Close

Furadas! Quem nunca passou por uma que atire a primeira pedra. Em quase cinco anos de estrada, já tivemos a infelicidade de perder um tempo precioso visitando lugares que na prática nem de longe eram tão legais quanto a teoria. Assim, resolvemos elencar os pontos turísticos mais furados que visitamos no mundo, para que você também não perca seu tempo indo até eles e se decepcionando.

Desculpe-nos os mais apaixonados pela história, mas aqui não vamos levar em consideração o valor histórico e cultural dos pontos turísticos e o quanto eles possam ter sido importantes no passado. Vamos ser bem imediatistas (afinal, o tempo de uma viagem é valioso) e vamos levar em consideração apenas o quão legais (ou nesse caso, não legais) eles são agora.

Pontos turísticos mais decepcionantes do mundo

1 – Circo Massimo (Roma)

Vamos começar causando polêmica com algumas pessoas, mas como já dissemos, estamos levando em consideração o que é legal e atrativo agora. No passado o Circo Massimo em Roma (ou Circo Máximo na tradução para o português) foi o maior centro de, entretenimento…

Lá aconteciam jogos, corridas de biga e variadas competições, mas o que sobrou hoje é apenas um grande campo vazio. E estanto em uma cidade como Roma, fique certo de que você irá encontrar outras opções de como gastar seu tempo. Nós damos várias dicas aqui em O que fazer em Roma.

pontos turisticos decepcionantes pelo mundo roma 1
Circo Massimo hoje. Fonte: Shutterstock

2 – Templo do Black Budha (Bangkok)

Esse é mais do que um ponto turístico decepcionante é um golpe muito comum na Tailândia.

O golpe consiste em abordar turistas e falar que os templos mais famosos como o Grand Palace e o Wat Pho estão fechados em comemoração ao feriado do Black Budha e que o templo em sua homenagem é o único que está aberto.

Nós não caímos no conto de que os templos estavam fechados e visitamos o complexo de templos ignorando as pessoas que nos abordavam com essa lorota, mas e não é que realmente estávamos num feriado e achamos que mesmo que o templo fosse falso, seria legal andar de tuk tuk e conhecer um lugar diferente. O turista realmente vai até um templo, mas no caminho é “obrigado” a parar e a entrar em várias lojas de ternos e jóias. Simplesmente não compensa o tempo e a paciência perdidos.

pontos turisticos decepcionantes pelo mundo tailandia

3 – Manneken Piss (Bruxelas)

Essa estátua talvez seja o símbolo mais famoso de Bruxelas. O Manneken Piss ou Manequinho é uma estátua de bronze que tem por volta de 60cm. Como ela ficou tão famosa? Talvez o fato de o garotinho retratado estar pelado e fazendo xixi tenha ajudado a espalhar e aumentar a sua fama. O fato da estátua ter sido por várias vezes alvo de tentativas de roubo também pode ter contribuído. A verdade é que ela merece seu lugar em nossa lista de pontos turísticos mais decepcionantes.

A estátua é pequena, não tem não tem nada de mais e é bem fácil passar por ela sem nem notá-la. Ao seu redor, sempre há vários turistas se aglomerando em busca da foto perfeita. Ou seja, motivos não faltam para não fazer questão de ir vê-la de perto.

pontos turisticos decepcionantes pelo mundo belica bruxelas

4 – Boca della Verita (Roma)

Outra de Roma! A Boca della Verita ou Boca da Verdade é talvez a furada mais antiga de Roma. Tecnicamente o Circo Massimo é mais antigo, mas ele só virou uma furada na era atual.

A escultura em forma de rosto é visitada desde a Idade Média com o objetivo de servir como um “termômetro da verdade”. A lenda diz que se você colocar a mão dentro da boca da escultura e contar uma mentira ela irá fechar “mordendo” a mão do mentiroso. Assim, pessoas de todo o canto viajavam para ir até a estátua “testar” seus poderes.

Hoje para fazer essa brincadeira é preciso enfrentar uma fila de cerca de duas horas! Pessoas se acumulam na fila que se estende até o lado de fora para apenas ficar em frente a Boca della Verita e contar uma mentira… Pensando bem, se eu fico na fila por tanto tempo ia querer ver no mínimo uma pessoa ser “mordida”!

pontos turisticos decepcionantes boca della verita roma
A fila que encontramos para uma “audiência” com a Boca da Verdade.

pontos turisticos decepcionantes pelo mundo roma italia

5 – Greyfrias Bobby (Edimburgo)

E direto da Escócia vem a fofíssima história de Bobby, um cachorro da raça Skye Terrier que acompanhou o seu dono até quando o mesmo morreu e foi enterrado no cemitério local, o Greyfriars. Bobby viveu por mais 14 anos guardando o túmulo de seu dono e sobreviveu graças a doações dos moradores locais.

Após sua morte, Bobby foi enterrado no cemitério com direito a lápide e uma estátua em tamanho real sua foi erguida na rua em frente ao portão.

A história é linda e emocionante, já o ponto turístico não vale a pena. O lugar vive lotado de turistas e a estátua, que é em tamanho natural, quase desaparece atrás de tanta gente.

Veja dicas das boas  na cidade em Edimburgo: O que vale a pena fazer?.

pontos turisticos decepcionantes pelo mundo edimburgo escocia

6 – Dublin Caslte (Dublin)

Esqueça tudo o que você já viu sobre castelos medievais. O Dublin Castle está longe das majestosos mansões de pedra que rondam nosso imaginário. Ele foi pensado acima de tudo como uma grande casa e com o tempo ganhou anexos e outras funções.

O castelo hoje é uma grande mistura de estilos e foi reconstruído e “remendado” tantas vezes (devido a revoluções, ataques e até incêndios) que a visita torna-se um pouco decepcionante.

Dublin-Castle-externo-paredes-coloridas-IrlandaAo contrário dos outros pontos turísticos que mencionamos acima, não é perda de tempo fazer uma visita ao Dublin Castle. A sua história é muito rica e a confusão visual da sua fachada conta parte dessa história de guerras e conquistas. No entanto, é importante ir visitá-lo já tendo em mente que ele está muito longe dos castelos que vemos nos filmes e séries.

7 – Mirante da Paz (Rio de Janeiro)

Para encerrar, um ponto turístico do Rio não podia faltar. O Mirante da Paz fica em Ipanema praticamente na entrada da comunidade do Pavão Pavãozinho. O acesso é feito pela saída do metro Cantagalo e por meio de um elevador panorâmico. A entrada é gratuita e a proposta é oferecer uma vista de 360° do Rio de Janeiro.

Tudo parece lindo, né? Então qual é a furada? Simples, o Rio de Janeiro possui mirantes mais bonitos como o Mirante Dona Marta ou o do Parque das Ruínas, onde a vista da paisagem é livre. No Mirante da Paz há vidros em toda a “paisagem 360”, o que além de tudo atrapalha as fotos.  Ou seja, não se sinta mal se não tiver tempo de ir conhecer esse mirante de perto.

pontos turisticos decepcionantes mirante da paz ipanema cantagalo rio de janeiro
O vidro atrapalha o visual do Rio de Janeiro.

complexorubembraga1


Vai viajar? Clique aqui e garanta seu desconto de 15% no desconto no seguro viagem com a Mondial Assintance.

Curtiu? Confira também as listas:

10 lugares imperdíveis para um bate e volta saindo do Rio de Janeiro

10 dicas no Rio de Janeiro que vão fazer de você um verdadeiro carioca

5 motivos para viajar em casal

Veja aqui opções de hospedagem no Rio de Janeiro para todos os bolsos:

banner-booking

Sobre o autor

Niteroiense de nascença, Botafogo de coração, Relações Públicas por formação, blogueira e viajante por paixão! Ama destinos históricos e visitar Museus em todo o mundo, mas não dispensa uma boa praia. Para ela, uma viagem não está completa sem apreciar (e bem) a culinária local e as lojas, claro.

  • Adorei o post. Esse menino fazendo xixi é realmente uma bobagem. Mas sobre a Boca da Verdade até acho legal, sempre me divirto tirando fotos lá, mas também sempre pegamos pouca fila. Mais de 15 minutos de fila para mim já perde o interesse.

    • Jessica Veneravel

      Poxa! Nós desviamos o caminho só para passar pela Boca e quando chegamos a fila chegava até o lado de fora. Até hoje o Bruno reclama comigo que eu o fiz andar a toa. rsrs E concordo, fila durante as férias, só se o negócio for muuuito bom.

  • J.A

    Temos um manequinho muito melhor na porta da gloriosa sede do Botafogo!!!!! Saudações alvinegras!!