Close

Pensou em Rio de Janeiro, pensou em praias, certo? Errado! O Rio também é a cidade das cachoeiras, trilhas e de lugares especiais como o Parque das Ruínas, um Centro Cultural que reúne arte com a paisagem exuberante de toda a cidade.

O Parque das Ruínas fica no tradicional bairro de Santa Teresa, conhecido por ainda preservar muitos traços de séculos passados com suas ruas estreitas, lindos casarões e, é claro, o transporte de bondinho elétrico. Outra particularidade de Santa Teresa é que o bairro fica no alto de uma colina e, por isso, possui vistas privilegiadas da cidade.

O que ver no Parque das Ruínas

O Parque das Ruínas é um espaço multiuso. O pátio é usado para apresentações musicais, que geralmente ocorrem no final de semana. Em algumas salas existem exposições temporárias e temáticas (quando fomos a exposição principal era com charges, gravuras e fotos sobre o Carnaval carioca). Dentro do casarão, no primeiro nível, há o teatro. Mas é a natureza o que mais chama a atenção de todos os visitantes.

parque das ruinas santa teresa rio de janeiro janelas por dentro casarao o que fazer no rio

Ao entrar no Parque, o visitante já avista ao fundo o morro da Urca e o Pão de Açúcar. No que seria o antigo quintal do casarão, temos um mirante para todo o bairro do Cosme Velho e Urca.

Dentro do casarão existem algumas obras de arte, mas a grande estrela é o próprio prédio. A construção atual mistura as ruínas sobreviventes desde a década de 1930, com estruturas de ferro e vidro que dão um toque moderno ao lugar.

parque das ruinas santa teresa rio de janeiro obras de arte esculturas exposicao

No terraço está o tão procurado mirante 360° do Rio de Janeiro. De lá, é possível ver toda a cidade com destaque para a Catedral de São Sebastião no Centro, os arcos da Lapa, o aeroporto Santos Dumont, o Aterro do Flamengo e até pontos importantes da cidade de Niterói, como o MAC- Museu de Arte Contemporânea e o Teatro Popular Oscar Niemeyer.

parque das ruinas santa teresa rio de janeiro terraco vista 360 graus
No último andar, o terraço 360°.
parque das ruinas santa teresa rio de janeiro vista 360 graus centro catedral sao sebastiao
Vista do terraço do Centro da cidade. A Catedral de São Sebastião, o prédio da Petrobrás ao lado e a construção azul é a Fundição Progresso, já na Lapa.
parque das ruinas santa teresa rio de janeiro vista 360 graus lapa arcos
Continuando… Os arcos da Lapa e sua praça principal. Ao fundo, a ponte Rio-Niterói.

A história por trás do Parque das Ruínas

O casarão que deu origem ao Parque das Ruínas não fica atrás. A rua onde ele fica localizado, Murtinho Nobre, ganhou esse nome devido ao seu morador. De 1900, quando se estima que ele tenha sido construído até 1930, o lugar passou por grandes mudanças. O que era um chalé foi ampliado e transformado num casarão de estilo neo-colonial e sua herdeira Laurinda Santos Lobo, conhecida como grande incentivadora e financiadora das artes (uma das mais importantes mecenas cariocas), usava sua casa para realizar encontro de artistas e saraus.

Até os anos de 1940, a casa era “o point” dos artistas e Laurinda recebeu nomes como a pintora Tarsila do Amaral e o compositor Villa Lobos. Após sua morte e sem deixar herdeiros, o casarão foi abandonado e começou a entrar em ruínas.

parque das ruinas santa teresa rio de janeiro fachada casarao

parque das ruinas santa teresa rio de janeiro interior por dentro escadas

Quando o Ministério da Cultura tomou o controle do espaço, a ideia foi retomar a vocação cultural do casarão e ainda manter parte da construção original e transformar o próprio prédio em uma obra de arte. Toda a parte de ferro e vidro foi adicionada à estrutura original e o lugar se tornou o Centro Cultural Parque das Ruínas.

parque das ruinas santa teresa rio de janeiro por dentro passagem museu chacara do ceu

Entrada gratuita e como chegar

A entrada no espaço do Parque das Ruínas é gratuita! Apenas em caso de algum espetáculo específico no palco musical ou no teatro que pode haver cobrança, mas o preço sempre é simbólico.

Para chegar de transporte público, desça na estação do metrô da Carioca e de lá pegue a linha de ônibus 014. Após quatro anos de interdição, o bondinho finalmente voltou a circular! Para quem quiser aproveitar e subir Santa Teresa pela porma mais tradicional, basta pegar o bonde no Largo da Carioca. O bonde está funcionando até o Largo do Guimarães.

É possível ir de carro, mas nesse caso evite os finais de semana ou encontrará problemas para estacionar. Dica esperta: no Museu Chácara do Céu existe estacionamento e como o Museu possui uma ligação direta com o Parque das Ruínas, é uma opção estacionar por lá e ainda emendar um passeio no outro.

parque das ruinas santa teresa rio de janeiro espaco show apresentacao musical
Espaço onde são realizados os shows e apresentações musicais que acontecem no Parque das Ruínas.

Informações úteis

O Parque das Ruínas fica aberto de terça a domingo, das 8h às 20h, na Rua Murtinho Nobre, 169, Santa Teresa. A melhor forma de obter informações sobre a programação cultural deles é pela FanPage no Facebook.

parque das ruinas santa teresa rio de janeiro patio vista pao de acucar
Pátio nos fundos do casarão com uma vista privilegiada do Pão de Açúcar.

Quer ler mais sobre o que fazer no Rio de Janeiro? Veja também:

O que fazer no Rio de Janeiro – 51 boas ideias para você aproveitar a cidade

AquaRio – o maior aquário da América do Sul é carioca!

Jardim Botânico do Rio de Janeiro – Rotas Cariocas

10 dicas no Rio de Janeiro que vão fazer de você um verdadeiro carioca

Praia do Secreto – Rotas Cariocas

Trilha da Pedra do Pontal – Rotas Cariocas

Pensando em viajar para o Rio? Veja aqui várias opções de hospedagem:
banner-booking

Sobre o autor

Niteroiense de nascença, Botafogo de coração, Relações Públicas por formação, blogueira e viajante por paixão! Ama destinos históricos e visitar Museus em todo o mundo, mas não dispensa uma boa praia. Para ela, uma viagem não está completa sem apreciar (e bem) a culinária local e as lojas, claro.

  • Valeria Lima Mota

    O que são as estatuas ? Eu fui lá ano passado e esqueci de olhar a plaquinha ..fiquei sabendo que tiraram elas de lá :,