Fernando de Noronha é famosa por suas praias lindíssimas de águas cristalinas, mas se tem uma que está no topo da lista de qualquer viajante e que merece uma atenção especial, é a Praia do Sancho. Ela foi eleita por três anos seguidos pelo TripAdvisor (baseada na avaliação de seus usuários) a praia mais bonita do mundo e não foi a toa.

Separamos o nosso primeiro dia em Fernando de Noronha para conhecer a Praia do Sancho. Afinal, uma praia que é eleita a mais bonita do mundo merece uma visita com bastante calma e nossa ideia era passar o maior tempo possível nela e também conhecer seus mirantes.

Praia do Sancho em Fernando de Noronha
Praia do Sancho vista do primeiro mirante

Como seria a primeira vez que nosso filho Bernardo (com 6 meses) iria entrar no mar (nada mal começar com a Praia do Sancho né?), pesquisamos muito sobre a praia e nos preparamos para que o passeio fosse perfeito. E foi mais que perfeito!

Nossa visita à Praia do Sancho

Acordamos bem cedo, alugamos um guarda sol no hotel (R$ 30) e pegamos um táxi ( V. Remédios > Praia do Sancho R$ 37 na bandeira 2) até a Praia do Sancho. O acesso é feito pelo PIC Golfinho – Sancho, que fica aberto todos os dias de 6h30 às 18h30. Para acessar o lugar é necessário ter o ingresso para o Parque Nacional Marinho, controle feito pela Econoronha. O ingresso custa R$99 para brasileiros acima de 5 anos e é válido por 10 dias para visitar quaisquer pontos do Parque.

O lugar tem uma excelente estrutura: lojinha com diversos produtos, lanchonete com preços justos (para os padrões de Noronha), banheiros, chuveiro com água doce e passarelas de madeira que te levam até a praia do Sancho e para os mirantes.

Praia do Sancho em Fernando de Noronha - PIC Sancho
PIC – Sancho – Golfinho

Entramos no parque as 7h40 e nossa primeira parada seria o mirante da praia do Sancho. Em menos de 10 minutos de caminhada já estávamos lá.

PIC Sancho Golfinho - trilha bem sinalizada
Placas indicando os caminhos para a Praia do Sancho e para os mirantes

Wooww!!! Um visual incrível, de tirar o fôlego! Praia deserta e pouquíssimas pessoas no mirante disputando o melhor ângulo para as fotos. Nesse momento você entende porque a praia foi eleita mais de uma vez como a mais bonita do mundo. O lugar é lindo demais!

Praia do Sancho em Fernando de Noronha
Praia do Sancho vista do mirante. A passarela que dá acesso aos mirantes é larga e bem nivelada. É possível ir até de carrinho de bebê até. Nós preferimos usar o canguru da Ergobaby para levar o Bernardo para termos mais mobilidade.

Após algumas fotos, optamos por deixar a visita aos outros mirantes para depois e aproveitar que a praia praticamente só para a gente. Era a hora de enfrentarmos a temida escada da Praia do Sancho.

A temida escada da Praia do Sancho

Só existem duas maneiras de se chegar à Praia do Sacho: via passeio de barco ou via passarela dos mirantes + escada. No passeio de barco, os mesmos deixam os visitantes dentro do mar, pois não é permitido que eles atraquem na praia. Não é uma distância longa para nadar, mas impossível com crianças pequenas.

A outra opção é seguir pela passarela dos mirantes e descer por duas escadas verticais até o nível o mar. Muitas pessoas nos alertaram sobre as escadas para a Praia do Sancho. A grande maioria nos alertava que seria impossível descer com um bebê de colo. Vimos muitas fotos do local antes e resolvemos tentar.

E lá fomos nós! Ao ver a escada e o espaço que tinha para descer, concluímos que era mais seguro do que imaginávamos. A Jéssica, que já estava usando o nosso canguru da Ergobaby, desceu com o Bernardo calmamente. Assim que ela chegou no final da primeira descida eu fui com as mochilas e toda a tralha que levamos para a praia (lembra que era a nossa primeira vez na praia com o Bernardinho né? Acabamos levando coisas demais).

A descida foi muito tranquila. A escada é fixa e os degraus dão bem largos. O apoio para as mãos é feito nas laterais para facilitar a descida. A melhor forma de descer com um bebê é fazendo o uso de um canguru ou um sling. Assim, a mãe (ou pai) ficam com as mãos livres para se segurar bem na escada e o bebê fica bem “colado” ao corpo com se estivesse no colo.

Escadaria do Sancho - É possivel sim descer com bebês
Escadaria do Sancho – É possivel sim descer com bebês =)

Desci a escadaria com duas mochilas, dois conjuntos de snorkel + nadadeiras e a bendita barraca de 30 reais. Mesmo ficando todo enrolado e meio entalado entre a rocha e a escada deu tudo certo.

Na volta, descobrimos que tem uma corda no topo da escada que você pode usar para descer bolsas e mochilas presas a um gancho. Mas só descobrimos isso depois que subimos a escada com toda a tralha novamente.

São duas escadas de ferro como essa da foto, seguida por mais uma escadaria tradicional até finalmente se chegar na praia.

Chegando na Praia do Sancho

Chegamos na praia mais bonita do mundo! Completamente vazia, uma praia só para nós! Descemos uma escadinha de pedra até chegar na areia e fomos para o lado direito da praia. Após alguns metros de caminhada achamos uma árvore fazendo uma sombra gigantesca. Era lá que íamos ficar!

Praia do Sancho - Fernando de Noronha
Árvore fazendo uma boa área de sombra na Praia do Sancho

É importante lembrar que passando da entrada do Parque Nacional Marinho onde tem a lanchonete, você não encontrará estrutura nenhuma. Como nossa ideia era ficar bastante tempo lá, levamos sanduíches e água.

Para a nossa alegria o Bernardinho amou estar na praia. Ele se sentiu super bem na areia e abria um sorriso gigantesco toda vez que entrava na água com a gente. Fez o maior sucesso na praia!

Bernardinho sorridente =)

Por estar com um bebê de colo, eu e Jéssica nos revezávamos para curtir a praia. Hora um entrava na água e o outro ficava com o Bernardo e vice versa.

Não deixe de ir com máscara e snorkel para a Praia do Sancho. Toda vez que eu nadava até os corais encontrava espécies de peixe de todas as cores e tamanhos. Também cheguei a ver duas arraias na parte mais rasa da praia. Infelizmente não cheguei a ver tubarão nem tartaruga na praia do Sancho.

Praia do Sancho - Fernando de Noronha
Não deixe de levar seu snorkel

A partir das 11h começam a chegar alguns barcos e a praia começa a ficar um pouco mais cheia. Como já disse, eles não podem atracar na Praia do Sancho, mas os turistas que lá estão costumam ir nadando até a areia para conhecer melhor a praia. Nesse momento pode ser interessante sair da ponta direita da praia e ir para a outra ponta. Além de pegar uma área completamente vazia, conversando com os moradores da ilha eu descobri que as chances de ver tartarugas e tubarões são maiores por lá.

Ficamos na praia de 8h até as 14h30. O tempo todo na sombra, de baixo da árvore (só cuidado para não levar uma bomba dos pássaros que lá fazem ninho e com os calangos que vêm em busca de comida). Era hora de conhecer o Mirante da da Baía dos Porcos.

Hora de conhecer o Mirante da Baía dos Porcos

Após o treco onde está a escada, a passarela de madeira segue pela direita até mais mirantes. Passamos por mais outro mirante da praia do Sancho (pausa para fotos) e em menos de 10 minutos já estávamos no Mirante da Baía dos Porcos / Dois Irmãos. Mais um choque de beleza. Aquela paisagem foi a mais bonita de todos os mirantes anteriores!

Morro dois irmãos e Baia dos Porcos

Para segurança e maior comodidade dos visitantes, a área do mirante (ainda com passarela de madeira é bem grande e ampla). Mas passando dela há a área do antigo “fortinho” e que por isso ainda permanece preservada sem passarela.  É uma área aberta para os visitantes apreciarem o visual sem um corrimão de madeira atrapalhando as fotos. É de lá que você fica de frente com um dos maiores cartões postais de Fernando de Noronha, o Morro Dois Irmãos.

Morro dois irmãos - Fernando de Noronha

Após muitas fotos, era hora de voltar. Acabamos não conhecendo o Mirante dos Golfinhos. Dizem que é possível avistar (de longe) golfinhos no mar, mas tem que ser bem cedo, por volta das 7h. Como a nossa prioridade era a praia do Sancho e não queríamos cansar muito o nosso filho, acabamos achando um passeio dispensável.

Voltamos para o hotel por volta das 16h30 e ainda tivemos tempo para assistir o pôr do sol na Praia do Meio, mas isso é história para outro post =)

Minha sugestão é que você reserve um dia inteiro para fazer esse passeio. Vale muito a pena. Mas se o seu tempo na ilha é curto e seu roteiro está mega otimizado, tente chegar bem cedo para ocupar uma manhã inteira com esse passeio que certamente é um dos melhores de Fernando de Noronha.

Quer ler mais sobre Fernando de Noronha? Confira também:

Onde se hospedar em Fernando de Noronha – 80 opções de pousadas

Fernando de Noronha – Tudo o que você precisa saber antes de viajar

Vai para Fernando de Noronha? Confira todas as opções de hospedagem na ilha!
banner-booking

Sobre o autor

Carioca da gema, flamenguista, psicólogo e apaixonado por fotografia. Para ele, qualquer lugar é perfeito com céu azul, sol e uma cerveja gelada. Após dois anos morando em Dublin, é hora de retomar a vida no Brasil e desbravar cada cantinho do nosso país.