Close

Armação de Búzios, ou só Búzios (para os íntimos) é uma cidade praiana na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. No entanto, diferente de suas vizinhas, Búzios sempre foi vista como um destino de glamour muito devido à visitas ilustres como a da atriz francesa Brigitte Bardott e muitos outros.

Com belíssimas praias (são 23 no total) não foi difícil se firmar como um dos principais destinos turísticos do Rio de Janeiro, recebendo principalmente muitos turistas de países vizinhos da América do Sul. Os argentinos, por sinal, são a grande maioria dos turistas na região. Conversando com vendedores locais, descobrimos que são muitos os argentinos que se instalam em Búzios e começam a trabalhar no comércio preenchendo a necessidade do atendimento em espanhol.

E eles estão em todo lugar mesmo. Até o dono da pousada onde ficamos, a Casa Búzios, era argentino, mas gente boa.buzios

O que esperar de Búzios?

Nada de pensar em uma pacata vila de pescadores. Búzios é uma cidade movimentada com vida noturna agitada (principalmente no verão), hostels famosos direcionados para turistas de fora do Brasil e endereço de muitas marcas famosas.

Búzios, assim como Arraial do Cabo, também foi formada por uma vila de pescadores. Nas décadas de 1940 e 1950 os pescadores começaram a alugar suas casas para turistas que chegavam curiosos pelas praias. Mas foi depois de 1964 que Búzios “bombou”. A atriz Brigitte Bardott visitou a região se declarou encantada com o que viu. A cidade ganhou fama internacional e com a fama, veio a “glamourização” do destino.

Hoje Búzios já não é tão exclusiva, mas ainda é o destino mais caro da Região dos Lagos.

buzios praia brava rio de janeiro praias verão região dos lagos
Praia Brava

Como chegar?

Saindo do Rio de Janeiro de carro a melhor forma é seguindo pela Ponte Rio-Niterói, descer sentido Rio Bonito, pegar a BR 101, depois a Via Lagos (RJ-124) e depois a RJ-106. Passa-se por dentro da cidade de Cabo Frio mesmo para chegar até Búzios.

Já para quem for de ônibus, a empresa responsável pelas linhas que saem do Rio de Janeiro e São Paulo é a Viação 1001. Da rodoviária de Araruama ou de Cabo Frio também é possível pelas ônibus locais para Búzios.

Onde ficar?

buzios mapa regiao lagos praias rio de janeiro

Búzios possui 23 praias. Sendo assim, a primeira decisão a ser tomada é saber qual praia você vai querer curtir mais. Como são muitas, elas são distantes entre si. E o melhor é visitar Búzios de carro para poder curtir todas sem problemas.

A região mais procurada para se hospedar é na Praia de Geribá, onde nós ficamos. Vamos detalhar mais sobre o lugar que ficamos nos próximos posts.

A Praia de Geribá é uma praia de larga faixa de areia e fica perto também das praias da Ferradurinha. Essa região é repleta de opções de hospedagem que vão desde hotéis gigantescos até casas para aluguel.

buzios-praia-tartaruga-sol-verao-rio-de-janeiro
Praia da Tartaruga

O que fazer em Búzios?

Difícil é responder “o que não fazer em Búzios?”. O balneário possui praias ótimas para a prática do surf, sup e kitesurf como as Praia de Geribá e Caravelas. Possui também áreas mais reservadas como as Praias da Foca e do Forno.

Como tem muita coisa para falar das praias de Búzios, vamos mostrar cada uma pouco a pouco.

buzios-verao-praia-rio-de-janeiro
Nós, com as praias do Forno e Foca ao fundo.

Por do sol em Búzios

Toda cidade possui um lugar especial para assistir ao por do sol. Se no Rio de Janeiro esse ponto é no Arpoador, se em Arraial do Cabo é do alto do Pontal do Atalaia; em Búzios esse espetáculo acontece no Porto da Barra, na Praia de Manguinhos.

buzios-por-do-sol-porto-da-barra-rio-de-janeiro-regiao-lagos

Todos os dias várias pessoas se juntam nos bancos públicos e até no pier para apreciar o sol se por. E depois a dica é ficar por ali mesmo e curtir a noite nos vários bares e restaurantes que foram construídos de frente para o oceano.

Quem nos acompanha pelo snapchat @deixadefrescura viu não só o por do sol como também a orla, que fica bem movimentada a noite. Optamos por ficar e comer no Bar Anexo. O lugar possui móveis rústicos de frente para o mar.

buzios-rio-de-janeiro-porto-da-barra-bares-restaurantes-praia-de-manguinhos
Vista de dentro do bar Anexo

A movimentada Rua das Pedras

A rua das Pedras é o lugar que mais resume Búzios. Nas ruelas antigas ainda em um tipo de paralelepípedo as construções dos anos 1950 convivem harmonicamente com galerias de arte e restaurantes badalados.

É lá o principal point da cidade. Por essa razão, muitos albergues internacionais escolheram a região para sua filial.

Encontra-se de tudo na Rua das Pedras e nas ruas adjacentes: desde comida requintada até Mc Donald’s. De lojas de artesanato até grifes.

Nos optamos por comer no tradicional Chez Michou, um verdadeiro paraíso dos crepes. Além de delicioso e a um preço acessível, o lugar possui um ambiente jovem e bem agradável.

buzios-rua-das-pedras-lagos-rio-de-janeiro

Orla Bardott

Bem próximo a Rua das Pedras está a hoje chamada Orla Bardott, batizada em homenagem a atriz que também ganhou uma estátua de bronze em tamanho natural. A estátua é um dos pontos turísticos mais cobiçados de Búzios. Durante todo o dia pessoas se enfileiram para tirar uma foto ao lado de Brigitte, imortalizada de frente para o mar que a encantou tantos anos atrás.

Ao longo da orla estão clubes e boates que lotam principalmente no alto verão (após o Natal).

buzios-estatua-birgitte-bardott-orla-rio-de-janeiro-verao
Orla Bardott: Shutterstock
buzios-rio-de-janeiro-orla-bardott-noite
Orla Bardott vista do porto

Esse é só o início da nossa série sobre Búzios. Nos próximos posts vamos detalhar mais de cada praia e contar como chegar em cada uma delas.

*Imagem de capa: Orla Bardott via Shutterstock


Vai viajar? Reserve seu hotel pelo Booking!
banner-booking

Sobre o autor

Niteroiense de nascença, Botafogo de coração, Relações Públicas por formação, blogueira e viajante por paixão! Ama destinos históricos e visitar Museus em todo o mundo, mas não dispensa uma boa praia. Para ela, uma viagem não está completa sem apreciar (e bem) a culinária local e as lojas, claro.