займ онлайнкредиты онлайн
Close

Quando falamos de Alemanha nos lembramos de: salsichão, nazismo, Hittler, idioma difícil e claro, de cerveja! Os alemães são tão fanáticos por cerveja quanto os belgas, e hoje estão em segundo lugar no ranking dos maiores bebedores de cerveja do mundo.

Na Alemanha se consome muuuuuita cerveja mesmo. Só para se ter uma noção, hoje a cerveja é a terceira bebida mais consumida no país, perdendo apenas para água e café. E para manter esse amor pela cerveja ativo são necessárias cerca de 1200 cervejarias que produzem aproximadamente 6 mil marcas, e todas são distribuídas pelo país e pelo o mundo.

Os alemães levam cerveja muito, mas muito, a sério e isso gerou até uma lei no país. A lei de Reinheitsgebot, também conhecida como Lei de Pureza da Cerveja, foi instituída em 1516 e determina que a partir dessa data toda cerveja produzida em terras alemãs deve ter nos ingredientes apenas malte, água pura e lúpulo. Ou seja, você irá tomar uma cerveja tradicional e pura se escolher as alemãs.

Se você está planejando uma viagem para Alemanha e curte beber aquela breja, precisa saber que existem vários tipos de cerveja por lá, cada um com sua peculiaridade. Escuras, leves, florais, amargas, tem de tudo e para todos os gostos!

Neste artigo vamos explicar um pouco sobre todos os tipos de cerveja que você irá encontrar no país do Oktoberfest, a maior festa cervejeira do mundo, e onde tomá-las.

Os tipos de cervejas alemãs

Pilsen: É a cerveja mais consumida no país. É preparada por baixa fermentação e mais leve. Geralmente é servida em copos com formato de tulipa e sempre acompanhada da sua espuma cremosa no topo.

Weissbier: Considerada uma das mais famosas cervejas alemãs, é servida em canecos gigantes de 1 litro. Com aromas florais e feita de trigo. E aí, vai encarar?

Kolsch: Bem típica na região da Colônia. O sabor é muito delicado, com aromas florais e frutados que são inconfundíveis. É servida em copos de 250 ml.

Shwarzbier: É feita com malte torrado e por isso tem coloração mais escura. É bem leve, porém tem um toque amargo. Durante algum tempo foi a mais consumida na Alemanha, mas isso mudou desde o último século.

Helles: É bem parecida com a pilsen, também é leve e doce, com quantidade maior de malte.

Berliner Weisse: É a carro chefe em Berlim e a preferência da maioria na capital alemã. Tem um sabor bem ácido e coloração turva. Muitas pessoas costumam tomar com xaropes de frutas, mas vale provar pura, já que essa iguaria é encontrada praticamente só em Berlim.

Melhores lugares para tomar cerveja na Alemanha

Biergarten da Alexanderplatz: Fica bem no centro de Berlim e é um dos mais famosos da cidade. Para se sentir um local vale pedir uma Berliner com salsicha e fritas, um verdadeiro programa alemão.

Torre Chinesa do Englischer Garten: Localizado em Munique, é o maior biergarten de toda a Alemanha. Serve diversos tipos de breja e recebe turistas durante o ano todo, inclusive no inverno.

Augustiner Bierhalle: Também está localizado em Munique e é a cervejaria mais antiga de lá. Geralmente é muito frequentada por locais, por isso o clima lá não é tão turístico e festivo. Se quiser ter uma experiência com cerveja bem raiz, lá é o lugar!

Stone: É uma cervejaria bem intimista em Berlim, onde é super difícil encontrar filas na entrada. O cardápio é sensacional, com muitas opções de brejas e comidas bem saborosas. O lugar é lindo, com decoração rústica e capacidade para centenas de pessoas.

Beck’s: Partindo para o norte da Alemanha, a Beck’s está localizada em Bremen. Lá você vai encontrar muito mais que uma cervejaria. É possível fazer uma visita guiada e conhecer alguns processos de produção dessa cerveja amarga. Além disso, no final da visita pode-se ver um museu com a história completa da marca.

Luna Bar: Em Frankfurt, o bar possui uma carta de cerveja bem interessante para quem quer tomar uma na cidade. Além disso, uma imensidão de tipos de cocktails. Um ambiente elegante com música ao vivo e uma galera interessante é o que você vai encontrar por lá.

Altes Mädchen: O lugar perfeito para apreciar uma breja alemã em Hamburgo. A atmosfera do lugar é bem diferenciada com um visual incrível! A dica para lá é fazer uma refeição enquanto prova um dos 50 tipos diferentes de cerveja do cardápio.

Biergarten da Cervejaria Früh: Fica no centro de Colônia e é um dos melhores lugares para se provar a famosa Kolsch. Se estiver turistando pelo centro de Colônia, dê uma pausa para almoçar lá, fica bem próximo da Catedral de Colônia.


Vai vistar a Alemanha? Clique aqui e garanta seu seguro viagem com desconto pela Mondial Assistance.

Confira Também:

Onde se hospedar em Berlim – Dicas de bairros e hotéis

Alemanha – Tudo o que você precisa saber antes de viajar

Berlim – 9 pontos turísticos para se apaixonar pela cidade

Vai viajar para Alemanha? Confira todas as opções de hotéis!
banner-booking

Sobre o autor

Natalia Medina

Radialista, paulista e literalmente LOUCA por viagem! Ama destinos exóticos com muita história e curte mergulhar na cultura local. Apaixonada por gastronomia e música, sempre tentando unir essas paixões com as trips pelo mundo.