Close

Viajar é sempre bom, mas existem destinos que são especiais. São lugares que você sonha, planeja, reconta os dias, espreme o bolso e se divide em mil atividades no trabalho só para poder ter certeza de que a viagem será perfeita. Foi assim com a Tailândia, onde passamos 20 dias e com a Grécia, onde passamos 15 dias.

Na verdade a viagem completa incluiu além da Grécia, também Itália e Malta, totalizando 26 dias entre translados de ônibus, trem, ferry e avião. Mas como temos recebido muitas perguntas a respeito do nosso roteiro pela Grécia, aqui vamos contar detalhadamente somente esse trecho da viagem.

Nosso roteiro de viagem pela Grécia

Nossa viagem para a Grécia curiosamente começou com um voo saindo de Dublin para Bruxelas. Por quê? Na época nós morávamos em Dublin e descobrimos que só havia voo direto pela Ryanair (cia aérea low-cost) para a ilha de Zakynhos saindo de Bruxelas (especificamente do aeroporto de Chaleroi). A outra alternativa era ir até Atenas e de lá pegar o combo ferry + ônibus para chegar a Zakynhos. Além de cansativo, fazer esse translado sairia mais caro do que ir para a Bélgica.

Cinco dias em Zakynthos

Chegamos em Zakynhos à noite. Do aeroporto pegamos um taxi até o Hotel Yakintos, que fica na região de Laganas. Como contamos no post Qual é a melhor região para se hospedar em Zakynthos, Laganas é uma região bem jovem da ilha, com uma vida noturna bem agitada. Aproveitamos o primeiro dia para aproveitar a culinária grega (contamos tudo sobre os pratos tradicionais da Grécia em Comida na Grécia! Bom para o paladar e melhor ainda para o bolso) e depois saímos para já conhecer um pouco da agitada rua da praia de Laganas.

Grecia zakynthos praia little xigia
Praia Little Xigia vista de cima.

A partir do segundo dia, tiramos para conhecer a fundo as praias da região. Dica: comece sempre pelo imperdível! No caso de Zakynthos, estamos falando da Navagio Beach, a praia mais incrível da Grécia.

Zakynthos é uma ilha enorme e com várias praias imperdíveis. É bem comum que os turistas aluguem quadriciclos para explorar a ilha, mas como fizemos amizade no avião com um brasileiro que viajava sozinho, optamos por nos juntarmos e alugarmos um carro (o que foi vantajoso para os três – veja aqui todos os gastos dessa viagem).

grecia-zakynthos-zante-navagio-beach-Shipwreck-bruno-mirante
Mirante da praia de Zakynthos. Existe um mirante “oficial”, andando pelas pedras (cuidado!) é possível ter essa vista mais de frente da praia.

Para saber mais detalhadamente de todas as praias da região, veja nosso post As 7 melhores praias de Zakynthos.

Nós passamos cinco dias na ilha, mas dá para fazer um roteiro bem legal mesmo com 3 ou 4 dias na ilha. A gente conta mais detalhadamente o que fazer em cada dia na ilha em Roteiro de 3 ou 4 dias em Zakynthos.

europa-grecia-zakynthos-preco-aluguel-carro-quadriciclo-moto

Quatro dias em Mykonos

De Zakynthos precisamos pegar um combo de ferry + ônibus até Atenas. Desembarcamos na rodoviária da cidade (que por sinal fica numa parte bem feia da cidade) e de lá fomos até o porto de Pireus, mas perdemos o ferry que sairia de lá e tivemos que ir para o outro lado da cidade, no porto de Rafina para pegar outro ferry se quiséssemos viajar naquele mesmo dia.

Depois desse atraso e mais cinco horas de viagem, chegamos em Mykonos já a noite. Dica: vale a pena pagar um pouco mais e pegar o speedboat que faz o mesmo trajeto em apenas duas horas. De Atenas para Mykonos também existe a opção de viajar de avião, mas o melhor custo X benefício é usar o speedboat. De avião o preço é mais que o dobro e o tempo de viagem ainda continua longo devido a todo o processo que envolve o embarque e o desembarque.

Grecia, Ilha de Mykonos, ruas de chora

Hospede-se no centro da ilha, no bairro de Chora. Trata-se do mais tradicional com aquele labirinto de ruas estreitas e casas pintadas de branco. À noite nem é preciso andar muito para já descobrir que muitas dessas pacatas casas se transformam em modernas boates e bares que deixam a vida noturna de Mykonos prá lá de agitada.

Já hospedados em Chora, optamos por usar o primeiro dia para andar pela cidade pela manhã, conhecer a Little Venice e os Moinhos de vento que são cartão postal de Mykonos (mais de cada cantinho da ilha em Mykonos: A ilha mais carismática da Grécia). As praias ficam mais distante dessa região e mais uma vez optamos por alugar um carro por ao menos um dia para ir até praias mais distantes, mas Mykonos tem uma ótima estrutura de ônibus que ligam todas as principais praias, que também usamos.

Melhores praias de Mykonos na Grecia 4 elia
Elia beach. Uma de nossas prediletas em Mykonos.

As praias mais famosas de Mykonos são a Paradise Beach e a Super Paradise. Ambas praias que mantém uma super estrutura de bares à frente, onde é festa o dia inteiro. Não se paga para entrar, mas o resto é caríssimo. As areias são bem preenchidas por cadeiras e barracas e a música costuma ser bem alta.  Mas existem também praias bem desertas com pouca ou nenhum estrutura como a Agios Sostis e Fokos. Mais de todas as praias de Mykonos em Guia das melhores praias de Mykonos.

Melhores praias de Mykonos na Grecia
Praia de Agios Ioannis.

Dois dias em Santorini

Do porto de Mykonos há ferry direto para outra das ilhas mais famosas da Grécia: Santorini. Para conseguir encaixar todos os lugares no tempo de viagem que tínhamos, tivemos que ficar apenas três noites e dois dias inteiros na ilha. Dica: Vale a pena ficar pelo menos três dias inteiros em Santorini.

Ficamos hospedados em Fira, uma região bem procurada por ser bem “central” e ter fácil acesso de ônibus para todas as demais regiões da ilha e ter várias opções de passeios de barco.

o que fazer em santorini grecia viagem paisagem casas brancas view point melhor visual viagem europa

Como tínhamos bem pouco tempo e seguindo nossa própria dica de sempre começar pelo imperdível, já dedicamos o primeiro dia a um passeio pela região de Fira, exploramos todas as ruelas, visitamos a clareira coma vista para o mar e depois fomos para Oía, ver o por do sol mais famoso do mundo.

Se você também só tem dois dias para passar em Santorini, a melhor opção é contratar um passeio de barco no dia seguinte. Assim você conhece mais rapidamente as ilhas do arquipélago. Mais detalhes em O que fazer em Santorini.

santorini-por-do-sol-mais-famoso-do-mundo-grecia-oia-mar-egeu-viagem-europa

Dois dias em Atenas

E nossa viagem pela Grécia terminou em Atenas, o berço da civilização moderna. Passamos três noites e dois dias inteiros e, como já tínhamos conhecido as praias mais bonitas da Grécia. Agora optamos por conhecer a parte histórica do país.

Mais uma vez optamos por nos hospedarmos no “centro” para já acordarmos perto das atrações. Nós nos hospedamos no bairro de Plaka e de lá conhecemos as principais atrações da cidade a pé. Por sinal, à nossa janela já estava um ponto turístico: a Igreja de Panaghia Kapnikarea.

atenas templo zeus olimpico acropole grecia viagem ferias
Templo de Zeus Olímpico com a Acrópole lá ao fundo. Viu como tudo é pertinho?

Já com a vantagem de não perder tempo com deslocamento, dividimos nosso roteiro de acordo com os lados e mais uma vez começamos pelo o que consideramos imperdível.

Começamos pelo Arco de Adriano, o Templo de Zeus Olímpico e o Estádio Panatenaico. Voltamos à parte mais movimentada de Plaka, onde ficam os bares e restaurantes e, após o almoço (e também de recarregar as maquinas no hotel, que ficava bem ali nessa meiuca) seguimos em direção ao Museu da Acrópole e à Acrópole em si. A principal dica é: visite a Acrópole a tarde, quando o sol não está mais tão forte e todos os monumentos e templos estão mais vazios.

O segundo dia deixamos para conhecer a parte mais moderna da cidade como a Praça Syntagma, o prédio do Parlamento e o Parque Nacional. Vale reservar um tempo para andar sem compromisso pela cidade. São tantas as opções que fizemos um Top 5 O que ver e fazer em Atenas.

Os detalhes sobre os melhores horários para visitar cada atração, preços dos ingressos e o que fazer em cada dia estão em Atenas – Roteiro para 2 ou 3 dias de viagem.

acropole templo erecton atena poseidon partenon atenas grecia
Acrópole, Templo Erecton.

Fim de viagem. O que mudaríamos no nosso roteiro?

Depois de 15 dias de viagem (incluindo o pernoite em Bruxelas e os muitos deslocamento de ferry entre uma ilha e outra) tivemos um saldo de 13 dias inteiros realmente conhecendo cada lugar. Consideramos um saldo bom levando em conta os gastos que tivemos.

Se tivéssemos que mudar alguma coisa nesse roteiro acrescentaríamos mais um dia em Santorini e optaríamos por pagar a mais e viajar de speedboat entre as ilhas, economizando muitas horas. Não é vantagem usar as companias aéreas locais, pois o preço é bem mais alto e os ferries oferecem viagens bem prazerosas. Nós também viajamos no estilo mochilão e queríamos ter mais liberdade com os horários. Com as passagens aéreas é preciso se programar e comprar com antecedência, já com os ferries era possível conseguir tíckets de um dia para o outro com facilidade.

Mais links que podem ajudar no planejamento de sua viagem:

Fira ou Oia – Onde se hospedar em Santorini

Zakynthos – Onde se hospedar em Laganas

Qual a melhor região para se hospedar em Zakynthos

Navagio Beach Roteiro de viagem Grecia


Vai vistar Grécia? Clique aqui é garanta seu desconto de 15% no desconto no seguro viagem com a Mondial Assintance.

Quer saber mais da nossa viagem para Grécia? Confira também:

Grécia – Tudo o que você precisa saber antes de viajar

Grécia – Preços de hotéis, ferries e passeios

Comida na Grécia – Bom para o paladar e melhor ainda para o bolso

Vai viajar para Grécia? Confira as melhores opções de hotéis!
banner-booking

Sobre o autor

Niteroiense de nascença, Botafogo de coração, Relações Públicas por formação, blogueira e viajante por paixão! Ama destinos históricos e visitar Museus em todo o mundo, mas não dispensa uma boa praia. Para ela, uma viagem não está completa sem apreciar (e bem) a culinária local e as lojas, claro.

  • marcelo ferreira

    vi o site da low cost a ryannair ela não oferece mais zakynhos nem fazendo conexão na belgica

    • Verdade. A Ryanair não tem mais o voo de Bruxelas para Zakynthos. Uma pena.

  • Ana Cecília Aziz

    Qual a época que vocês foram? Vou tirar férias em agosto, mas ouvi falar que é bem cheio nessa época!!

    • Van Silva

      Agosto é férias dos europeus, cheio sim :(, sempre opto por setembro