займ онлайнкредиты онлайн
Close

O Vaticano é uma cidade-Estado, sede da Igreja Católica. Embora em um primeiro momento pareça ser um destino religioso, mesmo quem não é católico, que pertença a outra religião ou mesmo a nenhuma, vai reconhecer a beleza da Praça de São Pedro e da Basílica que também leva o nome do santo.

A Basílica de São Pedro é o principal prédio da Igreja Católica e foi durante muitos anos o símbolo maior de seu poder. Tudo é grandioso e  foi ampliado ao longo dos anos para parecer mais e mais imponente. Também foi construída e decorada como um grande obra-de-arte em si com artistas como Michelangelo, Rafael e Bernini.

Para chegar no Vaticano saindo de Roma é bem fácil e contamos todos os detalhes nesse post, assim como os melhores dias e horários para ver o Papa. Agora vamos falar como foi visitar a Praça e a Basílica de São Pedro.

Praça de São Pedro

vaticano como quando visitar papa roma italia praca sao-pedro

A Praça de São Pedro é grandiosa e ampla. Ao centro um obelisco egípcio que foi retirado na época da dominação do Império Romano sob o Egito e mais tarde levado à Roma pelo Imperador Calígula (por sinal, Roma inteira tem obeliscos que foram retirados do Egito – ainda fico intrigada como eles conseguiam transportar aquilo tudo). Com a conversão de Roma ao catolicismo, foi colocada uma cruz no topo do obelisco para simbolizar a “vitória da fé católica”.

praca de sao pedro basilica vaticano roma europa visita viagem turismo

A Praça é cercada por altas colunas que foram projetadas para formar uma espécie de abraço e ao mesmo tempo concentrar as atenções à Basílica de São Pedro ao centro.

Antes de irmos, lemos um relato onde o blogueiro falava que teve que passar por detectores de metal para entrar no Vaticano. Quando fomos, em setembro de 2015, não tivemos que passar por nenhum detector e todos os acessos estavam livres. Também optamos por não ir num dia de benção do Papa.

praca de sao pedro basilica vaticano papa francisco viagem roma

Basílica de São Pedro

Como falamos em Vaticano- como e quando visitar o Papa, para entrar na Basílica é preciso enfrentar uma fila por vezes gigantesca. Para pular essa fila existe a opção de comprar o ingresso para visitar a cúpula ou fazer o passeio pela necrópole no subterrâneo da Basílica.

vaticano-como-quando-visitar-papa-basilica-sao-pedro-viagem-roma-italia

A Basílica de São Pedro foi construída ali por ser o local onde acredita-se que o apóstolo Pedro tenha sido enterrado. No local ficava o Circo de Nero, onde entre outros “espetáculos” aconteciam execuções. Com a conversão ao catolicismo do Imperador Constantino, esse ordenou que lá fosse construído um templo em homenagem ao apóstolo.

Com o passar dos anos e o enriquecimento da Igreja Católica o projeto inicial de Constantino foi derrubado para dar lugar ao imponente projeto que hoje vemos no Vaticano. A obra mobilizou grandes artistas e acima de tudo, muito dinheiro. Dentre as muitas polêmicas envolvendo a Igreja, a venda de indulgências (venda do perdão papal a pecadores) foi uma das formas de levantar dinheiro para a construção da Basílica e um dos motivos que provocaram o que se tornaria a Reforma Protestante; muito do mármore utilizado na Basílica também foi retirado Coliseu de forma totalmente indiscriminada.

praca de sao pedro basilica vaticano igreja catolica papa roma viagem europa

praca de sao pedro basilica vaticano igreja visita roma

Entrar na Basílica é como tomar a pílula da Alice e diminuir. Tudo parece absurdamente grande e é difícil saber para onde olhar primeiro. La Pietá de Michelangelo, que sempre vemos em livros na escola, está lá e é bastante disputada. Assim como a Monalisa no Louvre, vale a pena deixar a foto de lado e só admirá-la por alguns momentos.

praca de sao pedro basilica vaticano la pieta michelangelo virgem maria escultura roma europa

No centro da Basílica, abaixo da cúpula está o suposto túmulo de Pedro (que vimos também por baixo e por trás no passeio subterrâneo).

praca de sao pedro basilica vaticano altar igreja catolica tumulo apostolo peregrinacao roma

praca de sao pedro basilica vaticano detalhe cupula dentro igreja catolica viagem roma

Embora seja acima de tudo um templo, é difícil encontrar alguém rezando. Bancos mesmo, só existem em uma parte reservada passando o ponto da cúpula.

Não se importe com o tempo e aprecie cada minuto da visita, pois uma vez fora, não é possível mais voltar senão pela fila gigante.

Existe um audio-guia, mas como viemos do passeio do subterrâneo já saímos dentro da Basílica e nem vimos onde ele é oferecido.

praca de sao pedro basilica vaticano imagem apostolo pedro dentro igreja roma viagem europa

praca de sao pedro basilica vaticano detalhe pintura igreja catolica viagem roma europa

E se você é daqueles que gosta enviar cartões postais por onde passa, logo no lado esquerdo da Basílica (de quem ve de frente) há um correio.

É seguindo por ali também que é a entrada para o passeio subterrâneo. Quer fazer esse passeio também? Nós contamos tudo em Como é o tour secreto pela necrópole do Vaticano.


Vai vistar a Itália? Clique aqui é garanta seu desconto de 15% no desconto no seguro viagem com a Mondial Assintance.

Confira também sobre a Itália:

Vaticano – como e quando visitar o Papa

Itália! Dicas para começar a planejar sua viagem de férias 

Coliseu de Roma – visita ao maior símbolo da Itália

Vai viajar para Itália? Confira as melhores opções de hotéis!
banner-booking

Sobre o autor

Niteroiense de nascença, Botafogo de coração, Relações Públicas por formação, blogueira e viajante por paixão! Ama destinos históricos e visitar Museus em todo o mundo, mas não dispensa uma boa praia. Para ela, uma viagem não está completa sem apreciar (e bem) a culinária local e as lojas, claro.

  • Artur Ramalho de Oliveira

    Ótimo post, vim pois vi lá no snap que ele tinha saído. Fiz o passeio subterrâneo em Agosto de 2015, é incrível né? Além de facilitar muito a visita na Basílica de São Pedro. Abraços

    • Jessica Veneravel

      Valeu Artur! Que bom que curtiu. Também curtimos bastante o passeio pela necrópole e também nos poupou bastante tempo de fila rsrs. Abs!