Close

Amsterdam está no nosso TOP 3 das cidades mais bonitas que já visitamos ao redor do mundo. A cidade possui uma infinidade de atrações que agradam a todos os tipos de viajantes. São museus, parques, praças, coffeeshops, cervejarias e atrações turísticas únicas como a Red Light District, por exemplo. Uma simples caminhada pelas ruas de Amsterdam, atravessando os canais que cortam a cidade também já se torna um passeio e tanto.

O que fazer em Amsterdam

Com tantos pontos turísticos, fica bem difícil decidir o que fazer em Amsterdam em uma viagem, principalmente se você tiver poucos dias. Nesse artigo vamos montar um roteiro de viagem de 5 dias pela cidade mas que pode ser facilmente adaptado para uma viagem de 3 (um pouco mais corrido) ou esticado para 7 dias.

Antes de montar o seu roteiro

Eu gosto de montar meus roteiros de viagem de acordo com a localização dos pontos que quero conhecer. Primeiro levanto todos os pontos turísticos da cidade e olho no mapa a localização de cada um. Acho que essa é a melhor forma para ganhar tempo e economizar dinheiro, já que muitas vezes você não vai precisar pegar transporte público para ir de um ponto a outro.

Portanto, a primeira coisa que você deve ficar atento é ao local onde você irá se hospedar. Definitivamente esse é um dos pontos mais importantes da viagem. Não deixe de ler o artigo “Onde se hospedar em Amsterdam – Dicas de bairros e hotéis“.

O que fazer em Amsterdam - roteiro de 3 5 ou 7 dias

Outra coisa muito importante em Amsterdam é comprar os ingressos das atrações antecipadamente. Dessa forma você consegue economizar alguns euros e tempo ao comprar “ingressos fura filas”, afinal, ninguém gosta de ficar perdendo tempo na fila de alguma atração, né?

E para fechar a parte de planejamento da viagem, confira o artigo “Amsterdam: Tudo o que você precisa saber antes de ir” com informações indispensáveis para quem pretende conhecer a cidade.

Quanto tempo ficar em Amsterdam?

Numa cidade incrível como Amsterdam, é óbvio que quanto mais dias melhor. Mas nem todo mundo tem disponibilidade para ficar muito tempo em uma cidade só, já que muitas vezes a pessoa estará mochilando por vários países da Europa.

2 dias completos é o minimo de tempo para você conhecer um pouco de Amsterdam, porém não é o ideal. Em 3 dias é possível fazer um roteiro beeem corrido aproveitando tudo que a cidade tem de melhor, mas na minha opinião 5 dias é o tempo certo para conhecer bem a cidade sem precisar correr e ainda conseguir conhecer outros países no seu mochilão.

Na nossa viagem ficamos 5 dias pela cidade e mesmo conseguindo conhecer tudo que nós gostaríamos, ainda ficamos com um gostinho de quero mais.

O que fazer em Amsterdam - roteiro de 3 5 ou 7 dias

O que fazer em Amsterdam – Roteiro de 5 dias

Essa é a nossa sugestão de roteiro pela a cidade de Amsterdam. A ordem dos dias não importa tanto. Caso esteja chovendo no seu primeiro dia pela cidade, por exemplo é só inverter a ordem do roteiro e começar a viagem com a visitar aos museus.

Caso você tenha 3 dias ou menos para aproveitar a cidade, use e abuse do tram, uma espécie de bonde que percorre praticamente a cidade inteira e evite passeios fora da cidade, o que diminui o tempo perdido em deslocamento. Se o tempo não for um problema, abuse de passeios a pé, de bicicleta ou de barco (mesmo que não esteja indo para algum lugar específico). Só passeie pela cidade, perca-se nas ruas e nas ciclovias e curta um sol sentado na grama dos parques. E tenha sempre a máquina fotográfica em mãos. Um simples passeio a pé pela cidade vai render muitas fotos!

Primeiro Dia:

Comece o dia fazendo um passeio de barco pelos canais de Amsterdam. Uma boa dica é você ir olhando pelo Google Maps os canais que você está passando para já ter uma noção da cidade. Existem vários tipos de passeio, alguns com duração de uma hora e outros que te dão direito a embarcar quantas vezes quiser ao longo de um dia.

O que fazer em Amsterdam - roteiro de 3 5 ou 7 dias

Após o passeio, se perca pela cidade. Não literalmente igual nós fizemos (não usávamos nenhum app de GPS na época), mas vá andando e descobrindo cada canto de Amsterdam. Acredite, um passeio simples desse vai levar muito tempo. Muitos minutos parando e fotografando os canais a cada ponte que você irá passar, hora você vai parar numa das lojas que vendem queijo (onde você pode provar todos os tipos de queijo possíveis também!), etc! Descubra a cidade!

Para encerrar a noite, vá até a Leidseplein, uma praça cheio de bares e restaurantes, bastante movimentada durante a noite.

O que fazer em Amsterdam - roteiro de 3 5 ou 7 dias

Segundo dia:

Separe a manhã e parte da tarde para conhecer o Keukenhof, o famoso parque das tulipas. Procure comprar os ingressos antecipadamente e veja qual é a melhor opção para chegar até o parque. No artigo “Keukenhof – Como é o parque das tulipas em Amsterdam” nós explicamos todas as formas de se chegar lá e contamos tudo sobre o parque.

O que fazer em Amsterdam - roteiro de 3 5 ou 7 dias

Andar de bicicleta é, na minha opinião, um dos passeios imperdíveis em Amsterdam. Aproveite o final da tarde para dar uma volta pelas ciclovias da cidade!

O que fazer em Amsterdam - roteiro de 3 5 ou 7 dias

Outro experiencia imperdível em Amsterdam é conhecer os coffeshops espalhados pela cidade. Vá em um, mesmo que seja só para conhecer o local. Contamos tudo sobre a nossa experiencia no artigo “Sobre a maconha em Amsterdam“.

O que fazer em Amsterdam - roteiro de 3 5 ou 7 dias

Terceiro dia:

Nesse dia todas as atrações são bem próximas. Nesse dia você vai adaptar seu roteiro de acordo com o horário de visitação da Casa de Anne Frank. Isso porque como já explicamos no artigo “7 ótimas atrações para visitar em Amsterdam“, essa atração é muito concorrida. Para você ter uma ideia, é recomendado que você compre o ingresso com 2 ou 3 meses de antecedência.

Tente visitar o Museu pela manhã, o mais cedo possível, pois mesmo com o ingresso, você ainda vai perder um bom tempo na fila. Após a visita do museu, se perca pelo bairro de Jordaan, que é considerado uma das regiões mais bonitas de Amsterdam.

Ali pertinho você vai encontrar a Praça Dam e o Palácio Real, lugares imperdíveis para quem vai visitar Amsterdam. Uma boa opção também, é encaixar a visita ao Museu de Cera Madame Tussauds nesse mesmo dia.

O que fazer em Amsterdam - roteiro de 3 5 ou 7 dias

Para encerrar o dia, conheça a famosa Red Light District, outro passeio imperdível em Amsterdam. Falamos tudo sobre o lugar no artigo “Red Light District e a prostituição em Amsterdam“.

O que fazer em Amsterdam - roteiro de 3 5 ou 7 dias

Quarto dia:

Separe a manhã para caminhar e fotografar pela cidade. De manhã as ruas não ficam tão movimentadas e é possível tirar aquela foto que você tanto quis sem dezenas de turistas ao fundo.

Após o almoço, ou de manhã mesmo se você for tão cervejeiro quanto eu, vá ao Heineken Experience, um museu bem interessante e interativo da cerveja Heineken. Contamos tudo sobre o passeio no artigo “Heineken Experience – Um parque de diversões para adultos“.

O que fazer em Amsterdam - roteiro de 3 5 ou 7 dias

Já que é dia de beber, após a Heineken Experience vá até a cervejaria Brouwerij ‘t IJ. O lugar tem um moinho de vento lindo e as cervejas de lá são muito boas! Para acompanhar, peça uma porção de queijo e aproveite!

O que fazer em Amsterdam - roteiro de 3 5 ou 7 dias

Quinto dia

Nesse dia você irá conhecer a área chamada de Museumplein. Contamos tudo sobre o lugar, inclusive como conseguir tirar uma foto sozinho no letreiro I Amsterdam no artigo “Letreiro I Amsterdam e a Museumplein“.

O que fazer em Amsterdam - roteiro de 3 5 ou 7 dias

Separe a manhã para conhecer o Museu Van Gogh. O museu não é muito grande, portanto provavelmente em menos de 2 horas você já terá visto tudo. Contamos tudo no artigo “Imperdível em Amsterdam – O Museu de Van Gogh

Ali do lado você vai encontrar o famoso letreiro I Amsterdam e bem em frente o Museu Nacional de Amsterdam (Rijksmuseum), que é considerado o maior museu do país. O local possui um acervo gigantesco de arte e historia da Holanda. A visita ao museu dura entre 2 e 4 horas, dependendo do seu interesse por história.

O que fazer em Amsterdam - roteiro de 3 5 ou 7 dias - Museumplein panoramica

Para fechar o dia dê um pulinho no Vondelpark, que fica bem próximo ao Museumplein! Também contamos tudo sobre um dos mais bonitos parques de Amsterdam no artigo “Vondelpark – Um parque no coração de Amsterdam“.


Vai vistar Amsterdam? Clique aqui é garanta o seu desconto de 15% no desconto no seguro viagem com a Mondial Assintance.

Vai continuar seu mochilão? Confira outros roteiros completos

Roteiro em Londres – 4 dias pela cidade

Roteiro de 3 dias em Paris

Edimburgo – Roteiro de 3 dias pela capital da Escócia

Dublin – Roteiro de 4 dias

Confira aqui as melhores opções de hospedagem em Amsterdam!
banner-booking

 

Sobre o autor

Carioca da gema, flamenguista, psicólogo e apaixonado por fotografia. Para ele, qualquer lugar é perfeito com céu azul, sol e uma cerveja gelada. Após dois anos morando em Dublin, é hora de retomar a vida no Brasil e desbravar cada cantinho do nosso país.