Close

Engana-se quem pensa que Arraial do Cabo só “começa” depois da Prainha. Pois é! Confesso que por muito tempo fui uma dessas pessoas. Perdi as contas de quantas vezes visitei Arraial do Cabo, mas só passava o dia na Prainha, Praia Grande, Praia do Forno e nas Prainhas do Pontal do Atalaia. Não que não valha a pena fazer isso. Oh, se vale! Essas são as principais e mais conhecidas praias de Arraial, não só pela beleza como também pela facilidade no acesso. Mas a cidade guarda outros tesouros e o primeiro deles é a Praia do Pontal!

Como chegar na Praia do Pontal

Praia do pontal - melhores praias de arraial do cabo

A Praia do Pontal é a primeira praia de Arraial do Cabo. Primeira mesmo! Passado o famoso portal que dá boas vindas aos visitantes à esquerda de quem entra na cidade está a rua que dá acesso à praia.

A estrada é de terra e bem irregular. Em princípio até parece que se está no caminho errado, mas logo ao longe é possível ver as árvores casuarinas que parecem abraçar a praia.

Ela fica a apenas 4 km do centro de Arraial do Cabo, ou seja, dá tranquilamente para se hospedar mais para “dentro” da cidade e ainda ficar perto o suficiente para passar um dia nessa praia.

Confira nossas dicas de pousadas em Arraial em 4 melhores pousadas em Arraial do Cabo.

Praia do pontal - melhores praias de arraial do cabo
Praia do Pontal – a nova queridinha de Arraial do Cabo

Como é a Praia do Pontal

A Praia do Pontal na prática é uma continuação da Praia do Forte, Praia das Dunas e Praia do Foguete, em Cabo Frio. A coloração da areia é bem parecida com a dessas praias, assim como a da água.

Não há quiosques ou qualquer estrutura na praia, o que é parte grande do seu charme.

Praia do pontal - melhores praias de arraial do cabo
Praia do Pontal – a nova queridinha de Arraial do Cabo

A faixa de areia é bem extensa (cerca de 700 metros de extensão) e, acima de tudo, limpa! A areia é branca e bem fina. Uma delícia! Não há nada no caminho. Nem quiosques, mesas… Nada! Uma tranquilidade única em Arraial. Até a Praia do Farol, que só é acessível por barco e tem um tempo de permanência limitado, fica mais cheia que a Praia do Pontal.

Durante os meses de alta temporada (novembro a fevereiro) costumam aparecer na praia alguns traillers/foodtruck vendendo comida e bebida, assim como alguns ambulantes. Quando fomos em maio desse ano, não havia ninguém (o que nós gostamos, particularmente).

Já a água costuma ter mais ondas do que as demais praias de Arraial do Cabo, mas é igualmente limpa e com aquela cor característica da região: azul caribenho. Como é uma praia de mar aberto, a tendência é que a água seja mais gelada também, mas nem tanto quanto na Praia Grande.

O que saber para ir à Praia do Pontal

Assim como em toda a Arraial do Cabo, também há “guardadores de carro” na Praia do Pontal. O ticket de estacionamento custa R$20 (sim, acreditem!) e ao menos é válido para todas as praias da cidade com exceção do acesso ao Pontal do Atalaia (que custa mais R$20).

Antes de se chegar à areia da praia em si é preciso atravessar uma área com árvores e vegetação. Embora seja cercada para que carros não ultrapassem e invadam a área, não há placas indicando que não é permitido ficar ali. Dessa forma, em alta temporada é comum encontrar ali barracas e cadeiras de pessoas que resolvem passar o dia inteiro na praia. Se for a sua ideia fazer o mesmo, lembre-se de levar consigo todo o lixo!

Praia do pontal - melhores praias de arraial do cabo
Praia do Pontal – a nova queridinha de Arraial do Cabo

Apesar de afastada e não muito procurada, a Praia do Pontal também conta com uma cabine de salva-vidas.

Para chegar de ônibus na Praia do Pontal em Arraial do Cabo é um pouco mais difícil. É preciso saltar no ponto antes do Portal e ir andando pela estrada de terra, ou pedir carona a algum carro que esteja entrando ali. Só em baixa temporada que talvez você tenha mais sucesso andando do que esperando por alguma carona.

Vale a pena?

Se vale a pena? Claro que sim! Arraial do Cabo é sempre uma boa ideia e uma praia com ar de intocada parece até ser muito bom para ser verdade. Mas ela existe! Agora só falta você correr e ir conhecê-la também!


Quer saber mais sobre Arraial do Cabo? Confira também:

Passeio de barco em Arraial do Cabo

As 5 melhores praias de Arraial do Cabo

Arraial do Cabo: o paraíso do Atlântico

Confira também outras opções de hospedagem em Arraial do Cabo!
banner-booking

Sobre o autor

Niteroiense de nascença, Botafogo de coração, Relações Públicas por formação, blogueira e viajante por paixão! Ama destinos históricos e visitar Museus em todo o mundo, mas não dispensa uma boa praia. Para ela, uma viagem não está completa sem apreciar (e bem) a culinária local e as lojas, claro.