займ онлайнкредиты онлайн
Close

A região serrana do Rio de Janeiro tem muitas opções lazer e cultura. Mas entre uma visita e outra ao Museu Imperial ou à Casa de Santos Dumont, ou mesmo entre uma trilha e outra no Parque Nacional da Serra dos Órgãos, todos precisamos comer. E como come-se bem em Petrópolis!

Fizemos um verdadeiro tour gastronômico na cidade imperial durante três dias e agora contamos tudo sobre os melhores bares e restaurantes em Petrópolis.

Onde comer e beber em Petrópolis

Buda Beer

restaurantes em petropolis buda beer

Petrópolis é um verdadeiro paraíso para quem aprecia uma boa cerveja. São muitos os rótulos artesanais na cidade e arredores, fazendo com que beber uma cerveja com os amigos se torne coisa séria.

Nossa primeira parada para apreciar uma boa cerveja artesanal foi no Buda Beer. O bar possui opções de cervejas artesanais próprias. E elas são produzidas ali mesmo! Os tonéis onde ocorre todo o processo de fermentação das cerveja ficam bem ali atrás das mesas que ficam na área externa do bar. Engana-se quem pensa que trata-se de mera decoração, conversamos com o gerente do bar e ele não só nos explicou como cada cerveja oferecida pela casa é feita, como também mostrou o passo a passo para que ela chegue no ponto ideal.

restaurantes em petropolis cerveja artesanal buda beer

O cardápio conta com opções de petiscos, sanduíches e sobremesas. Todos os itens foram oferecidos foram criados de forma que harmonizem com as cervejas. Isso quer dizer que todos os aperitivos e pratos trazem alguma nota que combina com o sabor da cerveja. Nós testamos os hambúrgueres, os croquetes de carne e, claro que não poderia deixar passar um brownie de sobremesa, né? Tudo provado e aprovado!

Faustino Bar & Adega

restaurantes em petropolis restaurante faustino de itaipava

O grande trunfo do Faustino é a música ao vivo. O restaurante oferece muitas opções de pizza e massas em geral, tem também porções interessantes como o mini-foundue de queijo (que eu provei!). As bebidas são as mais variadas com drinks feitos na hora e carta de vinhos. Porém, o que torna o ambiente super agradável e dá aquele toque especial é a apresentação de banda ao vivo com clássicos do pop e mpb.

restaurantes em petropolis faustino adega e bar itaipava

Hamburgueria Dom Gourmet

restaurantes em petropolis hamburguer dom gourmet

Em nosso último dia em Petrópolis e depois de passar por diferentes restaurantes em Petrópolis, optamos por um lugar mais informal e fomos conhecer a recém-inaugurada Hamburgueria Dom Gourmet. O ambiente é super descolado e jovem.

Os hambúrgueres são feitos de forma artesanal e as combinações são aquelas que você não acredita que pode dar certo ao ler o cardápio. Mas dá e muito certo! Comi um hamburguer JackBacon com pão de abóbora. Não sou a maior fã de abóbora, mas não é que a combinação fica boa. Para fechar o meu combo: batata doce frita e milk-shake de Nutela.

restaurantes em petropolis hamburgueria dom gourmet

Para quem não abre mão de uma cerveja, a Hamburgueria também oferecia rótulos artesanais, assim como outros produtos locais como o brownie também artesanal. Um grande diferencial é o hamburguer vegetariano! Como boa carnívora que sou fiquei com a versão de carne e bacon, mas um amigo que provou a opção vegetariana a aprovou.

Dica bônus: Feira de cervejas artesanais Deguste!

Além das várias opções de restaurantes em Petrópolis, acontece uma vez a cada mês na cidade uma feira de cervejas artesanais. O evento chama-se “Deguste” e é realizado na praça no centro da cidade na Praça Visconde de Mauá (mais conhecida pelos moradores como Praça da Águia).

Por grande coincidência, acabamos visitando Petrópolis na semana do evento e fomos lá saborear as novidades das várias cervejarias convidadas. Mas para quem não gosta tanto assim de cerveja, o evento também trás barracas com petiscos tradicionais (espetinhos e batata-frita), sanduíches gourmet, sorvetes e doces (brownies e geléias).

Na edição que fomos também havia uma área de recreação para crianças com até cama elástica e vimos muitas pessoas com seus cachorros entre a multidão. Ou seja, é um evento para toda a família. Foi bem legal ficar conversando na grama, ouvindo o show e apreciando tantas opções de comida e bebida. Fica a dica! Informações do calendário de eventos na página do Facebook do evento.


Nós, Bruno e Jéssica, viajamos a Petrópolis a convite do Mala de Aventuras para participar do Encontro Imperial, evento que reuniu blogueiros do Rio de Janeiro e Minas Gerais para conhecer e promover a cidade de Petrópolis.

Agradecimentos especiais ao Bomtempo Resort, em Itaipava, que gentilmente nos recebeu durante o final de semana e aos parceiros do Encontro: Galpão Caipira, Hamburgueria Dom Gourmet, Gaiatri – produtos integrais, Buda Beer, Faustino Bar e Adega, Cervejaria Bohemia, X da SaúdeLithium e Helgas Brot.

Também participaram do Encontro Imperial os blogs Loucos por ViagemRetripRoda MundoTrilhas e AventurasVamos pra OndeViajadora, Viagens e Outras Histórias e os Instagrams Aventuras da Lu e Desbravando Rio.


Quer ver mais sobre Petrópolis? Confira também:

PARNASO – Cachoeiras do Circuito das Bromélias

Encontro Imperial – Um final de semana em Petrópolis

Vai conhecer a região serrana do Rio? Confira as melhores opções de hotéis!
banner-booking

Sobre o autor

Niteroiense de nascença, Botafogo de coração, Relações Públicas por formação, blogueira e viajante por paixão! Ama destinos históricos e visitar Museus em todo o mundo, mas não dispensa uma boa praia. Para ela, uma viagem não está completa sem apreciar (e bem) a culinária local e as lojas, claro.