão rica assim. Eu mesmo vi poucos peixes. Depois eu li que quando a maré está alta, é possível observar uma variedade enorme de peixes e até tartarugas.

Portanto fica a dica: o ideal é visitar o local com maré entre 0.5 e 1.8.

Mesmo assim o passeio valeu muito a pena! Nós optamos por voltar para a Vila dos Remédios para almoçar principalmente por causa do Bernardo. Queríamos que ele descansasse um pouco. Mas uma sugestão é conhecer a Baía dos Porcos e depois ficar curtindo a Praia da Cacimba do Padre.

Baía dos Porcos e Morro Dois Irmãos - os cartões postais de Noronha

Os dois “restaurantes” não oferecem muita variedade, mas possuem o famoso peixe na folha de bananeira e alguns petiscos. O preço é salgado até para Noronha, mas é uma opção para quem quiser ficar o dia na praia. Afnal, em uma viagem para Noronha, todo minuto é valioso!


Quer ler mais sobre Fernando de Noronha? Confira também:

Praia do Sancho e Mirante Dois Irmãos – O melhor passeio de Noronha

Onde se hospedar em Fernando de Noronha – 80 opções de pousadas

Fernando de Noronha – Tudo o que você precisa saber antes de viajar

Praia do Sueste – nadando com tubarões e tartarugas em Noronha

Vai para Fernando de Noronha? Confira todas as opções de hospedagem na ilha!
banner-booking

Sobre o autor

Carioca da gema, flamenguista, psicólogo e apaixonado por fotografia. Para ele, qualquer lugar é perfeito com céu azul, sol e uma cerveja gelada. Após dois anos morando em Dublin, é hora de retomar a vida no Brasil e desbravar cada cantinho do nosso país.