займ онлайнкредиты онлайн
Close

Definitivamente ninguém que planeja uma viagem à Florianópolis vai esperar encontrar a ilha da magia com tempo nublado ou chuvoso. No entanto, por mais que a gente pesquise a melhor época e planeje cada passo para conseguir curtir as melhores praias e cachoeiras, nem sempre São Pedro colabora… Nós acabamos tendo que não só conhecer Florianópolis com chuva como enfrentar um ciclone tropical que resolveu passar pela ilha justamente na semana em que estávamos por lá.

E ai? O que fazer numa situação dessas? Já que não adianta discutir e ficar chateado com o clima, o jeito é adaptar o roteiro e buscar novas opções de divertimento. Listamos abaixo alguns dos lugares que visitamos nos dias chuvosos de Floripa. Muitos deles também são uma ótima opção para dias de sol, quando você quiser dar um tempo das praias e estiver sentindo falta de um programa diferente e mais cultural.

Mercado Municipal de Florianópolis

Desde que anunciamos no snapchat e Instagram @deixadefrescura que nossa próxima viagem seria para Floripa, uma dica dos seguidores que foi unanimidade foi conhecer o Mercado Municipal da cidade.

O Mercado fica no centro da cidade e bem pertinho de outras atrações culturais como o Palácio Cruz e Souza e a Casa da Alfândega. Também é cercado de comércio que lembra a região do Saara no Rio e a Primeiro de Março em São Paulo.  Nossa ideia inicial era dar um passeio pelo centro, mas com a chuva acabamos nos concentrando nas delícias do próprio Mercado.

mercado municipal de florianopolis centro

O prédio é tombado pelo Patrimônio Histórico e abriga lojas de todo o tipo: vende-se desde ostras frescas até roupas e decoração. Mas a parte mais interessante é a parte dos bares. Depois de darmos uma circulada entre as lojas fomos até o pátio onde se concentram os “boxes” de comida.

As especialidades são, é claro, as ostras e o bolinho de bacalhau. Durante todo o dia e principalmente no final de tarde o lugar fica cheio de gente que se reúne para comer e tomar um cerveja com os amigos. O ambiente é muito gostoso e informal e os preços também são ótimos. Como turistas que somos, fomos conhecer o famoso Box 32, bar mais famoso e tradicional do Mercado Municipal. Falamos dele e de outros ótimos lugares para comer e beber em Melhores bares e restaurantes em Floripa.

Florianopolis com chuva mercado municipal
Nós no tradicional Box32 no Mercado Municipal de Floripa.

Projeto Tamar

Na Barra da Lagoa fica o Centro de Visitantes do Projeto Tamar de Florianópolis. Trata-se de uma ONG com o objetivo de preservar as espécies de tartarugas marinhas do Brasil; educando a todos sobre a importância desses animais para nosso ecossistema e oferecendo às populações que antes viviam de sua exploração novas formas de sobrevivência.

Existem postos do Projeto Tamar em praticamente toda a costa brasileira, mas nem todos possuem Centro de Visitantes por questões de preservação principalmente das regiões onde as tartarugas se reproduzem. O posto de Floripa é um dos postos de educação (eles fazem vários trabalhos com escolas e com a população local) e, claro, obtenção de financiamento para o Projeto com o turismo.

florianopolis com chuva passeio projeto tamar

Passamos uma tarde inteira no Centro de Visitantes, fizemos uma visita monitorada e pudemos descobrir muito sobre várias espécies quem nem imaginávamos que existiam. Detalhamos bem mais desse dia em Motivos para visitar o Projeto Tamar em Florianópolis.

florianopolis com chuva visita projeto tamar

Fortaleza de São José da Ponta Grossa

Assim como acontece em outras cidades brasileiras,  Florianópolis também possui seu complexo de Fortes idealizado para defender todas as entradas da ilha. A Fortaleza de São José da Ponta Grossa é um desses fortes e fica localizada ao norte de Florianópolis, bem perto de Jurerê. A construção data de 1740 e em 1938 foi tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

Para visitar o lugar é preciso pagar R$8 pelo ingresso (inteira/adulto) e o horário de funcionamento vai das 9h às 17h em baixa temporada (abril a novembro) e até às 19h em alta (dezembro a março).

florianopolis com chuva visita fortaleza de sao jose da ponta grossa

florianopolis com chuva visita fortaleza sao jose da ponta grossa

Além de poder admirar as belas construções, também é possível conhecer e ver de perto o trabalho das rendeiras da região. Confesso que as achei bem mal educadas. Entramos no galpão bem interessados no trabalho, mas as duas rendeiras que ali estavam nem olhavam para os turistas, que logo saíam para visitar outras partes da Fortaleza.

Após andar por toda a Fortaleza descemos até a Praia do Forte, assim chamada por motivos óbvios. A praia é bem deserta, com uma grande faixa de areia e embora estivesse chuviscando nesse dia o mar estava vem calmo. Em alta temporada (e tempo bom) há passeios de barco saindo de vários lugares da ilha que desembarcam ali. Os pontos de saída da escuna são: Centro de Florianópolis (embaixo da Ponte Hercílio Luz e Trapiche da Beira-mar Norte), Praia de Canasvieiras e Sambaqui e de Governador Celso Ramos. Esses passeios costumam dar uma volta em vários pontos de Floripa (dura em média 6h) e custam R$45 /pessoa.

florianopolis com chuva fortaleza

Para quem quiser conhecer mais da Fortaleza, a UFSC, responsável pelo lugar, disponibiliza mais informações e até o mapa do Forte para download.

Santo Antônio de Lisboa

Santo Antônio de Lisboa é um bairro com casas bem coloridas e muita influência da colonização portuguesa. Fica bem pertinho da Fortaleza de São José e embora também tenha sua praia, são os restaurantes que chamam mais a atenção nesse lugar.

A especialidade é comida portuguesa, mas sem deixar de lado os frutos do mar. As ruas estreitas e casas coloridas que de certa forma lembram Paraty, no Rio de Janeiro, são uma delícia para se passear num final de tarde.

Muitas das fachadas das casas são originais da época do Brasil Colonial e ainda existem ruas que são bloqueadas para os carros por motivos de conservação. Vale dar uma passadinha ainda que rápida nesse bairro com tanta história.


Agradecemos o apoio dos  Hotéis Costa Norte – Ponta das Canas. Veja aqui nosso review do hotel e seus serviços:

Onde ficar em Florianópolis – Hotéis Costa Norte Ponta das Canas 


Quer ler mais sobre Floripa? Veja também:

Piscinas naturais da Barra da Lagoa em Florianópolis

Costa da Lagoa – Cachoeira e culinária premiada em Florianópolis

Onde ficar em Florianópolis – Dicas de hotéis e as melhores regiões

Vai viajar para Florianópolis? Veja as melhores opções de hotéis:

banner-booking

Sobre o autor

Niteroiense de nascença, Botafogo de coração, Relações Públicas por formação, blogueira e viajante por paixão! Ama destinos históricos e visitar Museus em todo o mundo, mas não dispensa uma boa praia. Para ela, uma viagem não está completa sem apreciar (e bem) a culinária local e as lojas, claro.