Close

Atenas é basicamente uma cidade histórica. Sim, ela também possui o seu lado moderno, mas o turismo é totalmente focado nos monumentos da Antiguidade. Se você não curte um destino assim, passe direto para as belíssimas e paradisíacas praias de Zakynhtos, Mykonos e Santorini. Já se, assim como eu, você ama cidades e destinos históricos, prepare-se pois tem muito o que fazer em Atenas. Preparamos um Top 5 com os monumentos e lugares que não podem faltar em nenhuma lista de o que ver e o que fazer em Atenas:

1 – Partenon e a Acrópole

templo erecton acropole o que fazer em Atenas

Vamos começar pelo ponto turístico mais importante: a Acrópole e seu Partenon. Uma passagem por Atenas não está completa sem pelo menos uma visita rápida pela Acrópole, onde ficava o centro da Grécia Antiga, seus templos, teatros. Muitas construções foram destruídas ao longo do tempo e com as seguidas invasões que a Grécia sofreu. Mesmo assim é impressionante ver de perto toda a grandiosidade do Partenon, principal templo de Atena, do Erecton, templo em homenagem a Poseidon e Atena, Templo de Atena Nike, Teatro de Dionísio e o Odeon de Heráclito. Mostramos detalhadamente cada um desses lugares em Acrópole e Partenon – Passeio inesquecível em Atenas.

2 – Estádio Panatenaico

estadio panatenaico o que fazer em atenas

o que fazer em atenas estadio panatenaico grecia roteiro viagem

O Estádio é considerado o berço dos Jogos Olímpicos Modernos. Foi construído originalmente em 566 a.C. e, alguns séculos mais tarde foi reformado e toda a madeira foi substituída por mármore. O Estádio é cheio de pequenos detalhes como os tronos destinados aos imperadores e reis, as estátuas que simbolizam a sabedoria e a juventude e até o sistema de água e esgoto que ainda é o original e nunca deu problemas!

O Estádio ainda conta com um Museu das Olimpíadas com as tochas e cartazes de todas as edições dos Jogos Olímpicos. No próprio Estádio há um mural de honra com todas as datas e edições de todas as Olimpíadas desde 1896. Assim que for realizada, os Jogos do Rio também vão aparecer lá. Hoje o Estádio ainda é usado para cerimônias solenes como a recepção dos atletas gregos após sua participação nos Jogos.

o que fazer em atenas estadio panatenaico
Sentados nos tronos de honra…haha

A entrada custa €5 e estudantes tem direito a meia- entrada. O audio-guia é ótimo e vale a pena conhecer o lugar com ele.

3 – Templo de Zeus Olímpico

templo zeus olimpico o que fazer em atenas

Pode parecer pouco pelo que restou, mas o Templo de Zeus Olímpico já foi o maior dedicado ao deus do Olimpo. Levou séculos para ser concluído, sofreu com mudanças de estilo e de materiais empregados do modelo original e com roubos (algumas de suas colunas foram usadas em um templo à Jupiter – Zeus – em Roma). Sua construção foi iniciada no século V a.C. , mas só foi concluída no século I a.C. pelo imperador romano Adriano.

Das 104 colunas, apenas 15 permanecem em pé, mas ainda é impressionante chegar perto das gigantescas colunas de 2m de espessura e 17m de altura. Ao fundo, é possível ver a Acrópole, em especial, as colunas do Partenon.

O ingresso custa €12 e é válido também para uma visita à Acrópole. Estudantes com carteira internacional não pagam.

4 – Arco de Adriano

Arco de Adriano o que fazer em Atenas

E já que falamos em visitar o Templo de Zeus Olímpico, bem à sua frente está o Arco de Adriano. O monumento com 18 metros de altura de longe não é dos mais bonitos (ainda mais em Atenas), mas vale a pena ser visitado. Todo em mármore, o portal simboliza a divisão da antiga Atenas para a Atenas de Adriano.

Adriano foi um imperador romano muito querido pelos gregos. Entre outras coisas, ele foi o responsável pela conclusão das obras do Templo de Zeus e até acrescentou uma gigantesca estátua de Zeus ao plano original. Nessa época ele adotou o título de “protetor de todos os gregos”.

5 – Passear pelo National Gardens (antigo Royal Gardens)

O que fazer em Atenas National Garden Parque Nacional Grecia
National Gardens, em Atenas. Foto: Shutterstock

O Parque Nacional de Atenas fica bem atrás do prédio do Parlamento Grego. Geralmente muitos turistas vão até o Parlamento na Praça Sintagma, locais bem conhecidos por causa da cerimônia de troca de guarda e também por terem sido palco de muitas manifestações dos gregos nos últimos anos. Mas muitos visitantes acabam perdendo a beleza dos jardins que estão ali tão pertinho.

Além de sempre ser um passeio agradável andar por parques urbanos, em Atenas é ótimo para fugir do calor e até dar uma pausa na correria entre um monumento e outro. Já demos a dica de visitar o Estádio Panatenaico, certo? Há apenas poucos minutos de lá fica o parque e o Zappeion, um prédio do governo usado para cerimônias oficiais. De lá você já pode ir em direção à Praça Sintagma cortando belo pelo e simpático parque. Quer coisa melhor?

O que fazer em Atenas Zappeion National Garden Parque Nacional Grecia
Vista do Zappeion, vindo do caminho do Estádio Panatenaico.

Vai vistar Grécia? Clique aqui é garanta seu desconto de 15% no desconto no seguro viagem com a Mondial Assintance.

Quer saber mais da nossa viagem por Atenas? Confira também:

Museu da Acrópole – Imperdível em Atenas

Acrópole e Partenon – Passeio inesquecível em Atenas

Atenas – Roteiro para 2 ou 3 dias de viagem

Vai viajar para Atenas? Confira as melhores opções de hotéis!
banner-booking

Sobre o autor

Niteroiense de nascença, Botafogo de coração, Relações Públicas por formação, blogueira e viajante por paixão! Ama destinos históricos e visitar Museus em todo o mundo, mas não dispensa uma boa praia. Para ela, uma viagem não está completa sem apreciar (e bem) a culinária local e as lojas, claro.