займ онлайнкредиты онлайн
Close

A maior novidade numa cidade que vive do turismo de construções com milênios de idade é um Museu e ele é imperdível! O Museu da Acrópole foi um sonho do governo grego durante muitos anos. Sua proposta era oferecer um lugar adequado e seguro para todas as relíquias que foram roubadas da Grécia durante diversas invasões e se espalharam pelo mundo na mão de colecionadores e até de museus famosos. Finalmente ele foi inaugurado em 2009 e alguns anos depois nós tivemos a oportunidade de conhecê-lo.

Por que visitar o Museu da Acrópole?

museu acropole atenas grecia entrada
Fachada do Museu da Acrópole. Lindo, com todos os andares com paredes de vidro. Foto: Atenas, Grécia, Shutterstock

Uma vez que o tema desse museu, a própria Acrópole, está a apenas alguns metros de distância do mesmo, por que “perder tempo” visitando um museu sobre ela em vez de ir direto conhecer os monumentos e templos? O Museu da Acrópole não foi pensado para substituir uma visita à Acrópole (nem poderia), e sim como um complemento a esse passeio.

A não ser que você seja um especialista em Antiguidade, uma visita ao Museu antes ou mesmo depois de uma visita à Acrópole ajuda muito a entender a real magnitude de tudo o que se vê em Atenas (nós optamos por ir ao Museu primeiro). O acervo do Museu inclui muitas réplicas de como os templos e teatros eram nos tempos de ouro da Grécia, antes do tempo e das invasões os destruírem.

Como é o Museu da Acrópole

museu acropole atenas grecia

O próprio prédio do Museu da Acrópole é muito bonito. Ele foi todo pensado para deixar claro que a maior estrela de Atenas ainda é a Acrópole. Por isso os andares possuem paredes de vidro de onde sempre podemos ver o Partenon e outros templos.

Já no térreo é possível ver através de um piso de vidro escavações arqueológicas. Tudo para mostrar que a verdadeira história está na cidade e não ali dentro.

museu acropole atenas grecia acervo
Foto: Atenas, Grécia, Shutterstock

O que ver no Museu

O acervo de todo o Museu é dividido em três andares. No térreo, as escavações que o piso de vidro mostra são das antigas casas dos atenienses que moravam na parte baixa da cidade.

O primeiro andar é dedicado aos templos Erecton e de Atena Nike, além cobrir também o período do século V a.C. até V d.C. É lá que estão cinco das seis colunas originais do templo Erecton. A sexta está no British Museum, assim como outras relíquias que foram retiradas ilegalmente da Acrópole.

museu acropole atenas grecia antiga lego
A Acrópole em Lego. São representados diferentes períodos históricos ao mesmo tempo. Aqui, ao mesmo tempo que turistas visitam o Partenon com um guia, soldados romanos estão em luta.

museu acropole grecia antiga lego atenas

Mas não pense que o acervo é todo com peças da Antiguidade. Encontramos a Acrópole toda feita em Lego e o mais legal é que a mesma peça mostrava momentos diferentes da história. No segundo andar está o famoso (e caro) restaurante do Museu. A vista é linda, mas o preço é salgado.

O terceiro andar é todo dedicado ao Partenon com peças inteiras de paredes e esculturas que ao longo do tempo foram retiradas do templo. Existem muitas réplicas que junto com as peças originais montam um quebra-cabeças da história grega.

partenon acropole atenas grecia
O Partenon hoje. Muitas de suas colunas tiveram que receber um reforço para continuarem em pé. As esculturas no topo da fachada não existem mais.
paternon como era museu acropole atenas grecia
Como era o Partenon na Antiguidade. As esculturas no topo da fachada ganhavam destaque com a cor vermelha no fundo.
atenas museu acropole disputa atena poseidon escultura pathernon grecia viagem ferias
Réplica das esculturas que adornavam o topo da fachada do Partenon e contavam o mito da disputa entre Atena e Poseidon pela cidade.

Nesse andar também fica o espaço multimedia, onde estava passando um vídeo que contava a história do Partenon. Foi muito legal ver como ele era originalmente com a estátua de Atena gigantesca, e com cores bem vivas. O vídeo mostra como cada invasão deixou o seu impacto no templo até ele chegar ao que vemos hoje.

Ingressos e horários de visitação

museu acropole estatuas colunas originais templo erecton atenas grecia
As colunas originais do Templo Erecton. Foram retiradas da Acrópole para conservação e segurança.

O ingresso para o Museu da Acrópole custa apenas €5 e estudantes na Europa não pagam entrada com a apresentação da carteirinha internacional.

Já os horários de visitação variam de acordo com a época do ano. De abril a outubro o Museu abre às 8h e às segundas fecha às 16h; sextas das 9h às 22h; e nos demais dias da semana das 8h às 20h.

De novembro a março o Museu da Acrópole abre às 9h e de segunda a quinta fecha às 17h; sextas das 9h às 22h e sábados e domingos das 9h às 20h.

O Museu não funciona nos feriados de 1° de janeiro, domingo e segunda de Páscoa, 1° de maio e Natal e 26 de dezembro.


Vai vistar Grécia? Clique aqui é garanta seu desconto de 15% no desconto no seguro viagem com a Mondial Assintance.

Quer saber mais da nossa viagem para Grécia? Confira também:

Atenas – Roteiro para 2 ou 3 dias de viagem

Grécia: Tudo o que você precisa saber antes de viajar

Atenas – muito mais que uma cidade histórica

Vai viajar para Atenas? Confira as melhores opções de hotéis!
banner-booking

Sobre o autor

Niteroiense de nascença, Botafogo de coração, Relações Públicas por formação, blogueira e viajante por paixão! Ama destinos históricos e visitar Museus em todo o mundo, mas não dispensa uma boa praia. Para ela, uma viagem não está completa sem apreciar (e bem) a culinária local e as lojas, claro.