Close

Com paisagens de tirar o fôlego, a Região dos Lagos Andinos é considerada uma das mais bonitas do Chile. Por estar localizada bem próxima da Argentina, é bem comum combinar os dois destinos em uma unica viagem. Considerada porta de entrada para o sul do Chile, a região possui diversos parques nacionais, vulcões impressionantes, 120 lagos e diversos rios agitados, perfeitos para a prática do rafting.

Chile região dos lagos andinos estrada vulcao osorno
Vulcão Osorno – Foto: Shutterstock

É de lá que se inicia uma das travessias mais populares da América do Sul, o Cruce de Lagos, de Puerto Varas até Bariloche (ou fazendo o caminho inverso) passando por paisagens incríveis.

Quando ir?

A melhor época para curtir a região dos Lagos Andinos é no verão, quando o clima é mais ameno e os passeios ao ar livre são muito mais agradáveis, com temperaturas máximas por volta dos 25ºC. Esta é a época que chove menos na região e em que é possível ver o vulcão Osorno sem névoa.

Chile região dos lagos andinos 1
Lago Llanquihue em Frutillar

Mas se o seu objetivo for esquiar no Centro de Esqui Antillanca, a melhor opção é fazer a sua viagem entre os meses de junho e outubro, considerada alta temporada na estação de esqui.

Como chegar?

Sem duvidas a melhor opção é ir de avião saindo da capital. A LATAM possui voos diários saindo de Santiago até Puerto Montt, que levam cerca de 1h45. Outra opção é ir de carro, pela Ruta 5. São cerca de 1.100 quilômetros de distancia a partir da capital.

Para quem está na Argentina, uma boa opção é ir de barco, saindo de Bariloche através de transporte multi-modal operado por diversas companhias e agências.

Onde se hospedar na região dos Lagos Andinos?

Puerto Varas é a queridinha de todos os turistas que vão à região dos Lagos e não é atoa. Além de ser uma cidade lindíssima, Puerto Varas tem uma boa estrutura para receber os turistas.

» Confira diversas opções de hospedagem em Puerto Varas «

Outra boa opção é a cidade de Osorno. Apesar de não ser tão linda quanto Puerto Varas, a cidade possui uma localização estratégica, ela esta perto de várias outras atrações interessantes como o Parque Nacional de Puyehue, estação de esqui Antillanca, Termas de Puyehue e a apenas 1 hora de distancia de Puerto Varas.

» Confira diversas opções de hospedagem em Osorno «

osorno-hotel-casino2
Em Osorno nós ficamos hospedados no Sonesta Hotel
Sonesta hotel quartos onde ficar osorno
Um pouquinho do nosso quarto no Sonesta Hotel

O que fazer na região dos Lagos Andinos?

Passeios de barco, trilhas, cachoeiras, travessia dos Andes, rios, lagos… São muitas as opções de atrações para quem quer conhecer a região dos Lagos Andinos no Chile e tem para todos os estilos de viajantes, desde os mais aventureiros, passando por casais que buscam uma viagem romântica, até famílias que buscam uma viagem mais tranquila.

Abaixo algumas das opções de forma mais detalhada:

Centro de Esqui Antillanca

Sem duvida a melhor opção para quem quer esquiar e curtir a região dos Lagos Andinos. O local também funciona no verão, quando é possível fazer trilhas até o Vulcão Casablanca e ter um visual espetacular de outros lagos e de outros vulcões. Fizemos um artigo sobre os dias que passamos lá e você pode conferir no link ao lado: “Chile: Centro de Esqui Antillanca“.

Centro de esqui Antillanca - vulcao casablanca
Vulcão Casablanca ao fundo

Termas de Puyehue

Ali pertinho do Centro do Centro de Esqui Antillanca está o Hotel Termas de Puyehue, excelente opção de descanso após alguns dias de esqui. No artigo “Termas de Puyehue – Descanso em alto estilo na Região dos Lagos do Chile” contamos um pouso sobre o lugar e também explicamos um pouco sobre o DayPass, uma boa opção para quem quer curtir as piscinas aquecidas sem ter que ficar hospedado no resort.

termas de puyehue região dos lagos andinos chile
Uma das piscinas aquecidas do Hotel Termas de Puyehue

Tour Gastronômico em San Juan de la Costa

A cerca de uma hora de Osorno está San Juan de la Costa, um local com lindas praias e com uma culinária deliciosa da cozinha Mapuche! Nada melhor que comer um Charkikan Cochayuyo tomando um vinho num restaurante de frente para o mar.

Chile região dos lagos andinos gastronomia
Empanadas de queijo, Charkikan Cochayuyo, Mikal com queijo, tortilha cochayuyo… Um pouquinho da deliciosa gastronomia chilena!

Parque Nacional Vicente Pérez Rosales

Com cerca de 230 mil hectares, o parque abriga os vulcões Tronador e Osorno, o Lago Todos los Santos e os Saltos de Petrohué. Também existem diversas opções de trilhas, escaladas e canoagem pelos lagos. As quedas d’água dos saltos do rio Petrohué é uma das principais atrações do Parque Nacional Vicente Pérez Rosales e pode ser observada tanto por passarelas de madeira quanto por meio de excursões em botes rápidos.

Saltos do rio Chile região dos lagos andinos Petrohué
Saltos do rio Petrohué – Foto: https://www.flickr.com/photos/jorgeleoncabello/

Parque Nacional Alerce Andino

Localizado a 35 km de Puerto Montt, o Parque Nacional Alerce Andino possui bosques da árvore que dá nome ao local, o alerce, que pode viver até 3 mil anos e seu tronco chega a ter 80 metros de altura. O Lago Chapo e o rio Correntoso são outros atrativos do parque.

Chile região dos lagos andinos o que fazer

Parque Nacional de Puyehue

Localizado a 77 km da cidade de Osorno, o Parque Nacional de Puyehue é outro lugar interessante para quem gosta de caminhadas e atividades ao ar livre.

Chile região dos lagos andinos parque nacional puyehue
Parque Nacional Puyehue – http://www.mendozaviajes.com/

Travessia Dos Lagos Andinos

Um passeio clássico da região. A travessia pode começar tanto do Chile quanto da Argentina e tem a duração de um ou dois dias, com pernoite no povoado de Peulla. Não tivemos tempo de fazer esse passeio, mas já vi fotos lindíssimas e parece que vale muito a pena.

Chile região dos lagos andinos vulcao osorno

Vulcão Osorno

Localizado a 60 km de Puerto Varas e com 2.660 de altitude, o Vulcão Osorno é o mais famoso da região dos Lagos Andinos. Super fotogênico e sempre com o pico nevado além das lindas fotos que você pode tirar com o vulcão ao fundo, o local também abriga uma estação de esqui com 12 pistas!

Chile região dos lagos andinos estacao de esqui

Estação de esqui vulcão osorno

Frutillar

A charmosa cidade de Frutillar fica a cerca de 25 km de Puerto Varas e pode ser uma opção de hospedagem para quem busca sossego durante a viagem pela região. Uma das principais atrações turísticas da cidade é o impressionante Teatro del Lago.

Chile região dos lagos andinos frutillar

Mapa das cidades e pontos de interesse da região dos Lagos Andinos

 


Logo_SernaturNossa viagem para a Região dos Lagos Andinos, no Chile foi realizada a convite da SERNATUR. Também agradecemos a Deuter Brasil pelo apoio nos equipamentos utilizados durante a viagem.


Vai para o Chile? Clique aqui e garanta seu desconto de 15% no desconto no seguro viagem com a Mondial Assintance.

Quer saber mais da nossa viagem ao Chile? Confira também:

Chile: Tudo o que você precisa saber antes de viajar

Chile: Centro de Esqui Antillanca

Termas de Puyehue – Descanso em alto estilo na Região dos Lagos do Chile

Confira as melhores opções de hotéis pelo Chile!
banner-booking

Sobre o autor

Carioca da gema, flamenguista, psicólogo e apaixonado por fotografia. Para ele, qualquer lugar é perfeito com céu azul, sol e uma cerveja gelada. Após dois anos morando em Dublin, é hora de retomar a vida no Brasil e desbravar cada cantinho do nosso país.

  • Iann

    Bruno, essas fotos com “pau de selfie” são de GoPro? Em caso positivo, pode dizer o modelo? Ficaram ótimas. Abs

    • Olá Iann, as fotos foram tiradas com a GoPro 3+ Black Edition =)

      Valeu!