Close

Todo mundo conhece a expressão “ir à Roma e não ver o Papa…”, mas na verdade a casa do Papa fica no Vaticano, um Estado independente que fica dentro da cidade de Roma.

O Vaticano é considerado um “mini-estado” assim como Malta, devido a sua bem pequena extensão territorial. Na prática isso quer dizer que literalmente dá para andar pelo país inteiro em horas.

A divisão entre a cidade de Roma e o Estado do Vaticano é feita por um grande muro que cerca o território “do Papa. Esse território não inclui apenas a Basílica e a Praça de São Pedro, a Capela Sistina e os Museus do Vaticano. Apesar de pequeno, o Vaticano ainda engloba ruas com comércio local totalmente focado em artigos religiosos e restaurantes.

vaticano como chegar quando visitar o papa italia roma

Mais a frente vamos falar sobre como é visitar cada um desses lugares, mas antes vamos às informações básicas de como chegar e – o principal – qual é a melhor época ou dia para visitar o Vaticano.

Como chegar de Roma até o Vaticano?

Saindo do Centro de Roma a dica é pegar o ônibus 64 na Via Nazionale ou mesmo na Piazza Venezia (outro ponto fácil de achar). Lembre-se: compre as passagens antes de embarcar no ônibus em uma banca de jornal ou café e valide os tickets na máquina quando entrar. A passagem era barata, custando € 1,50 por trajeto.

A linha 64 sai da Termini, o Terminal Rodoviário de Roma. Se você não se hospedar próximo ao centro, o ideal é ir até a Termini e, de lá pega o 64. O trajeto total é Termini – Piazza Venezia – Argentina – Vaticano.

vaticano como chegar quando visitar o papa italia roma

O ponto final é no Vaticano e nem é preciso se preocupar em perguntar qual o melhor lugar para saltar porque essa linha está sempre cheia de turistas indo ver o Papa. Para retornar é só pegar o mesmo ônibus do outro lado da rua, sentido inverso. Dica: quando comprar as passagens, já compre os tickets de ida e volta.

Quando visitar o Vaticano?

Visitar o Vaticano é uma boa seja num dia de chuva ou sol, pois a maior parte das atrações são em ambientes fechados. Assim, dá para aproveitar bastante da viagem no verão ou o inverno.

vaticano como chegar quando visitar o papa italia roma

E qual é o melhor dia para ver o Papa?

Já sobre o qual seria o melhor dia para visitar o local, vai depender das suas intenções. Para ver efetivamente o Papa, é preciso acessar a agenda papal aqui nesse site e se inscrever para tentar um convite para assistir a uma das missas. Para evitar aglomerações, há um controle de multidão nesses dias.

Se não der tempo de fazer isso, todas as quartas-feiras, às 10h o Papa dá uma benção do alto da janela para a multidão.

vaticano como chegar quando visitar o papa italia roma

E para fugir de multidão?

O Vaticano é um daqueles lugares que está sempre cheio, 365 dias por ano, 24 horas por dia. É tarefa bem difícil visitar o lugar com menos do que uns 200 asiáticos disputando espaço com você. A dica é visitar especialmente os Museus do Vaticano no primeiro horário disponível, às 9h, ou já perto de fechar, às 17h. A vantagem de chegar cedo é que você pode ficar o tempo que desejar, já se for à tarde, terá que sair quando o horário de funcionamento acabar.

vaticano como chegar quando visitar o papa italia roma
Fila para entrar na Basílica de São Pedro dando a volta na Praça

A entrada na Basílica de São Pedro é gratuita e, por isso não há ingressos “fura-fila” tal como nos Museus do Vaticano. Para tentar escapar da mega-ultra fila que chega a contornar toda a Praça de São Pedro, a dica é compra o ingresso para visitar as cúpulas da Basílica ou fazer o tour pela necrópole, um passeio por baixo da Basílica até o suposto túmulo do próprio São Pedro (que foi o que nós fizemos).

Agora que você já sabe como chegar e qual o melhor dia e horário para visitar o Vaticano, vamos contar como planejar sua visita à Basílica e aos Museus do Vaticano.

vaticano como chegar quando visitar o papa italia roma
Nós, dentro da Basílica transmitindo tudo pelo snapchat @deixadefrescura. Segue a gente lá também para não perder nada.

Vai vistar a Itália? Clique aqui é garanta seu desconto de 15% no desconto no seguro viagem com a Mondial Assintance.

Confira também sobre a Itália:

Praça de São Pedro e Basílica no Vaticano

Itália! Dicas para começar a planejar sua viagem de férias 

Coliseu de Roma – visita ao maior símbolo da Itália

Vai viajar para Itália? Confira as melhores opções de hotéis!
banner-booking

Sobre o autor

Niteroiense de nascença, Botafogo de coração, Relações Públicas por formação, blogueira e viajante por paixão! Ama destinos históricos e visitar Museus em todo o mundo, mas não dispensa uma boa praia. Para ela, uma viagem não está completa sem apreciar (e bem) a culinária local e as lojas, claro.