Um dos motivos que mais atrai turistas a Noronha é a possibilidade de poder ver de perto uma riquíssima vida marinha. Tartarugas, tubarões (os do bem), raias, moréias e peixes, muitos e de diferente espécies. Todos esses animais que para muitos só é possível conhecer por livros, TV ou indo a aquários, vivem livres em Noronha.

Se você está com sua viagem marcada para Noronha e está ansioso para também ver de perto toda essa riqueza marinha, a Praia do Sueste é o seu lugar!

Nós também estávamos contando os dias para ver com nossos próprios olhos o que já tínhamos lido, que o Sueste reúne o ecossistema marinho mais completo da ilha. Assim, não demoramos muito e no dia seguinte em que conhecemos a Praia do Sancho e o Mirante dos Dois Irmãos, partimos cedo para conhecer a Praia do Sueste.

praia do sudeste fernando de noronha

Praia do Sueste – um cenário único dentro e fora do mar

A Praia do Sueste faz parte do Parque Nacional Marinho de Noronha e, portanto, para poder ir até a praia é preciso pagar a taxa de visitante junto à Econoronha. A taxa custa R$99 (crianças abaixo de 5 anos não pagam) e é válida por 10 dias para visitar quantas vezes quiser qualquer área do parque (a Praia do Sancho também faz parte do Parque).

Assim como no Sancho, a entrada é regulada no PIC Sueste. Passamos primeiro pela lojinha e, uma vez validado o cartão que comprova o pagamento da taxa, chegamos no deck de frente à praia. Caso queira, é possível pagar a taxa no próprio PIC – Posto de Informação e Controle, tanto no Sueste, quanto no Sancho, mas para agilizar você pode pagar a taxa pela internet e retirar seu cartão na sede da Econoronha.

praia do sudeste fernando de noronha
Deck com café, aluguel de equipamentos, armários, chuveiro de água doce e mesas e barracas.

Ali encontramos mais uma vez uma ótima estrutura com lanchonete, mesas com guarda-sol, banheiros, chuveiro de água-doce e também serviços de aluguel de máscara e snorkel, colete salva-vidas (R$10) e barraca de praia (R$13); e armários para guardar seus pertences.

Essa praia é monitorada por pesquisadores e, por esta razão ela é dividida em três áreas, onde bóias demarcam quais são as áreas permitidas para banho. A parte central é livre e na parte lateral direita só é permitida a flutuação para não matar os recifes e corais que alimentam peixes e tartarugas (lembra que falamos que há aluguel de coletes e kit snorkel em uma das lojas no deck?). A parte lateral da esquerda é proibida e somente pesquisadores previamente autorizados pelo Parque podem mergulhar por lá.

praia do sudeste fernando de noronha

Área cuja entrada só é permitida usando coletes salva-vidas.

Também é preciso ficar ligado no horário para visitar o Sueste. A praia “abre” às 9h e “fecha” às 16h. Isso mesmo! O PIC fecha as portas e não é permitida mais a presença de banhistas na praia. Isso se deve ao fato de que a tarde tartarugas e tubarões costumam chegar bem mais próximo à areia para sua alimentação e a presença humana atrapalha esse comportamento.

Nós chegamos bem cedo e encontramos a praia praticamente vazia, se não fosse um grupo de crianças tendo aula da creche na praia. Sério mesmo! Fiquei com inveja e pensei que se minhas aulas tivessem sido em um paraíso como aquele talvez eu tivesse tido melhores notas em Ciências.

Levamos nossa barraca de sol, que alugamos na Pousada, e nossos próprios kits com máscara e snorkel. Como estávamos com nosso filho e não iríamos mergulhar juntos, optamos por alugar apenas um colete salva-vidas. A taxa de aluguel é pelo dia inteiro até a hora do fechamento do PIC.

Mas nem foi preciso mergulhar ou ir até o fundo para encontrar o mais famoso morador do Sueste. A água é tão clara que de longe consegui ver um pequeno tubarão nadava tranquilamente bem na parte central (a que é livre para banho) e rasa da praia. A cada aparição do “rapaz” uma onda de pessoas corriam com seus celulares e GoPros em busca de um clique com o tubarão. Acho que ele estava com mais medo das pessoas, do que as pessoas dele.

praia do sudeste fernando de noronha
Olha o tuba!!! Nessa primeira foto que publicamos no stories do Instagram @deixadefrescura dá para ver que o tubarão estava bem pertinho da areia.

Brincadeiras à parte, os tubarões de Noronha são em tese inofensivos devido ao ecossistema equilibrado no qual vivem. Então vamos mantê-lo assim!

Já as tartarugas não foram tão fáceis de se ver. Por isso existem guias que mergulham com você (de colete e snorkel, nada de cilindro) pela parte lateral da direita até o fundo e mostram onde as tartarugas costumam ficar. O preço pode ser R$60 para um mergulho individual e R$40 caso você aceite ir com mais uma pessoa. Não há máximo de tempo. O guia fica com você até pelo menos uma tartaruga ser avistada. E se vierem mais outros animais marinhos,  melhor ainda!

praia do sueste fernando de noronha mergulho com tartarugas

Como chegar na Praia do Sueste

A Praia do Sueste é, na minha opinião, a praia com acesso mais fácil. A estrada até a Praia é totalmente asfaltada e para quem for de ônibus, o ponto final é bem em frente ao PIC.

A passagem custa R$5 e o ônibus passa a cada 30 minutos. Já para quem optar pelo taxi, a corrida saindo da Vila dos Remédios sai a R$ 31 (R$37 na tabela 2 – domingos e feriados).

praia do sueste fernando de noronha
Cadê a mamãe?

Dicas de roteiro para incluir a Praia do Sueste

Trilha das piscinas naturais do Abreus + Praia do Sueste

A trilha para as piscinas naturais do Abreus fica na Estrada Velha do Sueste, um caminho ainda de terra e pedras que vai até a entrada da praia. Para quem optar por fazer a trilha, uma opção é seguir andando até o Sueste depois para curtir a praia.

Praia do Sudeste + Praia do Boldró

Tradicionalmente a captura das tartarugas promovida pelo Projeto Tamar para monitoramento das espécies é feita na Praia do Sudeste, mas na data em que fomos (outubro de 2017) estava acontecendo na Praia do Boldró. Como normalmente ela é feita às 15h e a praia do Sueste fecha às 16h, uma opção de roteiro é visitar o Sueste e sair um pouco antes para assistir à captura no Boldró (foi o que nós fizemos).

praia do sueste fernando de noronha
Achou a mamãe!!!

Quer ler mais sobre Fernando de Noronha? Confira também:

Onde se hospedar em Fernando de Noronha – 80 opções de pousadas

Praia do Sancho e Mirante Dois Irmãos – O melhor passeio de Noronha

Fernando de Noronha – Tudo o que você precisa saber antes de viajar

Vai para Fernando de Noronha? Confira todas as opções de hospedagem na ilha!
banner-booking

Sobre o autor

Niteroiense de nascença, Botafogo de coração, Relações Públicas por formação, blogueira e viajante por paixão! Ama destinos históricos e visitar Museus em todo o mundo, mas não dispensa uma boa praia. Para ela, uma viagem não está completa sem apreciar (e bem) a culinária local e as lojas, claro.