Close

Paraty é uma cidade charmosa. Acho que não existe adjetivo melhor no mundo para descrever a cidade histórica, que ainda preserva não só grande parte do conjunto arquitetônico colonial original como também aquela atmosfera de tranquilidade e calma. Viajar para Paraty é sempre uma boa ideia e, como sempre falamos, escolher bem onde ficar é ponto importante para garantir a viagem dos sonhos.

Em nossa última passagem por Paraty ficamos hospedados durante 4 dias na Pousada Talismã e agora vamos contar como foi e nossa opinião sobre a pousada.

Como escolher bem uma pousada em Paraty

Viajando com nosso filho Bernardo que estava com apenas 2 meses, nossa prioridade era ficar em um lugar perto do Centro Histórico. Como as principais atrações turísticas e também os melhores restaurantes se concentram ali, procuramos por uma Pousada de onde pudéssemos chegar a pé e que a qualquer emergência (vai saber…) pudéssemos voltar rapidamente para o quarto.

Procurando no Booking.com filtramos primeiro a busca pela distância do Centro Histórico, depois procuramos pelos lugares mais bem avaliados pelos usuários e pronto! Achamos a Pousada Talismã!

Como é ficar na Pousada Talismã

pousada talismã em paraty

A Pousada Talismã fica a 3 minutos (sério mesmo) do Centro Histórico de Paraty. Na prática isso quer dizer que ainda é fácil chegar de carro ali (já que muitas ruas do Centro de Paraty são fechadas para passagem de veículos por motivos de preservação das calçadas e estradas) e ainda assim estávamos bem perto da área mais movimentada e interessante da cidade (entenda melhor sobre a cidade em Paraty – O que fazer na cidade histórica mais charmosa do Rio).

A rua onde a Pousada se localiza é bem tranquila e silenciosa. Ainda nela há restaurantes e agências de passeio.

pousada talismã em paraty perto do centro historico

A Pousada tem decoração alegre com cores fortes e ao mesmo tempo rústica com móveis de madeira típicos do artesanato local e muitos objetos antigos.

Nós ficamos no quarto duplo clássico com varanda, um ambiente espaçoso e com muitos móveis de apoio como guarda-roupa, penteadeira e etc. Sim, sou daquela que deixa tudo arrumadinho e pendurado no armário nos quartos dos hotéis.

A varanda tem vista para a rua e espaço para relaxar na rede. Chegamos no hotel à noite e nosso quarto estava lá arrumadinho e já com o berço extra que solicitamos para o Bernardo.

pousada talismã em paraty com crianças

O café da manhã é servido no segundo andar, o mesmo que o do nosso quarto. Foi ótimo porque pude levantar mais cedo e sair para tomar o café sem ter que acordar o Bernardo. Deixei a porta semi aberta e fiquei de olhos e ouvidos atentos enquanto comia.

A decoração do salão do café da manhã assim como a do salão no primeiro andar é um charme.  E o café da manhã oferece frutas frescas, pães e frios e bolos caseiros. Além de café, leite e opções de sucos, claro.

pousada talismã em paraty centro histórico

Vale a pena?

Ao final de nossa viagem o saldo foi super positivo em relação à Pousada Talismã. Apesar de não ser a hospedagem mais luxuosa de Paraty, a Pousada é bem confortável. A decoração tem charme sem muitas frescuras e o atendimento de todos os funcionários foi excelente.

A localização é muito boa estando perto do Centro, mas longe de barulho ou muita agitação. A rua é tranquila e é possível estacionar na rua com facilidade (se vier algum espertinho cobrar pelo estacionamento, avise que está na Pousada).

A Pousada não possui piscina, mas como nosso foco eram as praias da região e fazer mais um turismo histórico, isso não foi problema. O berço no quarto não foi cobrado a mais e o serviço de quarto é feito todos os dias. Basta deixar as chaves na recepção. Já ficamos em outras pousadas em Paraty, mas essa com certeza foi o melhor custo X benefício que encontramos e recomendamos.


Quer saber mais sobre Paraty e arredores? Confira também:

Paraty – 10 motivos que tornam a cidade imperdível

Paraty – O que fazer na cidade histórica mais charmosa do Rio

Trindade – Praia, cachoeira e tranquilidade

Maresias – Roteiro de praia e aventura

Vai conhecer Paraty? Confira as melhores opções de hospedagem!
banner-booking

Sobre o autor

Niteroiense de nascença, Botafogo de coração, Relações Públicas por formação, blogueira e viajante por paixão! Ama destinos históricos e visitar Museus em todo o mundo, mas não dispensa uma boa praia. Para ela, uma viagem não está completa sem apreciar (e bem) a culinária local e as lojas, claro.