Close

Florianópolis é uma cidade comumente mais lembrada por suas belas praias, mas também existem opções para quem prefere um curtir um passeio mais calmo e – por que não dizer? – contemplativo. Estou falando da Lagoa da Conceição com o passeio da Costa da Lagoa que reúne trilha leve para cachoeira e parada para comer em restaurantes premiados nacionalmente.

Sobre a Lagoa da Conceição

Lagoa da Conceição é um bairro onde foi formada o primeiro povoado da cidade. Ao seu redor existem várias praias, dunas (as famosas dunas da Praia da Joaquina) e, claro a própria Lagoa em si, que se tornou um grande ponto turístico.

O bairro ora tem ares de lugar bem residencial, ora de verdadeiro point dos mochileiros e turistas mais alternativos devido aos diversos restaurantes, brechós e comércio em geral. O Lagoa é tão grande e a sua diversidade também que ela é dividida em “sub-localidades”. São elas: Centrinho (antiga Freguesia), Canto da Lagoa, Canto dos Araçás, Sertão Grande, Ponta Grossa, Ponta das Almas,  Caieira, Porto da Lagoa, Morro do Badejo, Retiro da Lagoa e Costa da Lagoa.

cachoeira da costa da lagoa florianópolis
Cachoeira da Costa da Lagoa

Existe um passeio de barco que dá a volta na Lagoa inteira. O passeio dura em média meia hora e custa R$20. O barco sai bem próximo do Bar do Boni, que falamos aqui no post Melhores bares e restaurantes em Floripa. Esse é um passeio bom para quem quiser conhecer a Lagoa por inteiro. Como nosso objetivo era relaxar mais em um único lugar, optamos por conhecer a Costa da Lagoa.

Como chegar na Costa da Lagoa

Pelo mapa já dá para ter uma ideia da localização da Costa da Lagoa. Para chegar até lá há basicamente duas opções: via terra ou via mar. Quem escolher via terra precisa estar preparado, pois as trilhas são longas e intensas (uma sai de Ratones, outra atravessa o Morro e uma terceira que sai de Monte Verde).

Local de onde saem os barcos para a Costa da Lagoa

Via mar é bem mais fácil com um barco que sai da Ponte da Lagoa em intervalos de média de 40 minutos (tiramos uma foto do horário para vocês). A passagem custa R$15 e dá direito a dois bilhetes (ida e volta). Esse barco é um meio de transporte para os moradores, não um barco turístico. Na prática isso quer dizer que ele vai contornando a Lagoa e parando em diversas estações até chegar na Costa da Lagoa.

Para chegar até a cachoeira é preciso saltar na Estação 15 ou na Estação 16. A estação 16 é a mais conhecida, devido aos vários restaurantes de culinária açoriana no local, mas a dica de saltar uma estação antes veio de uma simpática senhora com quem começamos a conversar durante os 40 minutos de travessia no barco. Moradora do lugar, ela nos falou que até o barco chegar na Estação 16, já teremos chegado na cachoeira saltando um pouco antes. Dito e feito!

Seguindo o conselho da moradora chegamos na cachoeira e já estávamos ali relaxando há um tempo quando outros turistas que reconhecemos do barco chegaram (eles desceram na Estação 16).

Cachoeira da Costa da Lagoa

cachoeira da costa da lagoa

A Costa da Lagoa é uma região pequena colonizada por portugueses açorianos. Apesar dos restaurantes renomados, as casa em geral são bem simples e seguem contornando a Lagoa. Saltando na Estação 15 basta seguir pelo caminho das casas. Uma placa de madeira indica o início da trilha.

cachoeira costa da lagoa trilha
Trecho da trilha para a cachoeira.

Fizemos a trilha após a ilha ter passado por um ciclone tropical e haviam muitos galhos e até árvores no caminho, mesmo assim a trilha pode ser considerada como bem leve. Foram entre 10 e 15 minutos de caminhada até chegarmos numa área bem ampla com bancos e até um quiosque (que só funciona em alta temporada) e, claro, a cachoeira.

São 8 metros de altura de água doce represada formando uma piscina natural. Atenção: não tentem subir pelas pedras, pois elas são muito escorregadias e não são raros os casos de pessoas se acidentarem tentando subir cachoeira acima.

cachoeira costa da lagoa florianopolis
Pátio em frente à piscina natural formada pela cachoeira.
cachoeira costa da lagoa
Sim, fiz essa viagem gravidíssima de 7 meses. Falo mais sobre a experiência em Mitos e frescuras sobre viajar grávida.

Restaurantes açorianos

Retornando em direção à Estação 16 para pegar o barco de volta, paramos para conhecer os famosos restaurantes da Costa da Lagoa. Muitos já foram bem rankeados em revistas nacionais e o lugar é considerado um importante pólo gastronômico da cidade.

Nosso barco chegou rápido e não tivemos muito tempo de apreciar os famosos pratos com claras influências da colonização portuguesa. Bruno bebeu uma cerveja e logo chegou o último barco de volta à outra margem da Lagoa da Conceição. Mas fica a dica para quem conseguir chegar mais cedo. Os restaurantes tem um cardápio bem recheado com as especialidades de Florianópolis (camarão, ostras e todos os frutos do mar) e sempre vem bem servidos.

Outra dica é visitar a cachoeira primeiro e só depois parar para as cervejas nos bares, né?

Pier na Costa da Lagoa. Foto: Shutterstock

Agradecemos o apoio dos  Hotéis Costa Norte – Ponta das Canas. Veja aqui nosso review do hotel e seus serviços:

Onde ficar em Florianópolis – Hotéis Costa Norte Ponta das Canas 


Quer ler mais sobre Floripa? Veja também:

Piscinas naturais da Barra da Lagoa em Florianópolis

Motivos para visitar o Projeto Tamar em Florianópolis

Melhores bares e restaurantes em Floripa!

Vai viajar para Florianópolis? Veja as melhores opções de hotéis:

banner-booking

Sobre o autor

Niteroiense de nascença, Botafogo de coração, Relações Públicas por formação, blogueira e viajante por paixão! Ama destinos históricos e visitar Museus em todo o mundo, mas não dispensa uma boa praia. Para ela, uma viagem não está completa sem apreciar (e bem) a culinária local e as lojas, claro.