Close

Tirar o passaporte brasileiro está cada vez mais complicado. Dificuldade em encontrar vagas nos postos da Polícia Federal, longas esperas nos postos e até o cancelamento na emissão de documentos novos (como está acontecendo agora; segundo divulgado pela PF em 27/06/17 não há mais verba e o serviço está suspenso por tempo indeterminado). E agora? Tem como viajar sem passaporte para fora do país? A resposta é “tem sim”!

Embora seja um documento importante para qualquer viagem, o passaporte para brasileiros não é exigido em todos os países do mundo graças a acordos como o Mercosul. Listamos abaixo os países que aceitam apenas o RG de turistas brasileiros.

Argentina

Dá para viajar sem passaporte para a terra dos hermanos! Argentinos e brasileiros são que nem irmãos mesmo; os habitantes de cada país vivem implicando um com o outro, mas não deixam de se amar. Conhecer o verdadeiro tango em Buenos Aires, visitas as vinícolas de Mendoza, fazer trekking na Patagônia ou conhecer as Cataratas do Iguaçu pelo argo argentino em Puerto Iguazu. São muitas as atrações desse país e os brazucas estão sempre entre os principais turistas em todos esses lugares.

viajar sem passaporte argentina
Cataratas do Iguaçu pelo lado argentino.

Bolívia

Se você é um mochileiro sem frescura raiz com certeza já sonhou em conhecer o Salar de Uyuni, o maior deserto de sal do mundo! Quem nunca desejou ver de perto esse lugar e fazer uma daquelas fotos de perspectiva forçada? Pois esse é mais um lugar que dá para viajar sem passaporte. Outra grande vantagem de viajar para a Bolívia é que o país tem um custo baixo. Mesmo a capital La Paz é considerada “barata” e perfeita para um mochilão.

viajar sem passaporte bolívia
Salar de Uyuni. Foto: Shutterstock

Chile

O maior número de turistas no Deserto do Atacama hoje vem daqui do Brasil. Também, o lugar é cheio de trilhas que levam a lugares únicos. Dá para passar um mês por lá e ainda ter uma coisa diferente para fazer todos os dias. Para a galera que já está viajando em família, Santiago é um destino super “kids friendly”; e para quem busca emoção e quer ver neve, vale visitar as estações de ski nos Lagos Andinos.

viajar sem passaporte chile lagos andinos
Nós em nossa viagem pelos Lagos Andinos.

Colômbia

Colômbia é daqueles países que sempre está na nossa lista de desejos. Além da vantagem de poder viajar sem passaporte, o país simplesmente tem tudo: cultura e cidades históricas, gastronomia e lindíssimas praias! De Bogotá a Cartagena, não tem um lugar que não encante na Colômbia.

viajar sem passaporte colômbia cartagena
Ruas de Cartagena. Foto: Shutterstock

Equador

Vou citar dois ótimos ótimos motivos para viajar para o Equador: as ilhas Galápagos e o preço. O Equador é um dos países mais baratos do mundo (segundo lista do Syscanner) e o santuário das ilhas Galápagos dispensam qualquer apresentação. São 58 ilhas vulcânicas com um ecossistema único e ficaram famosas no mundo pelas pesquisas de Charles Darwin.

viajar sem passaporte ilhas galápagos
Ilhas Galápagos. Foto: Shutterstock

Paraguai

Viajar sem passaporte para o Paraguai também é possível. Os brasileiros tendem a se lembrar mais do país como “lugar barato para comprar coisas”, o que é verdade, mas o país também tem suas riquezas culturais e vale ser visitado com foco no turismo cultural também.

viajar sem passaporte
Palácio presidencial em Asunción. Foto: Shutterstock

Peru

Mais um que figura na nossa lista de desejos. Machu Picchu é ali com suas trilhas incas e toda a magnitude do lugar. Além desse verdadeiro paraíso dos mochileiros, a capital Cuzco também tem muitos atrativos e a cidade de Arequipa virou referência na gastronomia peruana.

viajar sem passaporte machu picchu peru
Machu Picchu. Foto: Shutterstock

Uruguai

O Uruguai é muito visitado por brasileiros em cruzeiros que passam pelo país. É um país pequeno e pode ser facilmente visitado com poucos dias. É mais um que dá para viajar sem passaporte e com pouco dinheiro no bolso. Entre os lugares mais interessantes para se visitar estão as praias de Punta del Este e a capital Montevidéu.

viajar sem passaporte
Punta del Este. Foto: Shutterstock

Venezuela

Apesar da conturbada situação política e econômica, a Venezuela não pode ser esquecida pelos turistas brasileiros. Além do povo super amigo (tivemos a oportunidade de fazer muitos amigos Venezuelanos durante os anos que moramos em Dublin), o país possui clima quente durante quase o ano inteiro. É lá que fica o paraíso de Los Roques (praias maravilhosas e intocadas), a Ilha da Margarida (com mais praias lindíssimas) e a cidade que borbulha cultura de Maracaibo.

viajar sem passaporte venezuela los roques
Los Roques. Foto: Shutterstock

Vai viajar pela América do Sul? Clique aqui e garanta seu desconto de 15% no desconto no seguro viagem com a Mondial Assintance.

Quer saber mais da nossa viagem ao Chile? Confira também:

Chile: Tudo o que você precisa saber antes de viajar

Região dos Lagos Andinos no Chile: Você precisa conhecer!

Chile: Centro de Esqui Antillanca

Confira as melhores opções de hotéis pelo Chile!
banner-booking

Sobre o autor

Niteroiense de nascença, Botafogo de coração, Relações Públicas por formação, blogueira e viajante por paixão! Ama destinos históricos e visitar Museus em todo o mundo, mas não dispensa uma boa praia. Para ela, uma viagem não está completa sem apreciar (e bem) a culinária local e as lojas, claro.