Close

Localizado a 360 metros de altitude, o Mirante Dona Marta é um dos mirantes mais bonitos do Rio de Janeiro. Lá de cima é possível ter uma vista privilegiada da Praia de Botafogo com o Pão de Açúcar ao fundo. Além disso, também é possível avistar o Maracanã, toda a Baía de Guanabara, Aterro do Flamengo, Lagoa Rodrigo de Freitas e o Cristo Redentor!

mirante dona marta rio de janeiro pao de alucar

O melhor de tudo é que além de ser um passeio incrivelmente lindo, ele é totalmente grátis e é possível chegar lá sem fazer nenhuma trilha! Gostou, né? Então venha conhecer o Mirante Dona Marta com a gente!

Como chegar no Mirante Dona Marta

Não tem como subir de ônibus até lá em cima. As melhores formas de chegar até o Mirante Dona Marta são: de carro ou através de uma trilha que se inicia na favela Santa Marta (que é pacificada pelas UPPs). A favela fica em Botafogo e para chegar na sua base, basta pegar o metrô até a Estação Botafogo e de lá pegar a integração em direção ao Humaitá. Esse ônibus te deixa bem em frente à entrada da favela.

Como chegar por trilha

Vá até a favela Santa Marta e pegue o funicular (elevador ou bonde, como você quiser chamar) até o topo da favela. Lá em cima você irá encontrar a trilha que dá acesso ao Mirante Dona Marta. Como nós não fizemos esse caminho, não tenho informações detalhadas sobre a trilha. O que eu pesquisei é que é uma trilha de nível médio, bem íngreme e que dura em média 45 minutos. Portanto, se você optar por fazer a trilha, vá preparado.

Como chegar de carro

Sem dúvidas ir de carro é a melhor opção para conhecer esse lugar incrível. O mirante Dona Marta fica no caminho para o Corcovado. Suba pela Estrada das Paineiras e a partir daí é só seguir as placas. Não tem como errar. Ao chegar, você encontrará um amplo estacionamento.

mirante dona marta rio de janeiro estrada como chegar

Visitando o Mirante Dona Marta

Aproveitamos que nosso amigo Rafael do Viajopedia estava aqui no Rio e fomos conhecer o Mirante com ele! Nos encontramos em Botafogo e após um almoço caprichado no Visconde de Caravelas, pegamos um táxi e partimos para o Mirante.

De cara já te passo a primeira dica. Não vá de táxi. Se você for de táxi, peça para o motorista te esperar, mas nesse caso prepare o bolso e você não terá muito tempo para aproveitar o Mirante. Já já você vai entender a dica.

Fomos durante a semana e quando chegamos encontramos poucos carros no estacionamento e partimos primeiro para o heliponto, que fica coladinho com o estacionamento do Mirante.

mirante dona marta rio de janeiro estacionamento

Do heliponto já se tem uma vista incrível. É possível ver o Cristo Redentor e a Lagoa Rodrigo de Freitas e tirar lindas fotos. Mas a melhor parte ainda estaria por vir. Depois de um tempo no heliponto partimos para o Mirante Dona Marta.

mirante dona marta rio de janeiro lagoa rodrigo de freitas

A vista do Mirante é incrível. Na minha opinião é a vista mais bonita que se pode ter do Pão de Açúcar. Ângulo perfeito para fotografar e apreciar a paisagem. Quem nos segue pelo snapchat @deixadefrescura viu ao vivo esse nosso passeio! Se você ainda não nos segue, chegou a hora, né?

Mirante Dona Marta

mirante dona marta rio de janeiro visual

O Mirante também é bem espaçoso. Mesmo que tenha mais pessoas visitando o local ao mesmo tempo, não é necessário ficar disputando lugar com outros turistas para tirar as melhores fotos.

Após cerca de meia hora fotografando e apreciando a paisagem, era hora de voltar. Mas voltar como? Tentamos o 99 Taxis e o Uber. Nenhum motorista quis subir até lá para nos buscar. Acabamos descendo a pé até o primeiro ponto de ônibus que nos deixou no Largo do Machado. Foram cerca de 15 minutos de uma caminhada super tranquila.

mirante dona marta rio de janeiro bruno e rafael

Torre do Mirante Dona Marta

Um lugar “descoberto” recentemente pelos turistas que vão até o Mirante Dona Marta é essa torre aí da foto. O local fica bem próximo ao heliponto e as fotos lá de cima ficam incríveis. É preciso ter muito cuidado na hora de subir, pois mesmo não sendo tão alta quanto parece nas fotos (cerca de 8 metros), uma queda lá de cima pode causar um bom estrago. Se estiver relampejando então, nem pense em subir ali!

Nós subimos e mesmo depois de termos passado por experiências de aventura incríveis como Caminito del Rey ou Kjeragbolten, confesso que deu um friozinho na barriga quando estava lá em cima.

mirante dona marta torre do pavone

mirante dona marta torre do pavone

mirante dona marta torre do pavone

É perigoso visitar o Mirante Dona Marta?

Sabemos que o Rio de Janeiro não é o lugar mais seguro do mundo, portanto sempre é bom usar o bom senso. Aos finais de semana o lugar fica mais movimentado e eu acredito não ter perigo nenhum visitar o Mirante Dona Marta, mesmo se você optar por sair de lá após o pôr do sol.

Durante a semana é um pouco diferente. O local fica bem mais vazio. Na maior parte do tempo, ficamos sozinhos no Mirante apreciando a paisagem. Nesse caso, é bom ficar atento a hora em que você vai voltar. Talvez seja interessante evitar ficar até o escurecer.

Se você optar por ir e voltar de trilha, se programe para voltar ainda de dia.

Mirante dona marta no Rio de Janeiro - Vista para o pao de acucar - com oe o local

Roteiro de 1 dia – como incluir o Mirante Dona Marta no seu roteiro pelo Rio de Janeiro

Se você está vindo ao Rio de Janeiro e quer incluir o Mirante Dona Marta no seu roteiro, temos uma excelente dica para você fechar o seu dia com paisagens incríveis e sem precisar gastar nada.

O ideal é que você esteja de carro. Dessa forma você pode ir até o Mirante Dona Marta, depois partir para a Vista Chinesa e depois dar um mergulho na Cachoeira do Horto (que fica bem pertinho da Vista Chinesa). Tudo de graça!

Também é possível combinar esse passeio com o passeio até o Cristo Redentor. Uma paradinha ali no Mirante para apreciar a vista é indispensável.

Se quiser dar uma esticadinha, você ainda pode encerrar o dia no Jardim Botânico ou no Parque Lage e de noite partir para o Baixo Gávea para comer alguma coisa e tomar uma cervejinha gelada. Nada mal, né?

Vale a pena?

Sem dúvida! O Mirante Dona Marta é um local de fácil acesso (se você for de carro), com um visual incrível do Rio de Janeiro e o melhor, de graça! Certamente voltaremos mais vezes ao mirante e mostraremos tudo para vocês pelo nosso snapchat @deixadefrescura !


Quer ver mais passeios e trilhas pelo Rio de Janeiro? Confira também:

Praia do Secreto – Rotas Cariocas

Trilha da Pedra do Pontal – Rotas Cariocas

Trilha do Pão de Açúcar – Rotas Cariocas

Trilha da Pedra da Gávea – Rotas Cariocas

Vai viajar? Reserve seu hotel pelo Booking!
banner-booking


 

Sobre o autor

Carioca da gema, flamenguista, psicólogo e apaixonado por fotografia. Para ele, qualquer lugar é perfeito com céu azul, sol e uma cerveja gelada. Após dois anos morando em Dublin, é hora de retomar a vida no Brasil e desbravar cada cantinho do nosso país.

  • ehehhe Torre do Pavone em todas! Abraço

    • Matheus Rocha

      Vim escrever Torre do Pavone nos comentários. Já tinham feito isso por mim! Dá os créditos Bruno Costa!

      • Não entendi, Matheus. Dar os créditos de que? Abs!

    • Lugarzinho maneiro, né? =)

  • Paula Clapp

    Olá adorei a dica, já estava afim de conhecer tem tempo… Tenho uma dúvida, eu preciso fazer alguma caminhada após estacionar o carro? Quero levar minha vó, e só será possível se não tiver que caminhar muito. Beijosss obrigada…

    • Oi Paula! Não precisa não. O mirante é de fácil acesso =)