Close

Visitar Roma e o Vaticano numa mesma viagem é o “combo” mais famoso entre todos os viajantes, sejam mochileiros ou turistas de luxo. Embora seja um Estado independente, o Vaticano geograficamente fica dentro de Roma e pertinho de monumentos importantes de Roma, como o Castelo Sant’Angelo. Mas uma pergunta sempre fica no ar: com tantas opções, como decidir o que fazer em Roma e no Vaticano com poucos dias?

Em nossa viagem pela Itália, tínhamos apenas quatro dias para aproveitar Roma e o Vaticano (logo partiríamos para Veneza). Assim, era hora de reforçar o café da manhã, pegar o mapa e sair para aproveitar ao máximo. Esse Roteiro foi montado dessa forma, pois nós tínhamos quatro dias inteiros, mas dá para adaptá-lo também para três dias ou esticá-lo para cinco sem problemas. Agora, vamos compartilhar nosso roteiro. Aproveitem!

Roteiro de quatro dias / O que fazer em Roma?

Primeiro dia em Roma: Coliseu / Arco de Constantino / Forum Romano / Monumento a Vittório Emanuele / Teatro de Marcelo

o que fazer em roma e no vaticano roteiro de 3 4 e 5 dias coliseu

No primeiro dia de viagem comece logo com “as armas pesadas” e conheça o que há de mais simbólico da cidade. Estou falando do “combo” Coliseu + Arco de Constantino + Forum Romano.  O ingresso para o Coliseu é o mesmo para o Foro Romano e tem validade de dois dias, mas como as duas atrações são bem perto uma da outra e também possuem uma conexão histórica, o ideal é visitar os dois no mesmo dia.

Aproveite para passear depois pela Avenida dos Imperadores, onde estão estátuas dos Imperadores da Roma Antiga. Fazendo esse caminho você já estará praticamente na Piazza Venezia e em frente ao Monumento a Vittório Emanuele. Alguns passos a frente e lá está as ruínas do Teatro de Marcelo e a Praça do Campidólio.

Segundo dia no Vaticano: Museus do Vaticano / Praça e Basílica de São de Pedro

o que fazer em roma e no vaticano - roteiro de 3 4 e 5 dias go pro praca de sao pedro

O nosso segundo dia foi destinado ao Vaticano pois tínhamos ingressos para o tour pela Necrópole e o túmulo de São Pedro (se você leu nosso post sobre esse passeio, já sabe que quem decide o dia e o horário do passeio é o Escritório de Escavações do Vaticano). Se você pretende fazer esse passeio também, a primeira coisa que deve fazer é se inscrever no tour para saber em que dia e horário será.

O ideal é chegar o mais cedo possível na cidade do Vaticano para evitar filas gigantes e verdadeiras hordas de turistas. Procure visitar os Museus do Vaticano no primeiro ou nos últimos horários. Nós optamos por entrar nos Museus logo no primeiro horário, às 9h. Saímos por volta das 12h30 e depois de uma parada para o almoço, fomos para o tour pela Necrópole que termina dentro da Basílica de São Pedro.

Se você não for a esse passeio, pode pular dos Museus do Vaticano para a Praça e Basílica de São Pedro e depois fazer uma visita ao Castelo de Sant’Angelo.

Terceiro dia em Roma: Castelo de Sant’Angelo / Piazza Navona / Pantheon / Fontana di Trevi / Fontana di Trevi / Piazza di Spagna

o que fazer em Roma e no Vaticano fontana di trevi roteiro de 3 4 e 5 dias
Fontana di Trevi, Roma. Foto: Shutterstock

Como nós não tivemos tempo de ir para o Castelo de Sant’Angelo no dia anterior, optamos por começar esse dia por lá. Após visitar a Ponte o Castelo, seguimos para a Piazza Navona, que é um ótimo lugar para dar uma parada para um café ou lanche (apesar de um pouco caro, o cenário é lindo). Conhecemos o Pantheon e o que restou do Templo de Adriano.

Alguns passos e já estamos na Fontana di Trevi e em seguida, Piazza di Spagna. Passamos pelo Circo Massimo e terminamos o dia no bairro de Trastevere, para curtir os restaurantes e bares que animam o lugar.

Quarto dia em Roma: Villa Borghese / Trastevere

o que fazer em roma roteiro de 3 4 e 5 dias viagem trastevere
Uma das simpáticas ruelas do bairro de Trastevere em Roma, foto do Shuttestock.

Comece o dia com uma visita à Villa Borguese, aos jardins e ao museu. Depois vá (ainda de dia) para Trastevere. Você encontrará a Roma dos filmes com ruas estreitas, casas com pequenas jardineiras na janela. O bairro é mais “vivo” a noite, mas é bem agradável também durante o dia. Embora sejam dois lugares distantes o roteiro do último dia é perfeito porque torna o dia mais calmo e relaxante. É aquele dia de se despedir da cidade curtindo cada momento.

Roteiro para três dias em Roma

Em uma viagem de apenas três dias, corte apenas o último dia, ou seja, o passeio pela Villa Borguese e  pelo bairro de Trastevere durante o dia, mas tire pelo menos uma das três noites que você passará em Roma para conhecer esse bairro e seus deliciosos restaurantes.

trastevere o que fazer em roma roteiro de 3 4 e 5 dias viagem
Bares de Trastevere em Roma, foto do Shuttestock.

Roteiro para cinco dias em Roma

Já para esticar com qualidade o seu roteiro, o ideal é dividir em dois dias as atividades no Vaticano. Use um dia pela manhã para conhecer a Praça de São Pedro e Basílica e na manhã seguinte vá para os Museus Vaticanos. Assim você descansa um pouco também, já que especialmente o passeio pelo Museu é bem longo e vai encontrar as duas atrações mais vazias. E coma muuuuuitos gelatos!

Inclua também uma visita à Piazza del Popolo e suas Igrejas “gêmeas”. Passe longe da Boca della Veritá, “atração turpistica” que considero uma das grandes furadas no mundo. O lugar vive cheio, com filas e no final, não é nada demais. E não é porque você tem um tempinho extra que vai desperdiçá-lo, certo?

Como montar o roteiro perfeito por Roma?

A verdade é que Roma é uma cidade onde os monumentos estão tão integrados à cidade que a cada esquina descobre-se uma nova praça, um novo obelisco… Existem uma infinidade de opções do que fazer em Roma e não importa que você tenha três, quatro ou até seis dias. O importante é começar com os pontos que você mais sonha em conhecer e aproveitar até para rever alguns lugares depois.


Vai vistar a Itália? Clique aqui é garanta seu desconto de 15% no desconto no seguro viagem com a Mondial Assintance.

Confira também sobre Roma e o Vaticano:

5 praças e fontes para visitar em Roma

6 monumentos imperdíveis em Roma

Itália! Dicas para começar a planejar sua viagem de férias 

Vai viajar para Itália? Confira as melhores opções de hotéis!
banner-booking

Sobre o autor

Niteroiense de nascença, Botafogo de coração, Relações Públicas por formação, blogueira e viajante por paixão! Ama destinos históricos e visitar Museus em todo o mundo, mas não dispensa uma boa praia. Para ela, uma viagem não está completa sem apreciar (e bem) a culinária local e as lojas, claro.