Close

Sempre recebemos perguntas como:”Quantos dias ficar no Rio de Janeiro?” ou “O que fazer no Rio”. A pergunta mesmo é “o que não fazer no Rio”. Você pode ficar 30 dias aqui, que em todos os dias você vai conseguir fazer um programa interessante e diferente. A escolha fica ainda mais difícil quando são poucos os dias de férias na cidade. Há uma infinidade de coisas para fazer no Rio de Janeiro e aqui listamos algumas delas para ajudar no seu roteiro de viagem pelo Rio.

O que fazer no Rio de Janeiro

1 – Comece pela Urca, conhecendo um dos símbolos do Rio de Janeiro, o Pão de Açúcar. Antes de pegar o Bondinho, aprecie a Praia Vermelha com o visual das montanhas e se estiver com fome, aproveite para almoçar no Terra Brasilis, restaurante localizado em uma das pontas da praia.

o que fazer no rio de janeiro - bondinho
O que fazer no Rio de Janeiro – Bondinho do Pão de Açúcar

2 – Ainda na região, não deixe de conhecer a pista Claudio Coutinho, localizada do lado esquerdo da Praia Vermelha. Caminhando pela pista, é possível ver a Praia Vermelha de outros ângulos e esbarrar com alguns animais silvestres.

3 – Caso esteja com disposição ou sem dinheiro para pegar o Bondinho, você ainda tem a opção de subir o Morro da Urca por trilha. Confira o artigo: Trilha do Pão de AçucarBondinho do Pão de Açícar: Tudo sobre esse passeio imperdível no Rio

4 – Depois de um dia de passeio pela Urca, nada melhor que terminar o dia de um jeito bem carioca. Bebendo uma cervejinha e comendo um pastel de camarão no Bar Urca, ou para os cariocas, Na Mureta.

o que fazer no rio de janeiro - por do sol mureta da urca
O que fazer no Rio de Janeiro – Pôr do sol na mureta da Urca

5 – Conheça a Praia do Leme. É a mesma faixa de areia da praia de Copacabana, porém um pouquiiiiinho mais tranquila. Aproveite e conheça o Forte do Leme. Outro lugar riquíssimo em historia e paisagens lindas. Confira o artigo: Forte do Leme.

o que fazer no rio de janeiro - forte do leme
O que fazer no Rio de Janeiro – Forte do Leme

6 – “Domingoooo… Eu vou ao Maracanã…” Se tiver oportunidade, vá ao Maracanã em dia de clássico carioca! É uma experiência única. Se você tiver um pouco de receio, compre Leste Superior ou Leste inferior. Esses são os locais em que as pessoas vão com a família.

7 – Uma ida ao Maracanã não está completa se você não ir andando até a Praça Varnhagem bebemorar a vitória (ou afogar as mágoas pela derrota) do seu time. O local é um centro gastronômico na Tijuca e conta com diversas opções de restaurantes e bares. Bem capaz de você me encontrar por lá ainda…

8 – É clichê mas vale a pena. Dê um passeio pelo calçadão de Copacabana e tire fotos do famoso calçadão pela orla da praia. O Calçadão de Copacabana foi o primeiro feito com pedras portuguesas no Rio de Janeiro.

9 – Caminhe até o final da praia para conhecer o Forte de Copacabana. Um dos fortes mais bonitos do Rio de Janeiro na minha opinião. Além do visual, o forte possui uma área com exposições e muita história sobre o Rio de Janeiro.

10 – Se a sua visita ao Forte de Copacabana for no período da manhã, aproveite para tomar um café a Confeitaria Colombo com uma bela vista para a praia.

11 – Vá até o Arpoador e entenda porque sempre aplaudimos o por do sol nos finais de todas as tardes. Confira o artigo: Ciclismo e por do sol no Arpoador.

o que fazer no rio de janeiro - arpoador
O que fazer no Rio de Janeiro – Pôr do sol no Arpoador

12 – Aproveite o domingo para conhecer o Aterro do Flamengo, um grande parque a céu aberto. Ideal para piqueniques com crianças, ou para atividades físicas. Mas porque domingo? Porque uma das pistas do aterro é fechada para recreação e a área fica menos muvucada. Só não mergulhe na Praia do Flamengo. Digamos que ela não é uma das mais limpas do Rio.

o que fazer no rio de janeiro - aterro do flamengo
O que fazer no Rio de Janeiro – Aterro do Flamengo

13 – Explore o centro do Rio de Janeiro! Tem muita coisa bacana por lá! Seu passeio pode começar pelos Arcos da Lapa. De noite essa região fica cheia. A Lapa é o bairro mais boêmio do Rio.

14 – Ali pertinho você pode ir andando até a Escadaria Selarón, obra do artista plástico chileno Jorge Selarón, que começou a se dedicar a decorar a escada no início dos anos 90. Entre as mais de 2 mil peças que formam o seu desenho, existem azulejos de mais de 60 países. Vale a pena passar um tempinho observando alguns deles.

15 – Outra boa opção de passeio pela região é a Catedral de São Sebastião do Rio de Janeiro, na Lapa.

16 – Mas e a noite na Lapa? Não vai ser difícil encontrar algum lugar bacana para ficar diante de tanta opção, mas recomendamos o Circo Voador e o Rio Scenarium como boas opções para você aproveitar a sua noite.

17 – Ainda no centro, não deixe de conhecer a área que ficou famosa durante as Olimpíadas do Rio, o Boulevard Olímpico, localizada na Praça Mauá. Lá fica localizado o famoso painel Etnias, do artista do grafite Kobra. A obra mostra cinco rostos que representam tribos de cada continente. O número de rostos também faz referência ao número de aros olímpicos. Ah, sem contar que aos finais de semana sempre tem alguma feirinha com FoodTrucks e cervejas artesanais. Confira o artigo: “A nova cara do Rio: Praça Mauá, Museu do Amanhã e a moderna Zona Portuária

18 – Ande até o final do Boulevard Olímpico e conheça o AquaRio, considerado o maior aquário da América do Sul. Confira o artigo: “AquaRio: O maior aquário da América do Sul é carioca

o que fazer no rio de janeiro - aquario
O que fazer no Rio de Janeiro – AquaRio

19 – Se você está em busca de programas culturais, essa região também é excelente para esse tipo de passeio. Não deixe de conhecer o MAR, o Museu de Arte do Rio. O visual do último andar é incrível, vai por mim!

o que fazer no rio de janeiro - praça maua
O que fazer no Rio de Janeiro – Praça Mauá

20 – Além do MAR, outra excelente opção é o famoso Museu do Amanhã. Reserve um tempo para o passeio dentro do museu e para as fotos do lado de fora. O museu é lindo e você vai querer fazer bons registros.

o que fazer no rio de janeiro - museu do amanha
O que fazer no Rio de Janeiro – Praça Mauá e Museu do Amanhã

21 – Já ouviu falar do Paço Imperial? Trata-se de um edifício colonial localizado na atual Praça XV de Novembro, no centro histórico da cidade do Rio de Janeiro, que hoje abriga cinema e exposições artísticas. Também pode ser uma boa opção de passeio cultural.

22 – Por falar em Praça XV, é aqui saem as barcas para fazer um passeio que nem os cariocas costumam fazer. Um passeio na Ilha de Paquetá.

23 – Para finalizar o centro do Rio, vá até a Cinelândia e conheça o Teatro Municipal. Bem em frente ao teatro, você vai encontrar o bar / restaurante Amarelinho. Lugar bem tradicional do centro do Rio de Janeiro.

24 – Agora que você já “matou” o centro, que tal pegar o bonde e ir até Santa Teresa? Por um tempo ele ficou fechado mas para a alegria dos cariocas e dos turistas ele está de volta! A estação inicial fica na Rua Lélio Gama, próximo à estação de metrô Carioca e as saídas ocorrem a cada 30 minutos. O bonde passa por cima dos Arcos da Lapa até chegar no famoso bairro de Santa Teresa.

25 – Agora, que tal explorar as famosas ladeiras do bairro? Sabia que Santa Teresa é o bairro que recebe o maior numero turistas gringos no Rio?

o que fazer no rio de janeiro - santa teresa
O que fazer no Rio de Janeiro – Santa Teresa

26 – Não deixe de ir até o Parque das Ruínas em Santa teresa e suba até o ultimo andar para ter um visual lindo do Rio de Janeiro. Confira o artigo: Conheça o Parque das Ruínas em Santa Teresa

o que fazer no rio de janeiro - centro do rio
O que fazer no Rio de Janeiro – Parque das Ruínas

27 – Agora que tal voltarmos a Zona Sul e conhecer o bairro de Botafogo? Um rápido passeio pela orla de Botafogo e você irá conseguir as melhores fotos do Pão de Açúcar. O visual é incrível!

28 – Se quiser ter esse mesmo visual só que de cima, vá até o Botafogo Praia Shopping e suba até o último andar. Outra opção para lindas fotos do Pão de Açúcar é o Mirante do Pasmado. Agora, se quiser esse mesmo visual, só que ainda mais alto, ainda mais panorâmico, ainda mais bonito, vá até o Mirante Dona Marta. Mas calma que ainda vamos chegar lá… Ainda estamos em Botafogo!

o que fazer no rio de janeiro - mirante do pasmado
O que fazer no Rio de Janeiro – Mirante do Pasmado

29 – Bateu a fome? Recomendamos a famosa picanha do restaurante Caravela do Visconde na rua Visconde de Caravelas em Botafogo. É um restaurante bem tradicional, com cara de velhão, mas a comida é muito boa. Obs: Eu e Jéssica almoçamos muito nesse restaurante antes de começarmos a namorar. Na época em que éramos apenas amigos de trabalho. S2 S2 S2. Até que um dia eu resolvi jogar todo o meu charme e cá estamos =)

30 – Sabia que Botafogo é um dos melhores lugares para sair de noite no Rio de Janeiro? O Bairro conta com Pubs (gostamos bastante do Bar Bukowski), lugares bem alternativos como Casa da Matriz e Comuna e ruas repletas de Barzinhos que ficam lotados aos finais de semana e até em dias de semana no happy hour. Esses ficam localizados ao lado da saída da estação de metrô Botafogo.

31 – Uma boa sugestão para um passeio no turno da manhã é o Parque Lage. Excelente local para tomar um café.

32 – Outro lugar imperdível é o Jardim Botânico, localizado no bairro de mesmo nome. Confira o artigo: Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

o que fazer no rio de janeiro - jardim botanico
O que fazer no Rio de Janeiro – Jardim Botânico

33 – Ficou muito tarde e bateu a fome? Dê uma passadinha no baixo Gávea para tomar uma cervejinha ou comer alguma coisa. Mais um programa típico carioca.

34 – Sabia que a Floresta da Tijuca é a maior floresta urbana do mundo? Sabia que o Rio de Janeiro também tem muitas cachoeiras, a grande maioria delas localizadas na floresta da tijuca? A nossa preferida aqui é a Cachoeira do Horto, mais conhecida como Chuveirão pelos cariocas.

o que fazer no rio de janeiro - cachoeira do horto
O que fazer no Rio de Janeiro – Cachoeira do Horto

35 – Depois de um banho de cachoeira, uma boa opção é curtir um visual lindo do Rio de Janeiro na Vista Chinesa. Confira o artigo: Vista Chinesa e Cachoeira do Horto

o que fazer no rio de janeiro - vista chinesa
O que fazer no Rio de Janeiro – Vista Chinesa

36 – Que tal explorar mais um pouco da região da Floresta da Tijuca? Vá até a rampa de voo livre, contemple o visual e se tiver coragem, faça um salto!

37 – Reparou que até agora eu não citei nenhuma trilha aqui pelo Rio né? Vou começar com a trilha que tem o visual mais bonito da cidade. A trilha da Pedra Bonita. Se você curte ecoturismo, não deixe de fazer essa trilha quando vier ao Rio de Janeiro. O início da trilha fica próximo a rampa de voo livre e em cerca de 30 minutos você está no topo. De lá é possível ter um visual da Zona Oeste e da Zona Sul do Rio de Janeiro, mas o que deixa tudo mais incrível é a Pedra da Gávea bem na sua frente! Confira o artigo: Trilha da Pedra Bonita

o que fazer no rio de janeiro - pedra bonita
O que fazer no Rio de Janeiro – Trilha da Pedra Bonita

38 – Falando em Pedra da Gávea, essa é outra trilha que não pode faltar nessa lista. Prepare-se pois ela é uma das mais pesadas no Rio de Janeiro. Confira o artigo: Trilha da Pedra da Gávea

o que fazer no rio de janeiro - pedra da gavea
O que fazer no Rio de Janeiro – Trilha da Pedra da Gávea

39 – Ainda sobre as trilhas, outra que vale muito a pena mas que nunca fizemos é a trilha do Morro Dois Irmãos! De lá é possível ter todo o visual da praia de Ipanema e do Leblon. Os amigos do Viagens Cinematográfica fizeram e contam tudo nesse artigo: Trilha do Morro Dois Irmãos: Rio de Janeiro.

40 – Mais um clichê obrigatório no Rio. Cristo Redentor! Você pode subir o cristo por um bonde ou de van, chegando no Centro de Visitantes Paineiras, um local super bacana com um restaurante, lojinha e exposições sobre o Rio de Janeiro.

41 – Outro ponto não tão popular, mais com um visual incrível do Rio (Principalmente do Pão de Açúcar) é o Mirante Dona Marta! Não é preciso fazer nenhuma trilha para chegar até lá. Não deixe de ir. Confira o artigo: Mirante Dona Marta

o que fazer no rio de janeiro - mirante dona marta
O que fazer no Rio de Janeiro – Mirante Dona Marta

42 – Falando em paisagens bonitas, outro lugar imperdível é a Lagoa Rodrigo de Freitas.

43 – A zona oeste do Rio de Janeiro também guarda excelentes opções de passeios. Comece pela Barra da Tijuca (ou somente Barra para os cariocas), conhecendo a praia e passeando pelo quebra mar. O pôr do sol daqui também é espetacular.

o que fazer no rio de janeiro - barra da tijuca
O que fazer no Rio de Janeiro – Pôr do sol na Barra da Tijuca

44 – A esquerda do quebra mar você vai encontrar um local que mais parece uma lagoa! Quando a água está clarinha, o local vira um paraíso. Não deixe de alugar um SUP e explorar aquela área.

45 – Outro passeio imperdível é ir de SUP até as Ilhas Tijucas! Algumas empresas fazem esse passeio aos finais de semana.

46 – “Do Leme ao Pontal não há nada igual” já dizia Tim Maia. Leme nós já falamo aqui mas e o Pontal? Pontal é o nome da praia que fica depois do Recreio. Vale a pena dar uma conferida também.

47 – Mas o mais bacana é a Pedra do Pontal. É possível fazer uma trilha que leva ao topo da pedra. A vista de lá é incrível! Confira o artigo: Trilha da Pedra do Pontal

o que fazer no rio de janeiro - pedra do pontal
O que fazer no Rio de Janeiro – Trilha da Pedra do Pontal

48 – Continuando pela região, conheça a Praia do Secreto de preferencia em dias de semana, quando o local está mais vazio. Confira o artigo: Praia do Secreto

o que fazer no rio de janeiro - praia do secreto
O que fazer no Rio de Janeiro – Praia do Secreto

49 – Quer ficar peladão? O Rio também tem praia de nudismo! Vá até a Praia de Abricó e feel free!

50 – Outro lugar que ficou muito popular nos últimos anos, mas que eu considero um passeio imperdível é a Pedra do Telégrafo. Só vá se for em dia de semana e fora de feriado, caso contrário será um grande programa de índio. Isso porque o local fica absurdamente cheio aos finais de semana e feriados. Todos querendo uma foto na pedra. Confira o artigo: Trilha da Pedra do Telégrafo

o que fazer no rio de janeiro - pedra do telegrafo
O que fazer no Rio de Janeiro – Trilha da Pedra do Telégrafo

51 – Aproveite Barra de Guaratiba, relaxe na praia e não deixe de comer em algum dos muitos restaurantes. Nada melhor que um peixe fresquinho!

O Rio de Janeiro tem uma infinidade de opções de passeios e certamente nós esquecemos de citar muita coisa. Você tem mais dicas e sugestões de passeios? Deixe nos comentários e nos ajude a completar essa lista! =)


Quer ver mais passeios e dicas pelo Rio de Janeiro? Confira também:

Rio de Janeiro – 10 passeios clichê que valem a pena

10 praias do Rio que justificam o nome “Cidade Maravilhosa”

10 dicas no Rio de Janeiro que vão fazer de você um verdadeiro carioca

Vai conhecer o Rio de Janeiro? Confira as melhores opções de hospedagem!
banner-booking

Sobre o autor

Carioca da gema, flamenguista, psicólogo e apaixonado por fotografia. Para ele, qualquer lugar é perfeito com céu azul, sol e uma cerveja gelada. Após dois anos morando em Dublin, é hora de retomar a vida no Brasil e desbravar cada cantinho do nosso país.

  • Eu já vivo traumatizado que sempre que viajo para o Rio, volto com uma lista maior de coisas para fazer, vocês ainda fazem um post desses hahaha. É muita coisa incrível nessa cidade maravilhosa! Já vou favoritar para a próxima visita ao Rio. Abraços e obrigado por citar a gente!

  • Murilo Pagani

    Quaaaanta coisa irada, hein!?
    Preciso parar de adiar uma trip pelo Rio e passar uma temporada aí!!! hahaha

    Adorei as dicas!

    Abraço

  • Tiana Gonçalves

    mais uma coisa :Forte do Leme….a vista é maravilhosa