займ онлайнкредиты онлайн
Close

Apesar de ser considerado o menor país do mundo, tudo no Vaticano é grandioso. Já mostramos como é a imponente Basílica de São Pedro e os segredos do tour pela necrópole, mas talvez o maior exemplo dessa ideia de “imenso”, “majestoso” de “poder” são as os Museus do Vaticano.

É comum ouvir falar no “Museu” do Vaticano, mas a verdade é que não se trata de um único prédio ou único museus e sim um conglomerado de salas e ambientes que abrigam as coleções privadas de antigos papas. Os Museus são um grande exemplo do poder que a Igreja Católica tinha em todo o mundo. Lá é possível encontrar coleções com estátuas e imagens trazidas do Antigo Egito e Grécia e até obras feitas exclusivamente para a Igreja como as pinturas da Capela Sistina.

capela sistina museus do vaticano arte pintura italia

capela sistina museus vaticano museu pio clementino grupo de laocoonde e seus filhos roma arte italia
Laocoonte e seus filhos sendo devorados pela serpente. A escultura está no Museu Pio Clementino.

Ingressos e fila

Vamos começar falando da parte prática de uma visita aos Museus do Vaticano e Capela Sistina: os ingressos e como pular a fila. Damos todas as dicas de como comprar seu ingresso antecipado, valores e vantagens no post Capela Sistina e Museus do Vaticano sem filas. Se ainda não o leu, dê um pulo lá que está tudo explicadinho.

O que visitar nos Museus do Vaticano

capela sistina museus do vaticano pintura teto galeria arte italia

Antes de sequer desembarcamos em Roma pesquisei e li vários posts sobre os Museus e muitos indicavam um roteiro para se visitar lá dentro. A verdade é que não acho que exista um roteiro fechado de como ou o que visitar lá dentro. Em um dos roteiros cheguei a ler para não perder muito tempo na área do Egito e passar direto para economizar tempo. O problema é que eu adoro o Antigo Egito e nem preciso falar que assim como no British Museum e no Louvre, mais uma vez perdi um bom tempo nessa sessão. E sem nenhum arrependimento!

capela sistina museus vaticano roma galeria chiaramonti
Galeria Chiaramonti com estátuas e relíquias do período Greco-romano.

Então a dica mais preciosa que posso dar aqui é: vá com calma e faça seu próprio roteiro ou se você for do tipo que gosta de tudo planejadinho, nesse link tem um mapa dos Museus. Eleja suas áreas prediletas, mas reserve um tempo para surpresas (serão muitas).

Uma das surpresas que nós tivemos foi com as áreas externas que existem ligando alguns ambientes a outros. Na Cortille dela Pgna está outra da mesma obra que já tínhamos visto no Trinity College em Dublin. A “esfera dentro da esfera” é uma obra do artista italiano Arnaldo Pomodoro que espalhou essas esferas ao redor do mundo. Além da de Dublin, também existe uma esfera em cada um desses lugare: Nova Iorque, Washington, Idianapolis, Ohio, São Francisco, California e Iowa (Estados Unidos); Teerã (Iran); Kanagawa (Japão) e Tel Aviv (Israel).

capela sistina museus vaticano cortille della pigna esfera dentro da esfera
Já encontramos duas esferas. Qual será a próxima?

Embora quando nós pensamos em Vaticano, lembremos mais de obras renascentistas e clássicas, também existe uma área dedicada à arte contemporânea. Eu particularmente não curto muito então passamos pouco tempo nessa galeria.

capela sistina museus vaticano pintura teto arte italia

capela sistina museus do vaticano galeria arte italia

Capela Sistina

Assim como a grande maioria dos visitantes, nossa grande expectativa estava em conhecer a Capela Sistina. Infelizmente fiquei um pouco decepcionada com a experiência.

Como se vestir para visitar a Capela Sistina

Pode parecer óbvio, mas vale sempre lembrar que, assim como a Basílica de São Pedro, a Capela Sistina é uma Igreja. E tanto uma como outra tem regras bem estritas quanto às vestimentas dos visitantes. Para homens, é preciso usar calças compridas e mulheres precisam estar de ombros cobertos e saia ou calça pelo menos na altura dos joelhos.

Do lado de fora dos Museus do Vaticanos existem muitos ambulantes vendendo echarpes por preços exorbitantes, então para evitar ser barrado na porta da Capela (para entrar nos Museus não precisa seguir essas regras) e ainda não precisar comprar uma dessas echarpes de última hora, procure levar uma jaqueta ou algo que possa cobrir caso necessite.  Fomos em julho, no alto verão europeu e muitas pessoas usavam bermudas e até shorts. Nesse dia, não vi ninguém sendo barrado, mas não custa ir prevenido.

Regras de visitação da Capela Sistina

capela sistina museus do vaticano michelangelo pintura teto arte italia
Foto de dentro da Capela Sistina. Mas não fomos nós que tiramos! Essa foto é do Shutterstock. Muito melhor do que uma foto tremida de celular, né?

Quando falei que a experiência de visitar a Capela Sistina não foi tão boa o quanto esperava foi devido à falta de educação de muitas pessoas (e sim, tinham muuuuitos brazucas por lá) com o lugar. As regras são claras: silêncio e é proibido tirar fotos.

No entanto, muitas pessoas teimam em tirar selfies com o teto de Michelangelo e a falar alto. Assim, os guardas que vigiam o lugar ficam insistentemente fazendo Ssshhhhhhh! para todos e repetindo que era proibido tirar fotos. Gente, se você quer guardar uma foto do teto da Capela Sistina, procure no Google Images e salve a imagem. Além de tudo, você terá uma foto bem melhor do que uma tirada na “mocada” com seu celular.

O teto é realmente incrível com uma riqueza impressionante de detalhes, mas vale a penas também dedicar um tempo para observar a Capela como um todo. Sentimos que muita gente entrada, se posicionava bem no centro, tirava uma foto escondida e ia embora. Uma pena…

Quanto tempo leva para visitar os Museus do Vaticano e a Capela Sistina?

capela sistina museus do vaticano galeria colecao apartamento arte italia

capela sistina museus vaticano saida escadas
Onde está Wally? Ops! Onde está a Jéssica? Não resisti e precisava de uma foto ali.

Nós optamos por dedicar um dia inteiro ao Vaticano, sendo assim optamos por chegar aos Museus no primeiro horário disponível: 9h. Eles ficam abertos até às 16h, mas a admissão é só até às 15h.

Ficamos por volta de 4 horas dentro dos Museus e da Capela, saímos por volta das 13h, almoçamos uma pizza bem rápido, pois tínhamos horário marcado para fazer o tour secreto pela necrópole. Nem é preciso falar que não visitamos todas as alas dos Museus. Para isso seria preciso ou uma visita guiada ou mais tempo lá dentro.

Mesmo assim valeu muito a pena. Fizemos tudo no nosso tempo e do nosso jeito, dedicamos mais tempo às salas que mais nos agradaram, nos perdemos várias vezes e sacrificamos um pouco do almoço, mas tudo por um motivo nobre. Afinal, uma vez em Roma, é preciso aproveitar cada segundo.


Vai vistar a Itália? Clique aqui é garanta seu desconto de 15% no desconto no seguro viagem com a Mondial Assintance.

Quer saber mais sobre a Itália e o Vaticano? Confira também:

Praça de São Pedro e Basílica no Vaticano

Vaticano – como e quando visitar o Papa

Itália! Dicas para começar a planejar sua viagem de férias 

Vai viajar para Itália? Confira as melhores opções de hotéis!
banner-booking

Sobre o autor

Niteroiense de nascença, Botafogo de coração, Relações Públicas por formação, blogueira e viajante por paixão! Ama destinos históricos e visitar Museus em todo o mundo, mas não dispensa uma boa praia. Para ela, uma viagem não está completa sem apreciar (e bem) a culinária local e as lojas, claro.