займ онлайнкредиты онлайн
Close

Viajar é sinônimo de provar a culinária de vários lugares e conhecer novos sabores. E isso não é só para os amantes da gastronomia não. Todo mundo que gosta de cair pelo mundo, também curte voltar para casa com maior conhecimento da culinária de diferentes culturas, e alguns até arriscam reproduzir depois esses pratos em casa para matar a saudade. Afinal, explorar uma culinária local nada mais é do que mergulhar em uma cultura.

Quando começamos planejar um roteiro de viagem, logo vem aquela curiosidade sobre os pratos típicos do país e os que não podem deixar de serem provados. Para quem está planejando ir para a Alemanha, com certeza irá se surpreender pois os pratos do país vão muito além de salsichão e cerveja. De norte ao sul do país são muitas iguarias deliciosas, que merecem ser degustadas pelo menos uma vez durante a sua viagem.

Muitos dos pratos típicos da Alemanha são famosos aqui no Brasil também, isso devido ao grande número de imigrantes, principalmente no sul do país. Mesmo a Alemanha não sendo um país tão grande, é possível encontrar muitas diferenças de região para região. Em Hamburgo, por ser uma cidade portuária, o que predomina são peixes e frutos do mar. Já em Berlim, os fãs de carne vão se realizar com as inúmeras opções com carne de porco. A batata e o repolho são grandes astros em muitos pratos alemães e são muito consumidos no país.

comida na alemanha

Neste artigo iremos mostrar alguns pratos que são de lei provar quando se vai para Alemanha e o que exatamente é cada um deles!

  1. Chucrute: Com certeza você já ouviu falar ou até mesmo já provou esse prato que é super famoso na Alemanha. O chucrute é nada mais do que um repolho em conserva fermentado e bem temperado. Em muitos menus é servido como acompanhamento de um prato principal ou até mesmo de entrada.

 

  1. Wurst: É o famoso e tão queridinho salsichão alemão! Sem dúvidas é um dos mais famosos do país e é facilmente encontrado em qualquer região. Mas não vá achando que o wurst tem algo de parecido com a nossa salsicha aqui do Brasil. Lá ele é fabricado com diversos tipos de carnes, como: vitela, porco, vaca, e geralmente com cortes nobres.
comida na alemanha
Foto: Shutterstock
  1. Bretzel: Aqui nós chamamos de Pretzel, mas lá é conhecido como Bretzel. Nada mais é do que aquele famoso pão com formato meio oval e com um nó no meio. É fácil de encontrar em qualquer esquina pela Alemanha e custa bem baratinho. Uma ótima opção para lanche entre atrações turísticas, além disso, é possível encontrar na versão doce (de chocolates, nozes, coberturas doces) ou salgados (queijos, gergelim, grãos com sal).

 

  1. Eisben: Como falamos, a carne de porco está bem presente na culinária alemã e muitos pratos são feitos a base dela. O eisben é o tão comentado joelho de porco alemão. Ele pode ser feito frito ou assado e o preparo leva muitos temperos. Muitas vezes é servido junto com o chucrute.
comida na alemanha
Foto: Shutterstock
  1. Doner Kebab: Mesmo não tendo origem na Alemanha, esse sanduíche tomou as ruas das cidades por lá e foi adaptado para uma versão alemã. Nela todo o recheio de carne, frango, molhos e especiarias vão dentro de um pão. Hoje é a comida fast food mais consumida no país e você deve provar em uma das milhares de barracas que vendem essa comida típica tão queridinha.

 

  1. Kartoffelsalat: É uma salada de batatas que é muito amada por todos e geralmente combina com muitos pratos da culinária alemã. O sabor é um pouco diferente do que estamos costumados. Ela é feita com vinagre, pepino e outros temperos que deixa um sabor ácido mas bem gostoso.
comida na alemanha
Foto: Shutterstock
  1. Schweinebraten: Mais uma vez o porco está presente nos pratos alemãs e esse não pode passar batido! O schweinebraten é uma carne de porco assada com temperos e um caldo sensacional! É bem fácil de encontrar em restaurantes pela Alemanha e, geralmente é servido com uma torta salgada de acompanhamento.

 

  1. Bolo Floresta Negra: Para você que acha que o bolo Floresta Negra foi criado aqui no Brasil está bem enganado. O doce é de origem alemã e seu nome é devido a própria região da Floresta Negra, que fica no sul do país. Se você é um amante de doces precisa provar a versão original com licor de cereja.
comida na alemanha
Foto: Shutterstock
  1. Strudel: O doce é austríaco, mas é amado e muito fácil de ser encontrado no sul da Alemanha, onde mais se popularizou. Massa folhada recheada com maça, canela, passas e acompanhando de um sorvete … Não dá pra resistir, não é?

 

  1. Grutze Rote: Mais uma sobremesa maravilhosa para fechar essa lista que com certeza deu fome em você. O grutze rote é uma espécie de pudim com frutas vermelhas e uma creme de baunilha maravilhoso. É um doce mais leve e fácil de ser encontrado no norte do país.

 

Difícil resistir a esses pratos deliciosos, não é? Agora é só fazer seu roteiro, preparar a barriga e provar tudo o que você tem direito dessa culinária alemã maravilhosa e cheia de sabores irresistíveis!


Vai vistar a Alemanha? Clique aqui e garanta seu seguro viagem com desconto pela Mondial Assistance.

Confira Também:

Onde se hospedar em Berlim – Dicas de bairros e hotéis

Alemanha – Tudo o que você precisa saber antes de viajar

Berlim – 9 pontos turísticos para se apaixonar pela cidade

Vai viajar para Alemanha? Confira todas as opções de hotéis!
banner-booking

Sobre o autor

Natalia Medina

Radialista, paulista e literalmente LOUCA por viagem! Ama destinos exóticos com muita história e curte mergulhar na cultura local. Apaixonada por gastronomia e música, sempre tentando unir essas paixões com as trips pelo mundo.