займ онлайнкредиты онлайн
Close

Dia de sol no Rio de Janeiro e mais uma vez saímos para um passeio tipicamente carioca: uma visita ao Parque Lage! Mais conhecido como um dos cenários mais disputados no Rio para sessões de fotos de casais, gestantes e de moda o Parque Lage hoje também é uma ótima opção para quem busca um lugar para um passeio em família ou simplesmente relaxar em um cenário que une muito verde e arquitetura.

Um pouco de história

Muito da beleza do Parque Lage se deve à mistura das árvores nativas da Mata Altântica presentes em todo o espaço, do cenário de fundo com o Corcovado e o Cristo Redentor e, claro, do lindo casarão do século XIX que se ergue no meio de tudo isso coroando a paisagem.

parque lage rio de janeiro jardim botânico

O espaço foi um antigo engenho de açúcar durante a época do Brasil Colônia. O Engenho Del-Rey englobava não só o espaço onde hoje é o Parque Lage como se estendia até a Lagoa Rodrigo Freitas. O Engenho teve alguns donos até que apenas parte dele foi adquirido por um nobre inglês no século XIX. Foi ele quem começou as transformações do espaço e transformando em um jardim inspirado nos existentes na Europa.

Mas foi nas mãos de Henrique Lage (século XX) que o jardim ganhou o casarão pelo qual hoje é tão famoso. Conta-se que ele mandou construir o casarão inspirado nos palácios romanos para agradar sua esposa, a artista italiana Gabriela Besanzoni. Como não amar essa historia, né?

parque lage rio de janeiro jardim botânico

Hoje o espaço serve de sede para a Escola de Artes Visuais do Parque Lage e toda a beleza do Parque com suas cavernas e lagos são abertos ao público.

O passeio pelo Parque Lage

Existem muitas formas de curtir o Parque Lage, seja apenas tomando um delicioso café da manhã ou visitando uma das várias cavernas e lagos (artificiais) que existem parque adentro. Mas talvez a mais famosa seja apenas ficar relaxando no gramado bem em frente ao casarão.

parque lage rio de janeiro jardim botânico

Nós levamos o Bernardo para pegar um pouco de sol ali e não fomos os únicos. Dividindo o espaço na grama encontramos outras famílias com crianças e bebês, casais, grupos de amigos… Tinha de tudo e de todos. Só não vale levar animais. Por mais mansos que o seu bichinho possa ser, tem muitas crianças pequenas por lá.

A dica é aproveitar o gramado para relaxar, bater um papo e tomar um sol mesmo. Se quiser comer bem vá até o Plage Café que além do visual lindo oferece café da manhã e almoço deliciosos.

Como chegar?

O Parque Lage localiza-se no bairro do Jardim Botânico (bem próximo ao Jardim Botânico do Rio mesmo), na Zona Sul da cidade. De metro, é preciso pegar a integração em direção à Gávea na estação de Botafogo e saltar no ponto do Hospital da Lagoa.

Para quem for de carro, é preciso estacionar nas ruas próximas ou nos estacionamentos pagos. Visitantes não podem estacionar no Parque em si.

parque lage rio de janeiro jardim botânico
De costas para tirar o soninho e de frente para ver o mundo no Ergobaby 360

Parque Lage é grátis!

Sim! A entrada no espaço do Parque Lage é totalmente gratuita. E para quem quiser aproveitar mais do que a paisagem, a Escola de Artes Visuais oferece oficinas e cursos pagos para crianças e adultos. A agenda de eventos vocês encontram no site oficial.

parque lage rio de janeiro jardim botânico


Para mais dicas de roteiros pelo Rio de Janeiro veja nossa coluna Rotas Cariocas.

Veja mais sobre passeios em família no Rio:

Mirante Dona Marta – Rotas Cariocas

Bondinho do Pão de Açúcar – Tudo sobre esse passeio imperdível no Rio 

Vista Chinesa e Cachoeiras do Horto – Rotas Cariocas

Veja aqui opções de hospedagem no Rio de Janeiro para todos os bolsos:

banner-booking

 

Sobre o autor

Niteroiense de nascença, Botafogo de coração, Relações Públicas por formação, blogueira e viajante por paixão! Ama destinos históricos e visitar Museus em todo o mundo, mas não dispensa uma boa praia. Para ela, uma viagem não está completa sem apreciar (e bem) a culinária local e as lojas, claro.