Close

Conhecer Atenas era um dos meus sonhos de viagem desde criança. E não faltam motivos para sonhar com essa cidade. Ela foi um dos mais importantes centros culturais, intelectuais e econômicos da Antiguidade, junto com Roma. Foi símbolo de um dos Impérios mais importantes da história do mundo; berço da civilização ocidental, da Democracia, Filosofia e tantas ciências… Mas verdade seja dita, para as crianças dos anos 1990, o primeiro encantamento com a Grécia e em especial com Atenas veio com Os Cavaleiros do Zodíaco.

Atena – deusa da sabedoria e das artes

Atenas ganhou esse nome em homenagem a deusa mitológica Atena. Na mitologia grega Atena, filha de Zeus, e Poseidon, irmão deste, disputaram entre si para ser o protetor(a) da cidade. Poseidon, deus dos mares, teria dado aos cidadãos da cidade, a água do mar, ou seja, água salgada e de pouca utilidade na sobrevivência humana. Atena, em seguida, deu aos cidadãos a primeira oliveira, árvore que poderia alimentar a população. O mito dessa disputa ainda conta que após Atena ser declarada a protetora da cidade,  Poseidon jurou que Atenas nunca teria água suficiente para seus moradores, problema que persiste desde a Antiguidade até os dias de hoje.

atenas museu acropole disputa atena poseidon escultura pathernon grecia viagem ferias

atenas museu acropole disputa guerra atena poseidon escultura pathernon grecia viagem ferias
Modelo das esculturas que ficavam no topo do Partenon. Representam a disputa entre Atena e Poseidon pelo domínio da cidade. É possível ver quais deuses teriam ficado no lado de quem , segundo a mitologia grega. Como a escultura original foi destruída, essa réplica em escala bem menor está no Museu da Acrópole.

A oliveira virou o símbolo de Atenas, assim como o culto à sabedoria e as artes (atividades também vinculadas a Atena) se tornaram grandes pilares da cidade. Com mais de três milênios de idade, Atenas também sofreu com o tempo e a má administração de recursos, mas ainda impressiona ao conservar muitos resquícios da sua era de ouro.

Atenas histórica

grecia-atenas-europa-acropole
Na Acrópole, em frente ao impressionante Partenon.

Atenas sempre chamou a atenção de seus visitantes pelo turismo histórico. Enquanto nas ilhas gregas a estrela é a natureza, em Atenas o que impressiona é o homem. Como o ser humano conseguiu construir templos e monumentos tão lindos e grandiosos? Como é possível que alguns deles ainda estejam em pé mais de 2 000 anos depois?

Em Atenas está a tão famosa Acrópole com o que restou de vários monumentos em homenagem aos deuses mitológicos como o Partenon, templo dedicado à Atena, e também o teatros como o de Dionísio. O templo de Zeus Olímpico também é um representante dessa época de ouro da Grécia.

atenas templo zeus olimpico acropole grecia viagem ferias

O novo Museu da Acrópole foi construído para servir de apoio aos visitantes que vão até a Acrópole. Nele não só encontramos mais “pedaços” de muitos templos que foram destruídos ao longo dos anos, restaurações, modelos de como eram monumentos e vídeos multimídias que ajudam muito a ter a real dimensão do que era Atenas.

Reflexo dos anos de dominação romana, perto do Templo de Zeus está o Arco de Adriano, construído pelo Imperador Romana de mesmo nome. E a Igreja de Panaghia Kapnikarea é uma das igrejas ortodoxas mais antigas da cidade, símbolo de um momento de transição da fé na mitologia grega para a fé cristã, difundida pelo Império Romano após Constantino.

atenas igreja de panaghia kapnikarea grecia viagem ferias
Vista do nosso quarto no Phaedra Hotel.

O Estádio Panatenaico foi o palco dos primeiros Jogos Olímpicos da era moderna. Ele foi totalmente construído em mármore tão branco que chega doer os olhos e até hoje é utilizado em cerimônias esportivas como recepção dos atletas gregos vindos de uma Olimpíada, por exemplo. O Estádio também guarda um museu sobre as Olimpíadas com relíquias como as tochas usadas em cada evento desde a sua “recriação” em 1895.

atenas olimpiadas estadio panatenaico panathenaic stadium grecia viagem ferias

Atenas boêmia

Atenas também é uma cidade com agradáveis bairros boêmicos como Plaka. O bairro fica bem no centro da cidade, perto da Acrópole e demais pontos turísticos. É conhecido por seus restaurantes e bares que enchem de vida as ruas de Atenas. É um ótimo lugar para se hospedar (nós ficamos no Phaedra Hotel, bem em frente da Igreja de Panaghia Kapnikarea e a minutos da Acrópole e do Arco de Adriano) ou visitar a noite e curtir um pouco de música típica e as delicias da comida grega.

atenas boemia bairro plaka restaurantes bares souvenirs grecia viagem ferias

comida-da-grecia-onde-comer-atenas-plaka

Atenas moderna

Minha primeira impressão de Atenas foi horrível. Saindo de Zakynthos, tivemos que passar rapidamente pela cidade para pegar o ferry até Mykonos. Chegamos na rodoviária de Atenas e a sensação foi de estar em centro urbano como tantos outros do planeta. A rodoviária tinha aspecto velho e sujo. Foi bem difícil conseguir alguma informação. Mesmo no balcão “de informações” a atendente não sabia informar sobre os ônibus para pegar até o porto (de onde deveríamos pegar o ferry até Mykonos).

O porto principal de Atenas é o Piraeus, de onde chegam e saem ferries para Mykonos, Santorini e outras ilhas. Quando finalmente conseguimos chegar em Piraeus o último ferry para Mykonos já havia partido. Tivemos que pegar um ônibus até o Porto Rafina, do outro lado de Atenas, para conseguirmos embarcar. Com isso demos uma volta pela parte menos turística de Atenas, que me lembrou e muito o Rio de Janeiro. Ambas as cidades tem áreas mais favorecidas, mais limpas e cuidadas; assim como também a parte mais suja e de certa forma esquecida. Gostei de ter visto esse lado. Em Mykonos mesmo conhecemos uma senhora (brasileira) que viaja com a filha que falava com certo orgulho como Atenas era linda e limpa e como as cidades eram esquecidas e entregues a sujeira e ao caos. Obviamente ela só conheceu Plaka de toda Atenas…

Para ver nosso roteiro de viagem completo é só conferir o post Atenas – Roteiro para 2 ou 3 dias de viagem.

atenas olho grego amuleto mau olhado souvenir grecia viagem ferias


Vai vistar Grécia? Clique aqui é garanta seu desconto de 15% no desconto no seguro viagem com a Mondial Assintance.

Quer saber mais da nossa viagem para Grécia? Confira também:

Grécia: Tudo o que você precisa saber antes de viajar

Acrópole e Partenon – passeio inesquecível em Atenas

Museu da Acrópole – Imperdível em Atenas

Vai viajar para Grécia? Confira as melhores opções de hotéis!
banner-booking

Sobre o autor

Niteroiense de nascença, Botafogo de coração, Relações Públicas por formação, blogueira e viajante por paixão! Ama destinos históricos e visitar Museus em todo o mundo, mas não dispensa uma boa praia. Para ela, uma viagem não está completa sem apreciar (e bem) a culinária local e as lojas, claro.