займ онлайнкредиты онлайн
Close

Já imaginou uma piscina natural formada por pedras e água do oceano e totalmente oculta? Esse lugar existe e fica na Zona Oeste do Rio. Depois de mostrarmos a Trilha da Pedra do Pontal e da Pedra do Telégrafo, voltamos à essa região para desvendar um dos segredos mais bem guardados dos cariocas: a Praia do Secreto.

O nome não é a toa, nós mesmos só descobrimos esse refúgio após irmos ao Recreio subir a Pedra do Pontal. De lá de cima é possível ver as praias da Macumba, Prainha e parte do Secreto.

Como já adiantamos a Praia do Secreto na verdade não é uma praia. Trata-se de uma piscina natural que foi formada graças a diversas rochas. Assim forma-se uma espécie de poço onde a água fica bem rasa e sem ondas. Não há faixa de areia, somente rochas por todos os lados.

A ideia de uma piscina natural parece ser atrativa principalmente para famílias com crianças, só que não é bem assim. Não foi a toa que a Praia se manteve secreta durante tanto tempo. Para chegar até ela é preciso passar por uma trilha que por vezes pode ser perigosa.

Trilha para a Praia do Secreto

praia do secreto rio de janeiro recreio prainha macumba trilha passeio carioca

praia do secreto rio de janeiro recreio trilha mapa como chegar

Para chegar na Praia do Secreto é preciso fazer uma mini trilha que passa por uma parte de mato e depois chega-se a um paredão bem um pouco íngreme de uns 15 metros de altura. A entrada da trilha não é sinalizada e existem pelo menos dois pontos de início da trilha saindo da Av. do Estado da Guanabara. Logo após o Mirante da Prainha sentido Recreio já aparecem as trilhas. Recomento deixar o carro no Mirante e partir andando para a Praia do Secreto

O ideal é fazer essa trilha tanto ida quando a volta de pés descalços, pois é bem fácil escorregar ali. Quem nos acompanha pelo snapchat @deixadefrescura viu ao vivo que quando voltávamos da trilha a irmã do Bruno escorregou e foi deslizando alguns metros abaixo. Foi um susto e tanto e ela poderia ter saído de lá com muito mais do que arranhões.

praia do secreto rio de janeiro trilha como chegar recreio prainha macumba

Outra opção é ir da Praia da Macumba beirando a orla até chegar no Secreto. Esse caminho significa passar pela água e rochas, então não é uma boa ideia em dias que o mar estiver batendo.

O que levar?

Nada! A Praia do Secreto é um lugar para quem gosta de natureza. Para ir apreciar um pouco da tranquilidade do lugar (que já não é mais a mesma desde que o Google Maps começou a mostrar onde é a Praia), não para passar o dia. Não leve comida e se levar água, traga a garrafa de volta. Além de te poupar de levar peso desnecessário (o que é até perigoso para essa trilha) também evita resíduos de lixo no lugar. Como na maior parte dos locais acessíveis por trilha, não há coleta de lixo, então os resíduos deixados ficam durante anos na região. Não esqueça de trazer todo o seu lixo de volta!

Dicas para curtir a Praia do Secreto

praia do secreto rio de janeiro trilha piscina natural

A primeira dica para conseguir curtir a Praia do Secreto é observar a maré. Se a maré estiver baixa nas praias da Macumba ou na Prainha, então não vá ao Secreto. Com a maré baixa a piscina natural fica praticamente seca.

Não vá logo após chuvas. Essa dica é para evitar acidentes no decorrer da trilha. Como a descida pela rocha já é íngreme, pisar em um trecho molhado (por menor que seja) pode significar uma queda feia e risco de parar lá em baixo.

Vá, curta, mas não fique o dia inteiro. A Praia do Secreto é aquele refúgio de final de dia ou como o nosso caso, foi uma forma de descansar após a Trilha da Pedra do Telégrafo. O espaço da piscina natural é bem pequeno, com um pouco mais de 10 metros de comprimento por 5 m de largura. Isso significa que em finais de semana o local fica absurdamente cheio sendo difícil até conseguir descer até a água.

praia do secreto rio de janeiro recreio trilha como chegar

Fomos numa segunda-feira a tarde e já tinham aproximadamente umas 30 pessoas e já sentimos dificuldades em achar um caminho para descer até a água sem ter que esbarrar em ninguém.

Enfim, nós acreditamos que paraísos como esse devem sim ser conhecidos de todos, mas que eles precisam ser acima de tudo preservados. Então, se você é do Rio ou vêm visitar a cidade e está procurando por um programa diferente das tradicionais praias de Copacabana e Ipanema, vá visitar o Secreto e as demais praias da região que são lindíssimas. Só nunca se esqueça de não deixar nada para trás nas trilhas e nas praias! As próximas gerações agradecem.


Quer ver mais passeios e trilhas pelo Rio de Janeiro? Confira também:

Onde se hospedar no Rio de Janeiro – Dicas de bairros e hotéis

O que fazer no Rio de Janeiro – 51 boas ideias para você aproveitar a cidade

Trilha da Pedra do Pontal – Rotas Cariocas

Trilha do Pão de Açúcar – Rotas Cariocas

Trilha da Pedra da Gávea – Rotas Cariocas

Vai viajar? Reserve seu hotel pelo Booking!
banner-booking

Sobre o autor

Niteroiense de nascença, Botafogo de coração, Relações Públicas por formação, blogueira e viajante por paixão! Ama destinos históricos e visitar Museus em todo o mundo, mas não dispensa uma boa praia. Para ela, uma viagem não está completa sem apreciar (e bem) a culinária local e as lojas, claro.