Close

Localizada a 696 metros de altitude, a Pedra Bonita é mais um daqueles lugares imperdíveis no Rio de Janeiro. Se tivesse que listar os pontos turísticos mais bonitos no Rio, a Pedra Bonita estaria no topo da minha lista por diversos motivos. Além de ser um programa gratuito, a trilha é de fácil acesso e o visual lá de cima é simplesmente incrível.

De um lado a vista de grande parte da Zona Sul e de toda São Conrado, com asas-delta sobrevoando o bairro; do outro lado, uma vista linda da Barra da Tijuca, e entre essas duas vistas, a imponente Pedra da Gávea! Com o Imperador olhando diretamente para você!

Trilha da Pedra Bonita no Rio de Janeiro de frente para a pedra da gavea

Como chegar na Pedra Bonita

A Pedra Bonita está localizada no Parque Nacional da Tijuca, entre os Bairros de São Conrado, Barra da Tijuca e Alto da Boa Vista. A melhor forma de chegar na base da trilha é de carro, mas para os desmotorizados, existe sim uma forma de chegar de ônibus.

Como chegar de carro

Antes de qualquer coisa abra o Google Maps, Waze ou qualquer outro aplicativo de GPS para visualizar o local, isso irá te ajudar bastante. O caminho mais popular é partindo da praia de São Conrado. De lá, basta subir a Estrada das Canoas até chegar a rampa que dá acesso ao estacionamento da Pedra Bonita.

Outra opção é ir pelo Alto da Boa Vista, como nós fizemos. Por esse caminho, basta pegar a Estrada da Gávea Pequena até a Casa do Bosque da Gávea, onde você encontrará placas sinalizado a direção certa para a Pedra Bonita.

Uma rampa dá acesso ao estacionamento da Pedra Bonita. Em dias de grande movimento, como finais de semana e feriados, o estacionamento fica cheio bem rápido. Os carros que chegam após a lotação máxima tem que ficar aguardando até que outro carro saia para poder subir, portanto a dica é evitar os finais de semana ou chegar antes das 9h da manhã.

Durante a semana estacionamos de graça. Não havia ninguém cobrando, porém eu li alguns relatos que aos finais de semana o estacionamento custa R$10,00!

Como chegar de ônibus

Uma outra opção, não muito recomendada, é ir de ônibus. Você pode pegar o 448 (Maracaí x São Conrado) na praia de São Conrado. O ônibus passa pela entrada da subida para o estacionamento. O ponto negativo de ir de ônibus é que você terá que subir a pé a rampa (bem íngreme) que dá acesso ao estacionamento.

Rampa de Voo livre

Ali pertinho do estacionamento fica a rampa de voo livre, que é parada obrigatória para quem vai fazer a trilha da Pedra Bonita. De lá são feitos os saltos de asa-delta e parapente.

Trilha da Pedra Bonita no Rio de Janeiro pista de salto de asa delta

A rampa fica de frente para o bairro de São Conrado e o visual é lindo. No dia que fomos, não estava tendo saltos por falta de vento e a pista ficou liberada para o público. Aproveitamos o local para fazermos algumas fotos.

Em dias de salto, bem abaixo da pista de voo livre existe uma arquibancada para assistir aos saltos. Ali também é uma excelente ponto para fotografar.

Trilha da Pedra Bonita no Rio de Janeiro pista de voo de asa delta e parapente

Trilha da Pedra Bonita

A trilha para a Pedra Bonita é considerada de grau fácil/médio. Como eu expliquei no snapchat deixadefrescura na última vez que fomos, o nível de dificuldade da trilha nem se compara com o da trilha da Pedra da Gávea, mas também não é tão fácil quanto a trilha do Morro da Urca. Se você tem um condicionamento físico razoável, dá para fazer a trilha em 20 a 30 minutos. Se você é mais sedentário, vai levar entre 35 e 50 minutos até chegar ao topo.

A trilha é muito bem demarcada e não há a necessidade de contratar um guia para te acompanhar. A parte mais difícil é o finalzinho da trilha, onde você irá encontrar degraus formados pelas raízes das árvores. Depois dessa parte, em menos de 5 minutos você chega ao topo da pedra.

Trilha da Pedra Bonita no Rio de Janeiro informações como chegar

Chegando ao topo da Pedra Bonita

Todo o esforço é recompensado quando você chega ao topo da Pedra Bonita. Assim que você sai da trilha, dá de cara com a Pedra da Gávea “olhando” para você. A vista lá de cima é incrível e na minha opinião, a mais bonita do Rio de Janeiro. Além da vista para a Zona Sul e a Zona Oeste do Rio, a Pedra da Gávea bem de frente, ali pertinho de você, com o Imperador olhando para a Pedra Bonita, torna o lugar único.

Trilha da Pedra Bonita no Rio de Janeiro pulando vista

Trilha da Pedra Bonita no Rio de Janeiro vista da pedra da gavea

Ok, talvez você não seja do Rio e não esteja entendendo quando eu me refiro ao Imperador, então eu vou explicar. A Pedra da Gávea tem uma parte chamada de “Cabeça do Imperador”. A formação rochosa tem esse nome pois parece um rosto esculpido na pedra (dá pra ver direitinho os olhos, um nariz e uma boca). Existe uma lenda que diz que a rocha é uma esfinge do Rei Fenício que teria tentado colonizar o Rio na Antiguidade, ideia reforçada pela suposta inscrição fenícia na lateral da cabeça da rocha.

Agora que você já entendeu quem é o Imperador, vamos voltar para a Pedra Bonita! O espaço lá em cima é muito grande. É possível testar vários ângulos para fotografar e por mais que você vá num final de semana bem cheio, há espaço para todo mundo.

Trilha da pedra bonita casal deixa de frescura gopro

Fique atento ao clima antes de fazer a trilha. Muitas vezes o dia está ensolarado, mas com muitas nuvens na área da Pedra da Gávea e Pedra Bonita. Algumas vezes o visual fica completamente tampado pelas nuvens. A dica é esperar o máximo que você puder. Do mesmo jeito que essas nuvens se formam do nada, elas pode se dissipar na mesma velocidade.

Ah, e não esqueça de levar protetor solar, pois não há nenhuma área com sombra no topo da Pedra Bonita.

Trilha da Pedra Bonita no Rio de Janeiro visual

Dicas gerais

» Por mais que a trilha não seja pesada, vá preparado. Tênis/bota de trilha, protetor solar, repelente e água são imprescindíveis para fazer a trilha.

» Procure ir na rampa de voo antes de começar a trilha. O cansaço pós-trilha pode fazer você desistir de curtir aquele visual da pista.

» Evite ir aos finais de semana e feriados. Se tiver disponibilidade, vá durante a semana para fazer um passeio mais tranquilo.

Trilha da Pedra Bonita no Rio de Janeiro pulando visual da pedra da gavea


Quer ver mais passeios e trilhas pelo Rio de Janeiro? Confira também:

Praia do Secreto – Rotas Cariocas

Trilha da Pedra do Pontal – Rotas Cariocas

Trilha do Pão de Açúcar – Rotas Cariocas

Trilha da Pedra da Gávea – Rotas Cariocas

Mirante Dona Marta – Rotas Cariocas

Vai viajar? Reserve seu hotel pelo Booking!
banner-booking

Sobre o autor

Carioca da gema, flamenguista, psicólogo e apaixonado por fotografia. Para ele, qualquer lugar é perfeito com céu azul, sol e uma cerveja gelada. Após dois anos morando em Dublin, é hora de retomar a vida no Brasil e desbravar cada cantinho do nosso país.