Close

Montar um roteiro de viagem nem sempre é uma tarefa fácil, ainda mais quando se trata de Berlim, que como já falamos aqui é uma cidade com uma imensidão de coisas para se fazer.

Em nossa viagem pela Alemanha tivemos cinco dias em Berlim, mas como pegamos o ano novo na cidade e as coisas ficam meio corridas por conta das comemorações, demos uma improvisada para conseguir ir a todos os pontos turísticos que havíamos planejado.

Nesse artigo iremos mostrar o nosso roteiro para passar cinco dias em Berlim. Mas lembrando que ele pode ser adaptado para 3, 4 ou até menos se for o caso da sua viagem, tudo de acordo com suas prioridades.

O que fazer em Berlim - Roteiro de 3, 4 ou 5 dias

Antes de montar seu roteiro

Um dos principais aspectos que vai definir muito sobre o seu roteiro é onde estará hospedado. Se ficar mais perto do centro com certeza economizará tempo e dinheiro, podendo chegar rapidamente aos pontos turísticos e assim aproveitar mais a cidade. Por isso, leve em conta isso antes de fechar sua acomodação. Vale a pena também olhar o nosso artigo “Onde se hospedar em Berlim” e traçar seu roteiro de acordo com a região que ficar na cidade.

Outra dica legal para pesquisar antes de montar o roteiro, é fazer uma lista das atrações que pretende ir e entrar no site de cada uma para coletar informações importantes. Em muitos museus, parlamentos e outros pontos turísticos de Berlim, é possível agendar um horário de visitação no site oficial, assim evitando filas e poupando tempo.

O que fazer em Berlim – Roteiro de 5 dias

Dia 1

Sugerimos que comece a sua estadia em Berlim “matando” os principais pontos da cidade. Assim, ficará mais familiarizado com a história local e já entrará no clima alemão.

Vá até o Reichstag, Parlamento Alemão, e visite o prédio que teve grande poder na história da Alemanha. Não se esqueça que para visitar a cúpula de vidro, que fica dentro do parlamento, é preciso agendar no site antecipadamente. Saindo do parlamento e seguindo pela Ebertstrasse encontrasse o Portão de Bradenburgo, tire uma foto com esse monumento e siga para Memorial do Holocausto que também fica bem próximo. É possível fazer todo o percurso a pé.

O que fazer em Berlim - Roteiro de 3, 4 ou 5 dias

Provável que você gaste um tempo maior no Memorial, já que para entrar no museu subterrâneo sempre é preciso pegar filas. Saindo do Holocausto, continue seguindo caminho pela Ebertstrasse e chegará até a famosa praça Potsdamer Platz. Vale dar um pausa para um café em seus inúmeros restaurantes que cercam a praça.

Dia 2

Começa o dia caminhando pelo maior parque da cidade, o Tiegarten. Se a manhã estiver bonita reserve para passar nessa área verde de Berlim. Depois do almoço siga para a Pariser Platz, aproveite a praça que sempre está lotada de viajantes e siga para a Unter Den Linden, uma das principais avenidas de Berlim. Nela é possível “matar” vários pontos turísticos em pouco tempo, já que estão todos bem perto. Como a Catedral de Berlim, o prédio Alte Kommandantur, o Palácio do Príncipe Herdeiro, a Universidade Humboldt e o Museu de Cera Madame Tussauds.

O que fazer em Berlim - Roteiro de 3, 4 ou 5 dias

Dali siga para a Alexanderplatz, praça com várias feirinhas legais, além disso, onde está o famoso relógio com horário mundial. Poucos metros da praça está a TV Tower, ponto que vale super a pena o investimento. A vista é incrível! Não se esqueça de comprar ingressos antecipados e evitar tempo nas filas.

O que fazer em Berlim - Roteiro de 3, 4 ou 5 dias
TV Tower – Foto: Shutterstock

Depois de visitar o topo da torre, ande um pouco pela praça. Ali ao redor estão outras atrações como: o prédio da prefeitura de Berlim, a Fonte de Netuno e a catedral Marienkirche.

Dia 3

Tire esse dia para conhecer e aproveitar as atrações que ficam perto do Muro de Berlim, já que hoje ele é o foco. Vale a pena começar o dia no Checkpoint Charlie, antiga guarita que fazia divisa dos dois lados da Alemanha antigamente. Seguindo um traçado no chão, que fica em frente ao Checkpoint, chega-se à Topografia do Terror, onde vemos alguns momentos de terror vividos pelos judeus e também um pedaço do muro que ainda está de pé.

O que fazer em Berlim - Roteiro de 3, 4 ou 5 dias

Nossa dica é seguir o embalo do muro, pegar um metrô e ir para East-Side-Gallery.Lá é possível percorrer 1,3 km caminhando e admirando as obras pintadas no muro.

Dia 4

Que tal dedicar um dia inteiro para os museus de Berlim? Afinal turistar também é muita história, ainda mais nessa cidade que respira acontecimentos marcantes e arte.

Para conseguir visitar os museus mais importantes de Berlim é preciso começar o dia bem cedo, por isso caia da cama às 7h para começar essa jornada.

Comece o dia na Ilha dos Museus, grande patrimônio da UNESCO que conta com cinco museus em seu complexo. É possível comprar um ticket promocional para visitar os cinco.

Se ainda tiver tempo depois de visitar os cinco museus da Ilha, vá até Museus de História Alemã e o Museu de História Natural, que são próximos e super valem a visita.

O que fazer em Berlim - Roteiro de 3, 4 ou 5 dias

Dia 5

O quinto dia pode ser dedicado a um bate e volta que é possível ser feito partindo de Berlim. Nossa dica é tirar esse dia para conhecer um campo de concentração.

O campo de Sachsenhausen fica cerca de uma hora do centro de Berlim e a visitação é gratuita. Além disso, o passeio é sem dúvidas um dos mais marcantes que já fizemos. Confira o artigo Visita ao campo de concentração Sachsenhausen.


Vai vistar a Alemanha? Clique aqui e garanta seu seguro viagem com desconto pela Mondial Assistance.

Confira Também:

Onde se hospedar em Berlim – Dicas de bairros e hotéis

Alemanha – Tudo o que você precisa saber antes de viajar

Berlim – 9 pontos turísticos para se apaixonar pela cidade

Berlim: Preços de hotéis, passeios e refeições

O que fazer em Berlim: Roteiro de 3,4 ou 5 dias

Visita ao Campo de Concentração de Sachsenhausen

Comida na Alemanha: Saiba o que você não pode deixar de experimentar

Vai viajar para Alemanha? Confira todas as opções de hotéis!
banner-booking

Sobre o autor

Natalia Medina

Radialista, paulista e literalmente LOUCA por viagem! Ama destinos exóticos com muita história e curte mergulhar na cultura local. Apaixonada por gastronomia e música, sempre tentando unir essas paixões com as trips pelo mundo.