Penedo é um dos destinos mais procurados para um bate e volta saindo do Rio de Janeiro. O pequeno distrito de Itatiaia é um verdadeiro destino coringa podendo ser visitado em qualquer época do ano. No verão para curtir melhor as cachoeiras da região e arredores ou no inverno para curtir o frio do serra a dois aproveitando os restaurantes locais.

Não importa em que estação você vá visitar Penedo, com as escolhas certas, qualquer final de semana se torna especial e uma parte muito importante em casa viagem é escolher bem em que pousada ou hotel ficar.

São muitas as pousadas em Penedo. O distrito possui uma grande infraestrutura em hospedagem com muitas vezes uma pousada ao lado da outra, mas todas sempre lotadas. Já falamos em Penedo – Tudo para um final de semana romântico como tivemos dificuldades em achar um quarto quando fomos a Penedo sem ter reservado um hotel. Dessa vez,  voltamos a Penedo a convite da Pousada Santa Fé, para antecipar nosso Dia dos Namorados.

Tudo para um final de semana a dois

penedo cachoeiras da serrinha de alambari em resende
Poço das Esmeraldas na Serrinha de Alambari, pertinho de Penedo.

A Pousada Santa Fé se revelou uma bela surpresa. Nós já os conhecíamos pelo seu perfil no Instagram, que mostra as cachoeiras de Penedo, um pouco da cidade e também dos arredores. Agora tinha chegado a hora de conhecê-los de perto.

A Pousada fica um pouco depois do centro de Penedo, longe do tumulto e barulho dos bares e restaurantes. De carro, são cerca 5 minutos até se chegar na Pequena Finlândia e no (centro comercial de Penedo) e a menos tempo das Três Cachoeiras e da Cachoeira de Deus; ou seja, fica no meio do caminho para tudo.

pousadas em penedo pousada santa fe suite luxo com varanda
Suíte luxo com varanda.

Ficamos na suíte com varanda, quartos que ficam de frente para a área da piscina e contam ainda com uma varanda com rede para se descansar no fim de tarde. O quarto é bem espaçoso com cama de casal e uma extra. O ar-condicionado possui também a opção aquecedor (que fez a diferença nas noite frias que pegamos por lá).

pousadas em penedo banheiro da suíte com varanda da pousada santa fe

O banheiro também é bem espaçoso e bem limpo. Para um final de semana ainda mais especial a Santa Fé conta com quartos mais luxuosos como a Suíte Master que além da cama queen size, tem um hidromassagem própria no banheiro (mas esse não testamos).

Ponto alto para o kit-limpeza que é deixado em todos os quartos com flanela, esponja, escova e sabão. Com tanta coisa porque isso me chamou a atenção? Considerando que nós somos um casal que adora fazer trilhas, o kit foi muito útil para limpar nossos tênis após as trilhas para as cachoeiras.

pousadas em penedo pousada santa fe varanda

pousadas em penedo santa fe lareira cafe da manha sala de jogos

O café da manhã está incluso nas diárias e é bem variado com as tradicionais frutas, pães e frios. Há também opções de doces como pudins e mousses. Ovos são feitos na hora e do jeitinho que o hóspede quiser.

As salas da lareira e de jogos (com sinuca, ping-pongue, xadrez, baralho, dominó e outros) são áreas comuns que ficam abertas o dia inteiro.  Já para usar a sauna é preciso consultar e agendar os horários com a recepção.

Infelizmente não pudemos aproveitar a piscina, pois ela estava em manutenção bem na época que visitamos a pousada. Mas pelo menos usamos a hidro aquecida, que é ótima para relaxar após um dia de trilha pelas cachoeiras de Penedo e Resende.

Nós na área externa do quarto.
Pena que não pudemos aproveitar a piscina, pois ela é grande e com uma vista bem bonita.
pousadas em penedo viagem romantica casal pousada santa fe
Para espantar o frio da noite!

Nossa opinião sobre a Pousada Santa Fé

A Santa Fé é uma ótima opção entre as pousadas em Penedo. A localização pelo mapa parece ser confusa, mas é bem fácil de achar e, como já dissemos, fica no meio do caminho para o centro ou para as cachoeiras da região.

Indicamos para quem esteja de carro, pois embora fique a apenas 5 minutos do centro de Penedo, fica cansativo para quem queira curtir a cidade apenas a pé.

A Santa Fé oferece ótimos quartos, bem arrumados e limpos. Até a opção standard, que é a mais barata, é espaçosa e conta com frigobar, TV e ar-condicionado. As áreas comuns também são ótimas e bem limpas. A Pousada oferece um cardápio com opções de almoço para quem não desejar ir até o centro para comer e a preços bem justos.

Tudo com uma decoração bem detalhista que lembra mais uma casa do que uma hospedagem, com muito verde e todos os quartos com redes. Em resumo, Penedo e a Pousada Santa Fé são uma ótima opção para quem busca um final de semana diferente e romântico, longe do caos do centro, com privacidade e conforto.

Para informações sobre diárias e disponibilidade:

Pousada Santa Fé

www.santafe.com.br
santafepenedo@hotmail.com / (24) 3351-2530 ou (24) 3351-2308
Estrada Vale Do Ermitão, 624 Penedo – Itatiaia – RJ
Insta: @santafepenedo

Passamos três dias em Penedo a convite da Pousada Santa Fé. Mais informações sobre os quartos e tarifário da Pousada, entre no site deles www.santafe.com.br.

Todas as fotos e opiniões aqui expressas são reais e baseadas em nossa experiência na hospedagem.

Quer saber mais sobre o que fazer em Penedo? Veja também:

Penedo – Romance, chocolates e Natal o ano inteiro

Penedo – Tudo para um final de semana romântico

Sobre o autor

Niteroiense de nascença, Botafogo de coração, Relações Públicas por formação, blogueira e viajante por paixão! Ama destinos históricos e visitar Museus em todo o mundo, mas não dispensa uma boa praia. Para ela, uma viagem não está completa sem apreciar (e bem) a culinária local e as lojas, claro.