Close

Já mostramos aqui no Deixa de Frescura muitas das belezas da região dos Lagos Andinos no Chile e a essa altura do campeonato, você provavelmente está planejando a sua viagem e se perguntando qual é o melhor local para ficar hospedado na região. A verdade é que não existe uma resposta exata. Isso vai depender muito do objetivo da sua viagem, de como você montou o seu roteiro e de quanto tempo você tem para explorar a região.

Abaixo vamos mostrar pontos positivos e negativo de Puerto Varas e Osorno, para que você mesmo coloque na balança e decida qual a melhor opção para a sua viagem.

Onde ficar na região dos Lagos Andinos

Puerto Montt é a capital da região dos Lagos Andinos e de certa forma, a cidade mais estruturada da região. Mesmo assim, pode não ser a melhor opção para servir como base na sua viagem pela região. Além de não ser tão bonita quanto Osorno e Puerto Varas, não há tanta coisa para se fazer em Puerto Montt.

Se você decidir ficar ao menos uma noite em Puerto Montt, recomendo dar uma passada no Mercado Angelmó, um mercado de frutos do mar e comidas típicas da região.

regiao-dos-lagos-chile-puerto-montt
Nada mal comer com esse visual né? No mercado Angelmó recomendamos o restaurante Aurora, onde tivemos a oportunidade de provar várias comidinhas típicas!

Osorno

Osorno é uma das principais cidades da Região dos Lagos Andinos. Bem estruturada, a cidade também tem uma localização interessante para você que quer conhecer todos os atrativos da costa do Pacífico e ao mesmo tempo ficar próximo aos vulcões e lagos da região. Além dessa localização estratégica, a cidade é a maior produtora de carne e leite do Chile!

regiao-dos-lagos-chile-centro-osorno

O que fazer em Osorno?

Além dos passeios bate e volta que são possíveis fazer para San Juan de la Costa e Puyehue, a cidade também oferece alguns atrativos interessantes.

Como toda cidade do interior, Osorno tem uma praça central onde é possível encontrar um grande chafariz e uma bela catedral, além de diversas lojas e restaurantes ao redor.

regiao-dos-lagos-chile-praca-osorno regiao-dos-lagos-chile-catedral-osorno

Outro lugar interessante é o Sítio Arqueológico de Pilauco, descoberto em 1986 durante a construção de uma casa na região, quando foi encontrado um crânio fossilizado de um Gonfoterio, parente distante dos Mamutes. A partir daí, as escavações foram se expandindo até encontrarem outras partes fossilizadas do animal. As obras no Sítio Arqueológico ainda continuam ao lado das casas do bairro.

regiao-dos-lagos-chile-osorno

Com essas descobertas, não demorou muito para surgir museus sobre os fósseis dos animais encontrados no Sítio Arqueológico de Pilauco e sobre a história da cidade.

regiao-dos-lagos-chile-museu-osorno

E falando em museus, não podemos deixar de destacar o museu de Moncopulli, localizado na estrada 215, no caminho para o Lago Puyehue, Termas de Puyehue e o Centro de Esqui Antillanca.

O Moncopulli foi o primeiro museu de automóveis do Chile e conta com a maior coleção de carros da marca americana Studebaker. Hoje ele é considerado o maior museu de carros antigos do Chile e um dos mais importantes da marca no mundo.

DCIM109GOPRO

DCIM109GOPRO

O museu também conta com outras antiguidades como brinquedos e outros objetos, principalmente os ligados a fotografia. Fiquei hipnotizado ao encontrar uma máquina fotográfica usada na Primeira Guerra Mundial!

O criador do museu é o Sr. Bernardo Eggers, um senhor super simpático e apaixonado por sua coleção, que está sempre lá para receber os visitantes.

moncopulli-museu-chile-regiao-lagos-andinos

Onde comer em Osorno?

Lembra que eu disse lá em cima que a cidade é a maior produtora de leite e carne do Chile? Prato cheio para quem é carnívoro que nem eu! Durante essa viagem tivemos a oportunidade de jantar no Restaurante Las Brasas. O local diz ter a melhor carne de todo o Chile e andando pelo restaurante, é possível encontrar quadros com fotos de vários presidentes do país ao lado da dona do restaurante.

restaurante-las-brasas-osorno-2

O que eu posso dizer é que a comida é realmente deliciosa e a carne é realmente isso tudo que eles falam. Tivemos um jantar incrível e recomendo a todos o local. Endereço: Ruta 5 Norte Km. 918 s/n sector Barro Blanco / Osorno
Casilla de Correos 1414, Osorno.

restaurante-las-brasas-osorno

Puerto Varas

Puerto Varas é considerada a cidade mais bonita da Região dos Lagos Andinos. De fato a cidade é linda. Com o tempo aberto é possível avistar o vulcão Osorno, do outro lado do Lago Llanquihue. Mesmo sendo menor que Osorno, a cidade também possui uma excelente estrutura para turistas, visto que ela é uma das mais visitadas da região.

O que fazer em Puerto Varas?

Passear a pé por Puerto Varas, visitando os mirantes com o vulcão Osorno e o Cabulco como cenário de fundo já é bem interessante. Uma boa opção também é seguir as setas do “Circuito Turístico”, um sistema sinalizado por setas nas esquinas, que conduzem o turista aos diversos atrativos; como os casarões históricos, Cerro Monte Calvário e Iglesia Sagrado Corazón de Jesús.

puerto-varas

Para quem gosta de museus, o Antônio Felmer e o Museu Pablo Fierro podem ser boas opções turísticas. O primeiro está situado em um imóvel de arquitetura colonial que funcionou como depósito de grãos no inicio do século XX e possui objetos que contam a história da colonização alemã na região dos lagos no século XIX. Já o Pablo Fierro, funciona na casa do pintor Pablo. No local há diversos tipos de objetos antigos de uso pessoal, utilizados por distintas gerações; quadros feitos através de fotos das casas pintadas pelo artista

museu-pablo-fierro-puerto-varas

Puerto Varas também é muito procurada para os amantes das atividades ao ar livre e esportes radicais. Uma excelente opção de passeio partindo de Puerto Varas é o Parque Nacional Vicente Perez Rosales. O local possui dezenas de atrações para quem curte turismo de aventura, como trilhas, rafting, escalada, canoagem, etc.

Saltos do rio Chile região dos lagos andinos Petrohué

A charmosa cidade de Frutillar fica a cerca de 25 km de Puerto Varas e também é uma boa opção para um bate e volta. Uma das principais atrações turísticas da cidade é o impressionante Teatro del Lago.

Chile região dos lagos andinos frutillar

Para fechar com chave de outro, que tal um bate e volta até o Vulcão Osorno? O local fica localizado a 60 km de Puerto Varas e possui uma estação de esqui bem moderna. Por mais que não esteja na alta temporada, muitas vezes é possível brincar na neve e até fazer um “esquibunda” com o pouquinho de neve acumulada na montanha.

E agora? Puerto Varas ou Osorno?

Se você tiver a oportunidade, divida a viagem em duas etapas. Separe parte da viagem para ficar hospedado em Osorno e parte em Puerto Varas. Eu por exemplo, numa viagem de 10 dias, deixaria 4 em Osorno e 6 em Puerto Varas. Dessa forma é possível conhecer a parte norte da Região dos Lagos Andinos com calma e ainda sobra bastante tempo para conhecer Puerto Varas e arredores.


Logo_SernaturNossa viagem para a Região dos Lagos Andinos, no Chile foi realizada a convite da SERNATUR. Também agradecemos a Deuter Brasil pelo apoio nos equipamentos utilizados durante a viagem.


Vai para o Chile? Clique aqui e garanta seu desconto de 15% no desconto no seguro viagem com a Mondial Assintance.

Quer saber mais da nossa viagem ao Chile? Confira também:

Chile: Tudo o que você precisa saber antes de viajar

Região dos Lagos Andinos no Chile: Você precisa conhecer!

Chile: Centro de Esqui Antillanca

Termas de Puyehue – Descanso em alto estilo na Região dos Lagos do Chile

Confira as melhores opções de hotéis pelo Chile!
banner-booking

Sobre o autor

Carioca da gema, flamenguista, psicólogo e apaixonado por fotografia. Para ele, qualquer lugar é perfeito com céu azul, sol e uma cerveja gelada. Após dois anos morando em Dublin, é hora de retomar a vida no Brasil e desbravar cada cantinho do nosso país.

  • Fernanda Samira

    Fui pro Chile agora em nov 2016! Realmente é tudo lindo! Igualzinho a como vc contou! Fiquei 3 dias em Puerto Varas e foi incrível!!!

    # Meu roteiro foi:
    Dia 1 Chegada em Santiago, passeio no bairro Providencia e Costanera Center
    Dia 2 Valparaíso, vinícola Emiliana, Viña del Mar
    Dia 3 Cordilheira dos Andes
    Dia 4 Cerro San Cristobal, Casa de Pablo Neruda (La Chascona), Museo Bellas Artes e Parque Florestal
    Dia 5 Centro histórico, Cerro Santa Lúcia
    Dia 6 Puerto Varas
    Dia 7 Tour nos Lagos Andinos
    Dia 8 Puerto Varas (Poderia ir a Puerto Montt)

    (Mais dicas aqui: https://segueatrilha.com/ 😀 )