займ онлайнкредиты онлайн
Close

Subimos na vida e fomos parar no ponto mais alto de Niterói e de toda a Serra da Tiririca: no topo da Pedra do Elefante!

A trilha para o Alto Mourão, mais conhecido como Pedra do Elefante leva às paisagens mais bonitas de Niterói e Maricá, com as praias oceânicas de Itacoatiara e Itaipuaçu ao fundo e é cercada pela mata preservada do Parque da Serra da Tiririca. Em poucas palavras: foi uma das trilhas mais bonitas que já fizemos em todo o Rio de Janeiro.

Onde fica a Pedra do Elefante?

A Pedra do Elefante fica na divisa entra as cidades de Niterói e Maricá. A trilha faz parte do Parque Estadual da Serra da Tiririca, unidade de preservação ambiental que também inclui o Morro das Andorinhas e o Costão de Itacoatiara.

A entrada para a trilha fica na saída de Itacoatiara, na Estrada Gilberto Carvalho, que liga o bairro a Itaipuaçu.

trilha pedra do elefante vista do topo

Como chegar?

Para quem pretende ir de carro vindo do Rio ou Niterói basta seguir o GPS pela Estrada Francisco da Cruz Nunes até a entrada para a Estrada Gilberto Carvalho (bem ao lado do posto de gasolina). A entrada da trilha é bem sinalizada e a poucos metros depois há um Mirante, que muitos usam como estacionamento à direita da pista.

Para quem vai de ônibus é preciso pegar ônibus 38 Itaipu X Centro da Viação Pendotiba (os ônibus verdes que ligam o Centro à Região Oceânica). Esse ônibus sai do Terminal Rodoviário do Centro de Niterói e deixa no ponto logo após o posto de gasolina. Será necessário subir a pé a Estrada Gilberto Carvalho até a base da trilha (cerca de uns 15 minutos de caminhada).

Nós optamos por ir um dia antes para curtir as praias de Itacoatiara e nos hospedamos na ItaquaHouse para no dia seguinte já partirmos para a trilha.

pedra do elefante alto mourao entrada trilha serra da tiririca
A entrada da trilha para a Pedra do Elefante

A trilha para a Pedra do Elefante (Alto Mourão)

A Pedra do Elefante tem 412 metros de altitude e para chegar ao topo é preciso enfrentar uma trilha de nível moderado. Para se ter uma ideia ela é mais difícil que as Trilhas do Costão de Itacoatiara e da Pedra Bonita, mas é mais fácil que a da Pedra da Gávea.

O tempo para se chegar ao topo varia de acordo com a experiência e condicionamento físico de cada um. Antes de irmos, pesquisamos em alguns e chegamos a ver o tempo de 2 horas até se chegar ao topo. Nós fizemos em 1 hora num ritmo regular, acelerando sempre quando a trilha ficava “plana” e indo mais devagar nas subidas mais íngremes.

pedra do elefante alto mourao trilha serra da tiririca
Trecho da trilha rumo ao topo da Pedra do Elefante

A trilha é bem demarcada, mas o caminho é estreito só podendo passar um por vez. Ela é basicamente composta de duas partes. A primeira é mais íngreme, com a trilha em meio a raízes de árvores e terra batida. São entre 20 e 30 minutos de caminhada até se chegar a um trecho onde já é possível ter uma visão completamente limpa da praia de Itacoatiara.

Depois desse trecho a trilha alterna terra também descendo, com pedras. Mas a parte mais difícil é quando se chega ao primeiro paredão de pedra. Assim como acontece na carrasqueira na Pedra da Gávea, alguns guias colocam uma corda para que o seu grupo passe por esse trecho com mais facilidade. Caso a corda não esteja lá no dia que você for, a dica é colar bem o corpo à pedra e se apoiar entre as fendas. Para descer, a mesma coisa.

trilha pedra do elefante alto mourao niteroi
Parte mais “chata” da trilha: o inicio do paredão de pedra.

Desse trecho em diante é preciso fazer “escalaminhadas” em várias partes. Como são trechos de pedra, são bem expostos ao sol. Por isso é preciso prestar atenção no horário para iniciar a trilha. Caso o sol esteja muito forte, a pedra pode ficar bem quente.

Já quase no topo encontramos um ponto ainda mais alto com uma vista espetacular da praia de Itacoatiara inteira, a Pedra do Pampo e até as praias de Itaipu e Camboinhas.  Chegar nesse ponto significa que você está a poucos metros do topo da Pedra do Elefante.

trilha pedra do elefante alto mourao niteroi marica

trilha pedra do elefante vista para niterói

Mais algumas pedras acima e chegamos no topo do ponto mais alto da Serra da Tiririca e da cidade de Niterói. Mesmo com sol forte a brisa lá em cima e a paisagem única deixam tudo perfeito. A vista é da Praia de Itaipuaçu, já do lado da cidade de Maricá. Vale a pena sentar, relaxar e ficar apenas apreciando a paisagem por muitos minutos.

Não existe muito espaço no topo da Pedra do Elefante, por isso, se puder opte por fazer a trilha em dia de semana para evitar subir junto com grupos muito grandes.

pedra do elefante trilha alto mourao

pedra do elefante trilha do alto mourao

O que levar?

Leve água, mas não muita para não pesar demais na mochila. Use tênis e procure usar roupas que permitam que você se movimente com facilidade (você vai precisar especialmente nos trechos de escalaminhada).

Não é necessário levar comida, mas se levar, não alimente os micos que aparecem na trilha. É importante também sempre lembrar que a trilha para a Pedra do Elefante (Alto Mourão) é uma área de preservação ambiental, então não deixe nenhum tipo de lixo no caminho.

Prestando atenção em tudo isso, pronto! Só falta começar a trilha!

pedra do elefante trilha alto mourao niteroi marica

pedra do elefante trilha alto mourao marica niteroi

pedra do elefante trilha do alto mourao itacoatiara


Quer ver mais passeios e trilhas pelo Rio de Janeiro e Niterói? Confira também:

Onde se hospedar no Rio de Janeiro – Dicas de bairros e hotéis

Costão de Itacoatiara – Rotas Cariocas

Trilha do Pão de Açúcar – Rotas Cariocas

Trilha da Pedra da Gávea – Rotas Cariocas

Vai viajar? Reserve seu hotel pelo Booking!
banner-booking

Sobre o autor

Niteroiense de nascença, Botafogo de coração, Relações Públicas por formação, blogueira e viajante por paixão! Ama destinos históricos e visitar Museus em todo o mundo, mas não dispensa uma boa praia. Para ela, uma viagem não está completa sem apreciar (e bem) a culinária local e as lojas, claro.