займ онлайнкредиты онлайн
Close

As trilhas são um dos pontos fortes de Ilha Grande. Aqui você irá encontrar tanto trilhas leves que podem ser feitas com crianças, até mais pesadas que vão te levar a lugares incríveis da Ilha. Muitas são bem sinalizadas e abertas, outras menos frequentadas, já são um pouco mais difíceis de se orientar.

Todas as trilhas em Ilha Grande são catalogadas em forma de números, (T1, T2, T3…), com informações sobre distância, tempo médio e o nível de dificuldade. Confira todas elas:

Lembrando que todas as distâncias e tempo médio são referentes
a somente um trecho da trilha (ex: ida).

trilhas-de-ilha-grande

Trilhas de Ilha Grande

T01 – Circuito do Abraão: Uma boa opção de caminhada em família e com crianças e pode ser feita no dia da sua chegada em Abraão. Seguindo o circuito, você irá conhecer a Praia Preta,, Praia do Galego, Poção, Aqueduto e Ruínas do Lazareto. Distância: 2km. Tempo: 1h30. Nível: Leve.

T02 – Aqueduto – Saco do Céu: A trilha se inicia no Aqueduto onde um painel aponta a direção da trilha. Durante o caminho, você irá passar pela Cachoeira da Feiticeira, Praia da Feiticeira, Igaçu, Praia de Fora e Saco do Céu. Distância: 6km. Tempo: 3h -3h30. Nível: Médio.

T03 – Saco do Céu – Freguesia de Santana: Continuando no sentido norte, seguindo a T03 você irá passar pela Praia de Japariz antes de chegar na Freguesia de Santana. Distância: 4km. Tempo: 2h – 2h30. Nível: Leve

T04 – Freguesia de Santana – Bananal: Trilha que percorre o litoral próximo a Lagoa Azul, passando pela Praia de Baixo e Praia do Bananal Pequeno, antes de chegar no Bananal. Distância: 3km. Tempo: 1h – 1h30. Nível: Leve

T05 – Bananal – Sitio Forte: Essa trilha percorre o litoral de Ilha Grande voltado para Angra dos Reis. Distância: 5km. Tempo: 2h30 – 3h. Nível: Leve

T06 – Sitio Forte – Araçatiba: Nessa trilha você irá passar por algumas igrejas e pela Cachoeira da Longa. Distância: 6km. Tempo: 3 – 3h30. Nivel: Leve.

T07 – Praia Grande de Araçatiba – Gruta de Acaia: Essa trilha leva até a mágica Gruta de Acaiá. Antes de chegar ao destino final, passará pela Praia de Itaguaçu e Praia Vermelha. Distância: 5,2km a 5,4km. Tempo: 3h – 3h30. Nivel: Médio

T08 – Praia Grande de Araçatiba – Provetá: Trilha de nível moderado, porém ultimamente tenho visto muitas reclamações quanto a sinalização. Essa trilha não passa por nenhuma praia, mas é o caminho mais curto até Provetá. Distancia: 4,6 km. Tempo: 2h30 – 3h. Nível: Médio

T09 – Provetá – Aventureiro: Trilha curta porém muito íngreme, exigindo muito esforço. O visual lá de cima compensa o sacrifício. Distancia: 3,6km. Tempo: 2h30 – 3h. Nível: Pesada

roteiro-ilha-grande-praia-do-aventureiro
Praia do Aventureiro

T10 – Abraão – Palmas – Pouso: Trilha bastante movimentada. Até Palmas a trilha é bem íngreme. De Abraão até Palmas a distância é de 4km e o tempo estimado é de 1h30. Até Pouso serão 6km com um tempo médio de 3 horas de trilha. Nível: Médio

T11 – Pouso – Lopes Mendes: Outra trilha muito movimentada, pois só é possível chegar em Lopes Mendes por ela, portanto muitos turistas vão de barco até o Pouso e depois fazem a T11. Distância: 1,2km. Tempo: 30m. Nível: Leve.

melhores-praias-de-ilha-grande-lopes-mendes-barril
Lopes Mendes

T12 – Pouso – Farol dos Castelhanos: A trilha que leva até o Farol está bem fechada e nosso conselho é que você busque um guia para fazê-la. Antes de chegar no Farol você irá passar pela Praia do Recife, Praia e Piscina dos Castelhanos. Distância: 6km. Tempo: 3h – 3h30. Nível: Pesada.

T13 – Abraão – Pico do Papagaio: Trilha recomendada para quem está com o preparo físico em dia. Lá de cima, além do visual incrível da Ilha Grande, se o tempo ajudar, é possível até ver a Pedra da Gávea, no Rio de Janeiro. Outra trilha que não está bem sinalizada, por isso, se você não está acostumado com trilhas, recomendamos que contrate um guia. Distancia: 6km. Tempo: 3h – 3h30. Nível: Pesada.

T14 – Abraão – Dois Rios: Uma das trilhas mais largas de Ilha Grande. Impossível se perder. Caso esteja bem preparado fisicamente, alugar uma bicicleta pode ser uma boa opção para poupar tempo (ao menos na descida). Também recomendamos uma parada na “Piscina do Soldado”, um poço natural no meio do caminho, excelente para renovar as energias! Distância: 7km. Tempo: 2h30 – 3h. Nível: Pesada.

T15 – Dois Rios – Caxadaço: A trilha não é exaustiva fisicamente, mas é bastante fechada. Caso você não tenha experiência com trilhas e queira fazer essa, não deixe de contratar um guia. Durante a trilha, fitas coloridas nas árvores irão indicar que você está no caminho certo. Distância: 4,2km. Tempo: 2h – 2h30. Nivel: Médio.

trilhas de ilha grande caxadaço
Praia de Caxadaço

T16 – Dois Rios – Parnaioca: Trilha muito bonita que percorre o litoral sul da Ilha Grande. Também recomendamos um guia, caso você não tenha experiência em trilhas. Distância: 7,6km. Tempo: 3h – 3h30. Nivel: Médio.


Quer ler mais sobre Ilha Grande? Veja também:

As 5 melhores praias de Ilha Grande

Ilha Grande: Roteiro Completo

Guia de Viagem: O melhor de Ilha Grande

Praia do Aventureiro> A mais bonita de Ilha Grande

De volta a Ilha Grande: Diário de Reveillon

Vai viajar para Ilha Grande? Reserve seu hotel pelo Booking!
banner-booking

Sobre o autor

Carioca da gema, flamenguista, psicólogo e apaixonado por fotografia. Para ele, qualquer lugar é perfeito com céu azul, sol e uma cerveja gelada. Após dois anos morando em Dublin, é hora de retomar a vida no Brasil e desbravar cada cantinho do nosso país.