Close

Sem dúvida a Alemanha é um dos países mais bem preparados da Europa para receber turistas. O país conta com um transporte público quase impecável, banheiros públicos sempre limpos e cidades que já foram consideradas as mais interessantes do mundo por diversas mídias do turismo.

E quem acha que o país se resume a Berlim e Munique está muito enganado. É possível conhecer desde castelos de conto de fadas até festas típicas. E claro, tudo isso regado de muita cerveja e Bratwurst, o famoso salsishão alemão.

Alemanha – Tudo o que você precisa saber antes de viajar
Castelo de Neuschwanstein – Foto: Shutterstock

Quando ir para a Alemanha?

Todo mundo tem uma imagem na cabeça da Alemanha como um país frio e super gelado, com neve sempre. Mas na verdade, o clima do país é bem parecido com o restante da Europa. A época que vai visitar o país tem que estar de acordo com o que mais curte: calor ou frio

Verão

O verão começa no final de Junho e vai até meados de Setembro, sem dúvida é a estação mais cheia no país. A temperatura geralmente não fica menor que 24 graus e o sol pode se tornar um incomodo na hora de encarar as filas das atrações turísticas, principalmente nos meses de julho e agosto.

Alemanha – Tudo o que você precisa saber antes de viajar
Tiergarten

Outono

Começa no dia 22 de setembro e tem fim no começo de dezembro, quando as folhas já caíram e as paisagens ficam com tom amarelado. As temperaturas são mais suaves até o final de novembro, quando o inverno chega.

Inverno

Janeiro foi o mês que escolhemos para a nossa aventura alemã e podemos dizer que sofremos um pouco com o frio. Além do frio, o clima é bem úmido e venta bastante, o que torna quase impossível ficar muito tempo ao ar livre. A neve também não deu trégua e acabamos pegando algumas atrações fechadas. Em contrapartida, a paisagem fica absurdamente linda coberta da neve branquinha e deixa tudo mais único para nós brasileiros que não somos acostumados com tanto frio.

Alemanha – Tudo o que você precisa saber antes de viajar
Catedral de Berlim

Primavera

De maio a junho é quando acontece o que muitos chamam de “a época mais bonita da Alemanha”. O clima fica mais ameno, nem tão frio nem calor, o que é perfeito para quem quer turistar com lindas paisagens, sempre floridas e com campos bem verdes.

O que fazer na Alemanha?

Sem dúvidas a Alemanha é um destino completo, com paisagens naturais e castelos, museus regados de história, grandes metrópoles como Berlim e até mesmo os tristes campos de concentração, que foram cenário do massacre do nazismo.

Quem visita o país pode se surpreender com a animada Munique, sede da Oktoberfest e de diversos pontos, como a famosa Marienplatz. Visitar a cidade de Würzburg e ver de perto rota romântica, repleta de vinhedos e castelos. E falando em castelos, a Floresta Negra (Schwarzwald) é parada obrigatória pra quem quer conhecer castelos incríveis e a terra do relógio  “cuco”, aquele famoso que toca de tempos em tempos e sai um passarinho da porta.

Além dessas, são muitas as cidades que merecem sua visita: Colônia, com a Catedral de Colônia, uma das maiores do mundo. E Frankfurt, com seus arranha-céus e casa noturnas super famosas na noite alemã.

Quais cidades conhecer na Alemanha?

Como já falamos um pouco, a Alemanha é um país repleto de contrastes, onde é possível fazer de tudo um pouco, tudo vai depender do estilo da sua viagem.

Berlim

É a capital da Alemanha e é considerada um dos pólos da cultura e arte da Europa. Para aproveitar bem a cidade o dia deve começar cedo, já que existem vários museus que levam um pouco mais de tempo e super valem a visita. Um dos principais pontos turísticos da cidade é o Memorial do Holocausto, que é um lugar bem triste e pesado, onde fica difícil não se emocionar. O Muro de Berlim também é parada obrigatória pra quem visita a cidade e quer conhecer um pouco da história do nazismo de perto.

Alemanha – Tudo o que você precisa saber antes de viajar
Berlim – Foto: Shutterstock

Munique

É a cidade mais popular da Alemanha depois de Berlim. A cidade é um mix de estilos que vai do barroco ao gótico. Um dos pontos principais de partida para o turismo é a Marienplatz. A praça é considerada o centro da cidade e ao seu redor estão os principais prédios de Munique.

Alemanha – Tudo o que você precisa saber antes de viajar
Marienplatz – Foto: Shutterstock

Frankfurt

É conhecida como a Manhattan da Alemanha devido aos seus arranha-céus e ao rio Main. Além disso, é a capital financeira do país. Mas não são só de negócios que Frankfurt é feita não. A cidade reserva paisagens pra lá de interessantes e inúmeras atividades culturais.

Alemanha – Tudo o que você precisa saber antes de viajar
Frankfurt

Würzburg

É a cidade que dá start na rota romântica da Alemanha, que completa passa por 28 cidadezinhas medievais. Cerca de  90% da cidade foi destruída na 2° Guerra Mundial e foi reconstruída a partir de 1950. A cidade tem um ar totalmente acolhedor, daqueles que não dá vontade de ir embora nunca e a arquitetura lá é totalmente apaixonante.

Alemanha – Tudo o que você precisa saber antes de viajar
Würzburg

Schwarzwald

Conhecida por nós como a Floresta Negra, a região é muito famosa ter como ponto alto o esqui, que atrai milhares de turistas. Pra quem curte paisagens incríveis com muita natureza e montanhas cobertas de neve, aqui é o lugar perfeito!

Vale a pena?

Com certeza! Por ter tantas variações no turismo com muita arte, história, gastronomia, natureza, vida noturna e ainda ser considerada uma das cidades mais baratas da Europa Ocidental. A sua visita será com certeza um ótimo custo x benefício, já que é possível passar bem no país com cerca de 50 euros por dia. É possível ter uma boa refeição com menos de 10 euros, evitando sempre os restaurantes próximos dos pontos turísticos. Já o ticket para andar no transporte público durante 24 horas custa 7 euros, um preço bem razoável para quem não quer gastar muito.

O segredo é planejar um bom roteiro e ver o que mais te agrada nesse país que nos oferece um “pacote completo”.


Vai vistar a Alemanha? Clique aqui é garanta seu seguro viagem pela Mondial Assintance.

Vai viajar para Alemanha? Confira todas as opções de hotéis!
banner-booking

Sobre o autor

Natalia Medina

Radialista, paulista e literalmente LOUCA por viagem! Ama destinos exóticos com muita história e curte mergulhar na cultura local. Apaixonada por gastronomia e música, sempre tentando unir essas paixões com as trips pelo mundo.