займ онлайнкредиты онлайн
Close

É inevitável começar esse post com um pouco de tristeza de ainda nos dias de hoje muitas mulheres se privarem do direito de viajar sozinha por medo e preocupação dos perigos que a estrada reserva.

Verdade que homens sozinhos também estão sujeitos a problemas de todo o tipo durante uma viagem, mas infelizmente mulheres ainda são consideradas como “alvos mais fáceis”. No entanto, isso não deve ser um empecilho para as mulheres que querem realizar o sonho de fazer um mochilão ou apenas viajar sozinhas. Com base em muitos comentários e depoimentos de mulheres que já passaram por alguma situação suspeita, fiz essa lista com cinco dicas e cuidados para se viajar sozinha.

1 – Não dê bandeira de gringa

Essa vale para homens também! Sempre procure ler um pouco sobre a cultura e costumes locais do seu destino de viagem. O Marrocos é um dos países que mais vejo como preocupação para as mulheres. Sempre tem aquela dúvida no ar: é seguro viajar sozinha pelo Marrocos? E se eu for só com uma amiga?

Vou repetir aqui a mesma resposta que dei dias atrás a uma leitora: não dê bandeira de gringa. No caso do Marrocos por exemplo, Marrakech está bem modernizada e vimos uma grande mistura entre mulheres usando as super tradicionais burcas até calças jeans. Eu mesma fui confundida várias vezes como marroquina e estava usando roupas que uso no Rio de Janeiro também. Usei muitos vestidos longos de alças mesmo e levava um xale comigo caso precisasse para entrar em algum lugar.

Ben-Youssef-Museu-de-Marrakech-marrocos
Dentro do Madraças ou Medersa Ben Youssef. Trata-se de uma escola islâmica onde só é possível entrar com os ombros e joelhos cobertos.

Não é uma questão de se “fantasiar” ou se esconder, mas de respeitar os costumes locais (mesmo que você pessoalmente não concorde com eles). Outro exemplo que vivi foi na Tailândia quando visitamos o Erawan National Park. As cachoeiras são visitadas por muitos monges e famílias locais e existem placas informando a vestimenta adequada: que é roupa de banho apenas quando na área de uma cachoeira, saiu dela e entrou na trilha é preciso cobrir os ombros e joelhos tanto homens quanto mulheres. Mesmo assim vi mulheres andando somente de biquíni na trilha, a mesma que é usada por monges e famílias locais (essas que entram nas cachoeiras com blusas de manga). Não quero dizer que uma mulher de biquíni está “dando motivo” para alguém se aproveitar dela, mas que dentro desde contexto ela está acendendo um letreiro luminoso dizendo que é gringa. Daí até observarem que é uma mulher viajando sozinha é um pulo.

2 – Diga onde você vai

Tá, não precisa ficar dando satisfação a ninguém, mas sempre deixe alguém avisado do seu destino final. Faça check-in no Facebook, mande uma mensagem para alguém próximo. Não importa quais serão as suas migalhas de pão. Apenas evite passar a viagem inteira sem que ao menos uma pessoa saiba seu paradeiro. Quem aqui nunca viu o filme 127 horas?

3 – Crie uma palavra de segurança com alguém de confiança

Relacionado com a dica acima, crie com uma amiga ou com alguém da família uma palavra ou código de segurança para você usar caso esteja em alguma situação de perigo. Há poucos meses foi divulgado o caso de uma brasileira que ficou desaparecida por dias em uma viagem pela Espanha. O que alertou rapidamente a família foi o fato de ela ter enviado via whatsap para irmã a palavra de segurança que somente as duas sabiam.

mulher viajar sozinha dicas cuidados viagem mochilao
Imagem: Shutterstock

4 – Cheque os comentários antes de fechar o couchsurf

A comunidade do couchsurfing é um grande adianto na vida de qualquer mochileiro, seja homem ou mulher. Além de economizar com estadia, se hospedar na casa de uma pessoa dá uma visão única da cidade visitada. E é uma ótima forma de fazer novos amigos e deixar a viagem mais animada.

Os perfis na comunidade permitem que a pessoa leia referências e comentários a respeito do anfitrião. No caso de um anfitrião homem, além de verificar se são comentários positivos, observe também se a pessoa costuma hospedar homens também ou somente mulheres.

Há algum tempo li o depoimento de uma menina que recebeu a oferta de couch de um anfitrião e depois recebeu uma mensagem de uma pessoa denunciando que o cara em questão só hospedava mulheres e inventava pretextos e situações para vê-las de biquíni. Pode ser que a pessoa que fez a tal denuncia fosse maluca? Pode ser que o cara só ache que mulheres são hospedes mais organizadas que homens? Tudo isso pode ser verdade, mas até descobrir de é fucinho de porco ou tomada… melhor não arriscar.

mulher viajar sozinha dicas cuidados antes viagem
Imagem: Shutterstock

5 – Evite dar detalhes sobre você ou sua viagem a estranhos

Nada melhor do que fazer novos amigos, ainda quando se está viajando sozinha. Mesmo assim, um pouco de precaução nunca fez mal a ninguém. Em outro depoimento que li num grupo só para mulheres uma menina relatou que estava no aeroporto quando foi abordada por um homem. A conversa parecia normal, daquelas típicas de quem precisa matar o tempo até a hora do embarque até que o cara começou a insistir em saber se a menina conhecia alguém na cidade e para onde ia.

Isso aconteceu no Aeroporto de Edimburgo. Ela estava vindo de Dublin e o cara mentiu que também vinha de lá e estava a turismo na Escócia. A garota desconfiou do sotaque do cara, que parecia ser mais escocês do que irlandês e saiu de perto cortando a conversa. Mais tarde amigos franceses alertaram a menina que muitos sequestros acontecem assim. Um olheiro observa mulheres sozinhas em aeroportos e rodoviárias, checam se elas estão a espera de algum parente ou conhecido e se alguém está esperando por elas.

Não é preciso virar a cara para qualquer pessoa que fale “oi”, mas evite deixar escapar que está sozinha, indo para o lugar X sem conhecer ninguém e que sua localização é totalmente desconhecida de qualquer pessoa.
Parecem parecer conselhos óbvios, mas que nunca é demais lembrar. E por mais assustadores que essas histórias e tantas outras que vez e outra lemos em fóruns, grupos e etc sejam, mulheres não deixem que isso as impeçam de realizar a viagem de seus sonhos.


Quer ver mais listas com dicas de viagem? Veja também:

7 coisas que mais irritam os mochileiros

5 sinais que você sai do Brasil, mas o Brasil não sai de você

4 ações que o Brasil poderia importar de outros países

Vai viajar? Reserve seu hotel pelo Booking!
banner-booking

Sobre o autor

Niteroiense de nascença, Botafogo de coração, Relações Públicas por formação, blogueira e viajante por paixão! Ama destinos históricos e visitar Museus em todo o mundo, mas não dispensa uma boa praia. Para ela, uma viagem não está completa sem apreciar (e bem) a culinária local e as lojas, claro.