Close

A Serrinha do Alambari não é um lugar tão popular (e nem tão divulgado) como Penedo e Visconde de Mauá, mas acredite, se você procura por paz, ar puro e lindas cachoeiras, a Serrinha merece a sua visita.

Localizada a 8km de Penedo e a 22km de Mauá, a ocupação da Serrinha foi iniciada na década de 1970, por meio da instalação de uma unidade do Camping Clube do Brasil. O Clube é até hoje a porta de entrada para quem quer conhecer as cachoeiras e os poços da Serrinha, já que grande parte das atrações ficam na área dentro do camping.

DCIM108GOPRO

Onde ficar

Penedo é a melhor opção de hospedagem para quem quer conhecer a Serrinha do Alambari. Além de ser o distrito mais próximo da Serrinha (apenas 20 minutos de carro), você pode aproveitar para conhecer as cachoeiras da região, ou passar um final de semana em Penedo (como nós fizemos) e separar um dia para conhecer a Serrinha do Alambari.

Ficamos hospedados na Pousada Santa Fé e amamos a nossa estadia. A pousada possui uma excelente infraestrutura e é um excelente local para relaxar, principalmente se a sua ideia for fazer uma viagem romântica.

pousadas em penedo pousada santa fe area externa piscina

Outra opção é ficar hospedado em Visconde de Mauá, que apesar de ser mais distante da Serrinha do Alambari, possui cachoeiras lindíssimas.

Como Chegar

Saindo do Rio de Janeiro, pegue a Via Dutra em direção a Resende até o Km-311, onde você pegará a saída para Penedo/Visconde de Mauá (RJ-163). Após cerca de 6km, você irá encontrar o trevo que dá acesso à Serrinha do Alambari.

Saindo de Penedo, pegue a RJ-163 sentido Visconde de Mauá, serão cerca de 4km pela estrada até chegar no trevo que dá acesso a Serrinha do Alambari. A partir daí são mais 4 km até a praça principal do distrito e mais 2 km da praça até o Camping Clube Brasil. Esse trecho de 6km (da entrada da Serrinha até o Camping) é em estrada de terra e está em péssimas condições. Vá com calma e preparado para pegar muitos buracos na estrada.

Camping Clube Brasil

Com trilhas leves, de fácil acesso e muito bem sinalizadas, o Camping Clube Brasil é uma excelente opção para conhecer grande parte da Serrinha do Alambari.  O local também oferece uma excelente estrutura aos visitantes com estacionamento, banheiros e restaurante. Tudo incluso na taxa de entrada do camping, no valor de R$ 10,50.

serrinha do alambari penedo visconde de maua cachoeiras camping clube brasil

Poços e Cachoeiras da Serrinha do Alambari

São diversos poços dentro da área do camping. As trilhas são muito bem sinalizadas e não é necessário guia. Os acessos aos poços são feitos por trilhas curtas, porém muitas vezes um pouco íngremes e bastante escorregadias. Por mais que pareça um trecho curto, vá de tênis!

serrinha do alambari penedo visconde de maua cachoeiras trilhas

O camping possui uma grande trilha principal e todos os poços ficam em “saídas” dessa trilha, sempre com placas sinalizando o nome da cachoeira / poço. Decidimos percorrer a trilha até o final (Poço das Esmeraldas) para que na volta fossemos parando nos outros poços.

Sem dúvidas a atração mais bonita do Camping Clube Brasil é o Poço das Esmeraldas. Quando fomos o tempo estava nublado, mas mesmo assim pegamos a água bem verdinha! Deu para ter uma noção de como o poço deve ficar incrível com o sol batendo de cima.

Serrinha do alambari em penedo

serrinha do alambari penedo visconde de maua cachoeiras poco da esmeralda

De lá partimos para o Poço Champagne e Poço Dourado, dois poços bem próximos ao Poço da Esmeralda.

DCIM109GOPRO
Poço Champagne
Serrinha do Alambari
Poço Dourado: Momento em que o sol apareceu. Assim fica fácil entender o nome do lugar, né?

Serrinha do alambari

Nossa última parada foi no Poço da Coruja, que fica bem próximo a entrada do camping e que nos surpreendeu bastante. Já tínhamos percorrido todos os poços e duchas que se multipicam no caminho e já tínhamos passado bastante tempo mergulhando. Realmente nem estávamos planejando entrar na água de novo, mas ao ver a hidromassagem que as quedas das águas formam, não resistimos.

serrinha do alambari penedo visconde de maua cachoeiras poco da coruja

Poço da Coruja - Serrinha do Alambari
Poço da Coruja – Serrinha do Alambari

Poços e Cachoeiras fora do Camping Clube Brasil

Como o tempo não estava muito bom, optamos por não fazer as trilhas das atrações que ficam fora do camping, mas existem dois poços imperdíveis na região: Poço do Dinossauro e o Poço do Céu. Eles ficam localizados dentro de uma propriedade particular, a cerda de 2,5 km da mesma estrada que dá acesso ao Camping Clube Brasil.

O acesso a esses poços é feito somente com guia, após o pagamento de um valor de R$35 na portaria da propriedade, valor que cobre os gastos com a conservação das trilhas e com os serviços dos guias, que geralmente são encontrados na portaria da propriedade.


Quer ver mais sobre Penedo? Confira também:

Penedo – Romance, chocolates e natal o ano inteiro

Penedo – Tudo para um final de semana romântico

Pousada Santa Fé – Final de semana romântico em Penedo

Vai conhecer Penedo? Confira as melhores opções de hotéis!
banner-booking

Sobre o autor

Carioca da gema, flamenguista, psicólogo e apaixonado por fotografia. Para ele, qualquer lugar é perfeito com céu azul, sol e uma cerveja gelada. Após dois anos morando em Dublin, é hora de retomar a vida no Brasil e desbravar cada cantinho do nosso país.

  • José de Castro

    Adorei a matéria, mas quando fui ligar pra saber informações sobre o camping, o rapaz me Informou que eles cobram 46,50 por pessoa, mais uma taxa de 11,50 pra armar a barraca. Por acaso vocês têm o número do local onde pagaram 10,50?

    • Olá José, 10,50 é o valor para entrar no local. e aproveitar o dia inteiro lá. Não para acampar.
      Abs!