займ онлайнкредиты онлайн
Close

Dentre as muitas belezas do Estado do Rio de Janeiro, uma das mais famosa é a cidade de Paraty! Já indicamos aqui essa cidade histórica como um dos melhores destinos para uma viagem bate e volta saindo do Rio e volta e meia também nos pegamos indo para lá para revisitar tantas belezas naturais e históricas. Mas por que as pessoas se encantam tanto por Paraty? Por que todos que a visitam sempre querem voltar?

Por experiência própria (afinal, estamos sempre retornando à cidade rsrs) listamos os principais motivos que fazem de Paraty uma cidade imperdível.

1 – Centro Histórico de Paraty

Comecemos pelo óbvio: o Centro Histórico da cidade. Durante o período colonial, Paraty foi o mais importante porto exportador de ouro de todo o Brasil. Esse papel fez com que o comércio se desenvolvesse fortemente na cidade, assim como também o tráfico de escravos. Foi com mão de obra escrava que as ruas de Paraty foram construídas. As pedras são por muitas vezes irregulares, pois foram feitas por escravos crianças o que gerou o nome de calçamento “pé de moleque”.

Ainda hoje o Centro possui o calçamento original, assim como muitos dos casarões também tiveram ao menos sua fachada preservadas fazendo jus à definição da UNESCO como o “conjunto arquitetônico colonial mais harmonioso”.

motivos para visitar paraty centro historico
Igreja de Santa Rita de Cássia

2 – Cachaça artesanal

Engana-se quem pensa que a fama da cachaça feita em Paraty é coisa recente. Paraty foi a mais importante produtora de cachaça do Brasil Colônia. Estima-se que a produção tenha começado por volta do século XVII e nunca mais parou. Ainda hoje existem destilarias e muitas os turistas podem visitar e provar os vários tipos de cachaça na hora.

Paraty também realiza anualmente durante o frio mês de agosto o “Festival da cachaça, cultura e sabores de Paraty”. A Festa da Cachaça, como é popularmente conhecida atrai muitos turistas todo o ano e virou um dos eventos mais tradicionais da cidade.

motivos para visitar paraty cachaça artesanal
Cachaças artesanais de Paraty. Foto: Shutterstock

3 – Passeio de barco

Apesar de existirem praias em Paraty de fácil acesso, as mais bonitas da região são as que só se consegue chegar de barco. É grande a oferta de passeios na cidade (não existe um pacote fechado com os lugares a serem visitados, cada agência faz seu próprio “combo”), mas entre os lugares mais bonitos para se visitar estão: a baía de Paraty, a Praia do Lula e a Lagoa Azul.

Assim como os passeios variam, o preço também podendo sair de R$30 até R$60 por pessoa.

paraty motivos para ir passeio de barco
Barcos de passeio. Foto: Shutterstock

4 – Praias de Trindade

Cansou da cidade e quer fugir para um lugar mais “natural”? Trindade está logo ali! A vila ainda faz parte da cidade de Paraty, mas tem um clima totalmente diferente. Trindade ainda conserva o “ar” de pequena vila de pescadores e suas praias possuem grande extensão de areia e são – ao menos na nossa opinião – as mais bonitas da cidade!

Praia Brava, Cepilho, Praia do Meio, Cachadaço, Cachoeira da “Pedra que engole” e as piscinas naturais. Essas são apenas alguns exemplos das belezas de Trindade. Para quem quiser saber mais, aqui contamos tudo sobre o lugar: Trindade – Praia, cachoeira e tranquilidade.

motivos para visitar paraty trindade praia do meio
Praia do Meio em Trindade

5 – Praia do Sono

A enseada do Sono fica perto da vila de Trindade e é uma área praticamente isolada do resto da cidade e, portanto, bem menos turística. A praia só é acessível por barco ou por uma trilha de 1h30, ambos partindo da região de Laranjeiras.

A enseada conta com várias praias lindas e quase intocadas e até cachoeira, mas só é possível acampar por lá. Paraíso dos mochileiros, é um lugar para esquecer telefone, internet e qualquer sinal da vida moderna e só curtir a natureza.

motivos para visitar paraty praia do sono
Praia do Sono vista do camping. Foto: Shutterstock

6 – FLIP – Festa Literária de Paraty

Criada em 2003 a FLIP também se tornou um dos maiores eventos da cidade. A Festa Literária reúne autores, artistas e público com a proposta de homenagear os grandes nomes da nossa literatura, mas também de promover uma grande conversa entre todos sobre todos os ramos da arte.

A FLIP é diferente porque não coloca os autores em grandes patamares. A proposta é justamente o contrário e traze-los para perto do público. Mais informações em flip.org.br

motivos para visitar paraty Flip festa literária

7 – Vida noturna / Gastronomia

Cidades históricas geralmente remetem à calmaria e tranquilidade. Paraty tem essa vibe, mas também tem vida noturna. O próprio Centro Histórico conta com vários bares e restaurantes que oferecem todos os tipos de culinária. Alguns com música ao vivo, outros com mesas ao ar livre; menu com tradicionais comidas de boteco ou com cozinha especializada em culinária internacional… Tem de tudo, para todos os gostos e todos os bolsos.

motivos para visitar paraty comida gastronomia

8 – Ubatuba é logo ali!

E então que você além de fazer tudo o que já listamos acima também quer surfar… Ubatuba é logo ali! É bem comum que os turistas se hospedem em Paraty, pela maior diversidade de atrações e tirem alguns dias para ir até Ubatuba pegar umas ondas. As praias Brava e do Cepilho em Trindade também rendem boas ondas, mas para quem curte mesmo o esporte também vale dar um pulo em Ubatuba.

motivos para visitar paraty ubatuba
Praia da Almada em Ubatuba

9 – Destino “kids friendly”

Embora a gente não acredite muito em lugares em que “não é possível levar crianças”, claro que concordamos que alguns são mais fáceis de entreter os pequenos do que outros. Paraty é ótima para crianças de todas as idades. A cidade é colorida, chama a atenção deles logo de cara pela diferença com as cidades grandes e ainda é um dos lugares em que não tem problema deixar as crianças correrem e brincarem sozinhas.

Nosso Bernardo estava com apenas 2 meses e meio quando o levamos para Paraty e obviamente ainda não experimentou correr e brincar pela cidade, mas ele ficou bem impressionado com as cores fortes do Centro Histórico e com os muitos enfeites para crianças feitos pelos artesãos locais.

motivos para visitar paraty
Eu e Bernardo em nossa última passagem por Paraty

10 – Destino “mochileiros friendly”

Sim, Paraty também é uma das cidades mais procuradas por mochileiros brasileiros e também estrangeiros. Além da grande oferta de hostels/albergues na região, o que atrai muito essa galera é o clima cosmopolita da cidade.  Essa mistura de todos os motivos que descrevemos acima; o antigo com o moderno, o refinado com o rústico, lugares “intocados” com pontos bem turísticos… Tudo isso fazem de Paraty o “combo” perfeito não só para mochileiros como para todos os tipos de visitantes.

motivos para visitar paraty
Praia do Cachadaço em Trindade. Acesso apenas via uma trilha saindo da Praia do Meio.

Quer saber mais sobre Paraty e arredores? Confira também:

Paraty – O que fazer na cidade histórica mais charmosa do Rio

Trindade – Praia, cachoeira e tranquilidade

Maresias – Roteiro de praia e aventura

Vai conhecer Paraty? Confira as melhores opções de hospedagem!
banner-booking

Sobre o autor

Niteroiense de nascença, Botafogo de coração, Relações Públicas por formação, blogueira e viajante por paixão! Ama destinos históricos e visitar Museus em todo o mundo, mas não dispensa uma boa praia. Para ela, uma viagem não está completa sem apreciar (e bem) a culinária local e as lojas, claro.