Close

Todo destino tem aquele passeio que consideramos imperdível. Em Florianópolis eu consigo listar pelo menos 5 passeios imperdíveis. Mas se tem um que você deve priorizar, é o passeio até as piscinas naturais da Barra da Lagoa e nesse artigo eu explico direitinho tudo sobre o cantinho que mais gostamos em Floripa!

Piscinas naturais da barra da lagoa em florianopolis

Localizada a 22km do centro de Florianópolis, a Barra da Lagoa é um daqueles lugares que merecem que você separe um dia inteiro do seu roteiro para curtir. Além do Projeto Tamar (leia o artigo “Motivos para visitar o Projeto Tamar em Florianópolis“) o local conta com restaurantes estilo “come-se muito bem” (leia “Os melhores bares e restaurantes de Floripa“), uma linda praia e um canal com água cristalina (onde é possível praticar SUP). Mas o grande tesouro da Barra da Lagoa fica por conta das suas piscinas naturais, pouco conhecida até mesmo entre os moradores da ilha.

Piscinas naturais da barra da lagoa em florianopolis
A direita a praia da Lagoa da Barra. A esquerda é possível ver parte do canal
Piscinas naturais da barra da lagoa em florianopolis
Local ideal para a pratica do SUP

Antes de começar o passeio

Tente chegar cedo e evite deixar o carro estacionado na rua. Fomos alertados algumas vezes por moradores que os furtos a carros estacionados nas ruas são frequentes. Alguns estacionamentos tem parceria com restaurantes, portanto se você almoçar por lá, ainda consegue um desconto na hora de pagar o estacionamento.

Escolha o dia / horário certo para fazer esse passeio. Procure ir num dia que o mar não estiver muito agitado e vá quando a maré estiver baixa. Além disso, escolha um dia com o tempo bem aberto para que as águas estejam límpidas.

Como chegar nas piscinas naturais da Barra da Lagoa

Chegar nas piscinas naturais é bem simples e a trilha até o local é muito tranquila. Basta atravessar uma ponte azul sobre o canal, e seguir o caminho por uma ruazinha estreita, que vai subindo o morro passando por albergues e casas. Não tem como errar. No caminho você verá algumas placas indicando a direção certa para chegar até as piscinas naturais, mas se bater qualquer duvida, já diz o ditado: quem tem boca vai às piscinas naturais. Basta perguntar para a primeira pessoa que passar por você.

Pouco depois de entrar na trilha de terra batida, você passará pela Prainha do Leste. Uma praia menor, muito bonita e menos movimentada que a praia da Barra da Lagoa.

Piscinas naturais da barra da lagoa em florianopolis
Prainha do Leste

Continue pela trilha e após cerca de 15 minutos você chegará a uma pedra imensa, de onde se tem uma linda vista das piscinas naturais. De lá já é possível ter noção de como é incrível o local. Desça a pedra e em menos de 3 minutos você chegara num dos lugares mais bonitos de Florianópolis.

Piscinas naturais da barra da lagoa em florianopolis

Piscinas naturais da Barra da Lagoa

Quando chegamos, vimos de perto como o lugar é incrível. As águas claras contrastando com as rochas e com a vegetação do local deixa o local com cara de cenário de filme. Rapidamente encontramos um cantinho para guardarmos as nossas coisas e fomos entrar no mar.

Piscinas naturais da barra da lagoa em florianopolis

Piscinas naturais da barra da lagoa em florianopolis

A parte próxima as rochas são rasas e é possível ficar relaxando ali sem nenhum problema em dias de mar calmo. Antes de entrar no mar, observe por onde as outras pessoas estão entrando e procure entrar por lá também. Digo isso pois algumas pedras tem corais que vão acabar cortando o seu pé. Se você tiver aquele sapatinho de borracha, melhor ainda.

Piscinas naturais da barra da lagoa em florianopolis

Se a sua ideia for passar o dia inteiro lá, não se esqueça de levar sua própria comida. A unica estrutura que encontramos lá foi uma barraquinha vendendo cerveja e pequenos lanches a um preço um pouco salgado. Não se esqueça de levar um saco plastico para levar de volta todo o seu lixo.

O lugar é incrível e uma excelente opção para quem quer fugir da muvuca das praias mais movimentadas de Florianópolis e para quem quer estar em contato com a natureza. Sem duvida uma das melhores atrações de Florianópolis!

Piscinas naturais da barra da lagoa em florianopolis


Agradecemos o apoio dos  Hotéis Costa Norte – Ponta das Canas. Veja aqui nosso review do hotel e seus serviços:

Onde ficar em Florianópolis – Hotéis Costa Norte Ponta das Canas 


Quer ler mais sobre Floripa? Veja também:

Florianópolis com chuva. E agora?

Motivos para visitar o Projeto Tamar em Florianópolis

Costa da Lagoa – Cachoeira e culinária premiada em Florianópolis

Vai viajar para Florianópolis? Veja as melhores opções de hotéis:

banner-booking

Sobre o autor

Carioca da gema, flamenguista, psicólogo e apaixonado por fotografia. Para ele, qualquer lugar é perfeito com céu azul, sol e uma cerveja gelada. Após dois anos morando em Dublin, é hora de retomar a vida no Brasil e desbravar cada cantinho do nosso país.