Close

Ah, Roma! Em que outra cidade do mundo você se perde e vai parar em praças e monumentos do século XVI? Em que outra cidade você pode realmente beber a água de fontes do meio da rua sem nenhum medo de passar mal e estragar suas férias? Roma definitivamente é uma cidade que não tem importância se perder e fazer mudanças no roteiro de viagem, pois em todo lugar há uma nova descoberta, um novo marco cheio de beleza e história. Também não é preciso ficar preso a visita a Museus e monumentos pagos, pois existem muitos lugares belíssimos totalmente públicos.

Assim, resolvemos listar as cinco praças e fontes que achamos mais bonitas em Roma para você visitar sem gastar nenhum tostão.

1- Fontana di Trevi

fontana di trevi fonte das moedas italia viagem tursimo roteiro visitar em roma europa
Fontana de Trevi sempre cheia de turistas. Infelizmente quando fomos à Roma a fonte estava em obras e completamente vazia. Mas para mostrar toda a sua beleza conseguimos essa foto do Shutterstock

A Fontana di Trevi é de longe a mais famosa fonte de Roma. Também pudera, ela é considerada a maior fonte barroca de toda a Itália! Ela possui 26 metros de altura (mais alta que o Arco de Constantino, para se ter uma ideia) e 20 de largura.

Netuno, deus romano do reino do mar, é a figura central da fonte que conta com várias outras estátuas todas esculpidas em mármore puro. Isso dá um efeito lindíssimo nas águas da fonte que contrastam com o branco das imagens. A tradição diz que se você visitar a Fontana di Trevi e não jogar uma moeda na água você não irá voltar a Roma e mesmo quando a fonte estava seca e em reformas (data que infelizmente nós fomos a Roma) muitos turistas continuavam com a tradição (vai que dá certo, né?). Felizmente a reforma já acabou e ela já está linda, cheia de água e de turistas também.

2- Piazza Navona e a Fontana dei quatro Fiumi

piazza navona fonte fontana dei quatro fiumi anjos e demonios visitar em roma

A Piazza Navona fica bem próxima ao Pantheon, por sinal passamos por ela quando vínhamos do Castelo Saint’Angelo e depois seguimos para conhecer o Pantheon. Ela é uma praça bem simpática onde geralmente ocorrem feiras de artesanato e pintura. Ao redor da praça estão alguns bares e restaurantes bem simpáticos para se ficar num final de tarde, mas prepare-se porque o preço era bem salgado.

piazza navona feira de artes italia viagem visitar em roma

Na Piazza Navona encontramos três fontes das quais a mais bonita e grandiosa é a Fontana dei quatro Fiumi, ou Fonte dos quatro rios. Nela quatro grandes figuras em mármore representam os quatro grandes rios de quatro continentes e bem ao centro, no topo da fonte há mais um dos obeliscos egípcios espalhados por Roma.  A praça sempre foi uma das principais de Roma, mas essa fonte ficou especialmente famosa também com o filme Anjos e Demônios. E para os brasileiros em viagem, uma informação importante: a embaixada brasileira fica ali na Piazza Navona, basta procurar a bandeira nacional para encontrar o prédio.

piazza navona fontana dei quatro fiumi praça fonte visitar em roma viagem italia

3- Piazza de Spagna

Ao contrário das anteriores, a  Praça de Espanha não é famosa por suas fonte (também de mármore e com água pura), mas por uma grandiosa escadaria morro acima. As escadas foram construídas como uma forma de ligar a Igreja Trinità dei Monti  à praça.

piazza di spagna escadaria fontana praça fonte viagem ferias turismo italia visitar em roma
Foto: Shutterstock

Hoje as escadas se tornaram mais do que uma ligação, uma atração em si. As pessoas costumam sentar nos degraus e comer ou apenas conversar. É um ambiente jovem e bem agradável.

piazza di spagna fontana praça fonte viagem ferias turismo italia visitar em roma
Foto: Shutterstock

4 – Piazza del Poppolo

A praça do povo  fica a cerca de 10 minutos a pé da Piazza di Spagna e é totalmente diferente das praças anteriores. Ela é uma bem ampla e espaçosa com várias imagens e fontes ao seu redor e ao centro um obelisco egípcio. Talvez por ser tão ampla, o impacto das obras seja um pouco menor, mas ainda assim vale muito a pena visitá-la e parar um tempo para observar cada cantinho dela. É lá também que estão as igrejas gêmeas, duas construções idênticas lado a lado.

piazza del poppolo visitar em roma italia ponto turistico viagem europa
Foto: Shutterstock
piazza del poppolo igrejas gemeas anjos e demonios turismo visitar em roma italia eurotrip
As igrejas gêmeas que aparecem em Anjos e Demônios. Foto: Shutterstock

5 – Piazza Venezia

A Piazza Venezia é uma praça bem central, que fica a poucos minutos a pé do Coliseu e é onde fica o Monumento Nacional a Vittorio Emanuelle II. É uma praça comercial e também importante como ponto de partida para vários lugares de Roma, uma vez que ao seu redor existem vários pontos de ônibus para diferentes partes da cidade incluindo até o Vaticano.

piazza venezia vista monumento vittorio emanuelle II visitar em roma
Vista da Piazza Venezia do Monumento a Vittorio Emanuelle. Foto: Shutterstock

Parece que são muitos lugares a visitar em Roma. E são mesmo! Mas todos são bem perto um do outro e com uma certa disposição para andar dá para aproveitar bem a cidade, mesmo com pouco tempo.

Italia-ferias-viagem-monumento-Vitorio-Emanuel


Vai vistar a Itália? Clique aqui é garanta seu desconto de 15% no desconto no seguro viagem com a Mondial Assintance.

Confira também sobre a Itália:

6 monumentos imperdíveis em Roma

Vaticano – como e quando visitar o Papa

Praça de São Pedro e Basílica no Vaticano

Vai viajar para Itália? Confira as melhores opções de hotéis!
banner-booking

Sobre o autor

Niteroiense de nascença, Botafogo de coração, Relações Públicas por formação, blogueira e viajante por paixão! Ama destinos históricos e visitar Museus em todo o mundo, mas não dispensa uma boa praia. Para ela, uma viagem não está completa sem apreciar (e bem) a culinária local e as lojas, claro.